Por Bruno Magalhães, para o TechTudo


A Microsoft, dona da marca Xbox, promete o maior show da E3 2019. As conferências da empresa são conhecidas sobretudo pelo espaço dado a companhias third party, mas a edição deste ano é particularmente especial pela compra de novos estúdios. Tudo poderá ser acompanhado ao vivo no domingo (9), às 17h00 de Brasília, em lives na Twitch TV e YouTube.

Alguns dos jogos revelados pela empresa na edição do ano passado devem aparecer novamente para receber informações mais concretas, mas a Microsoft já prometeu que há pelo menos 14 anúncios dos seus estúdios próprios previstos.

Data de lançamento e gameplay de Gears 5

Anunciado no ano passado, Gears of War 5 certamente será um dos grandes destaques da conferência da Microsoft. Estrelando Kait como protagonista, o jogo promete ser o mais emocional na série e terá um gameplay com ritmo diferenciado — uma possível razão para o nome Gears of War ter sido abandonado.

Gears of War foi uma das grandes estrelas da Microsoft na E3 2018 — Foto: Reprodução/YouTube Gears of War foi uma das grandes estrelas da Microsoft na E3 2018 — Foto: Reprodução/YouTube

Gears of War foi uma das grandes estrelas da Microsoft na E3 2018 — Foto: Reprodução/YouTube

A Microsoft certamente apresentará uma data de lançamento e revelará em definitivo como será o gameplay do jogo. Os materiais de divulgação da conferência fazem menção constante ao Gears of War 5, então é provável que haja bastante informação sobre ele.

O retorno de Battletoads

Concebido como um dos jogos mais difíceis de todos os tempos, Battletoads é uma das franquias clássicas do mundo dos games. A Microsoft revelou no ano passado que estava trabalhando no retorno dos carismáticos sapos que traumatizaram muitas infâncias. Não há momento mais propício do que este para revelar o gameplay e apresentar uma data de lançamento.

Novo Battletoads planejado para 2019 promete retorno do clássico trio no Xbox One e PC — Foto: Reprodução/Xbox Novo Battletoads planejado para 2019 promete retorno do clássico trio no Xbox One e PC — Foto: Reprodução/Xbox

Novo Battletoads planejado para 2019 promete retorno do clássico trio no Xbox One e PC — Foto: Reprodução/Xbox

Segundo as primeiras informações, o jogo terá gráficos desenhados à mão — seguindo uma tendência dos jogos independentes de hoje em dia. As motos que eram utilizadas em uma das fases mais memoráveis do título original também apareceram no primeiro teaser, sugerindo que o jogo seguirá o estilo de ação 2D.

O momento de Ori and the Will of the Wisps

Já faz tempo que a Microsoft comenta sobre Ori and the Will of the Wisps, mas os fãs nunca foram agraciados por uma data de lançamento ou por demonstrações em tempo real de jogabilidade. Como o jogo está agendado para 2019, a E3 é a oportunidade perfeita para esclarecer tudo o que precisamos saber sobre ele.

Ori and the Will of the Wisps terá uma carga emocional elevada e foco no sistema de combate — Foto: Divulgação/Microsoft Ori and the Will of the Wisps terá uma carga emocional elevada e foco no sistema de combate — Foto: Divulgação/Microsoft

Ori and the Will of the Wisps terá uma carga emocional elevada e foco no sistema de combate — Foto: Divulgação/Microsoft

O jogo promete uma carga emocional grande assim como a do primeiro título, mas terá um foco maior no sistema de combate. Como um típico "metroidvania", haverá uma série de quebra-cabeças e inimigos ameaçadores durante a jornada.

Bleeding Edge, novo jogo do estúdio de Hellblade

Já era sabido que a Ninja Theory, estúdio responsável por Hellblade e DmC Devil May Cry, estava trabalhando em um jogo novo após a aquisição por parte da Microsoft. Hoje, no entanto, um trailer de um novo jogo chamado Bleeding Edge vazou.

Hellblade: Senua's Sacrifice é uma das produções independentes mais renomadas da atualidade — Foto: Divulgação/Ninja Theory Hellblade: Senua's Sacrifice é uma das produções independentes mais renomadas da atualidade — Foto: Divulgação/Ninja Theory

Hellblade: Senua's Sacrifice é uma das produções independentes mais renomadas da atualidade — Foto: Divulgação/Ninja Theory

Segundo as primeiras informações, o game será focado no multiplayer competitivo quatro contra quatro e remete ao Overwatch. Os personagens são desenhados com um aspecto que lembra a arte do jogo da Blizzard e eles também parecem contar com habilidades únicas para conseguir vantagem durante as partidas.

O vídeo indica que será possível participar de um Alpha em 27 de junho e, devido à sua qualidade, aparenta ser verídico.

Xbox Game Pass para PC

A versão para PC do Xbox Game Pass já foi anunciada oficialmente e deve receber detalhes durante a E3 2019. O serviço de assinatura garante acesso instantâneo a uma biblioteca com mais de 100 jogos no Xbox One, incluindo exclusivos dos estúdios da Microsoft e títulos third party.

Novos jogos do Xbox Game Pass de maio de 2019 são revelados — Foto: Divulgação/Microsoft Novos jogos do Xbox Game Pass de maio de 2019 são revelados — Foto: Divulgação/Microsoft

Novos jogos do Xbox Game Pass de maio de 2019 são revelados — Foto: Divulgação/Microsoft

É esperado que uma data de lançamento precisa seja mostrada durante a conferência e que novos títulos sejam confirmados para o serviço, seguindo o ritmo de novidades que chegam ao catálogo mensalmente.

Uma nova olhada em Cyberpunk 2077?

Após quase seis anos às escondidas, Cyberpunk 2077 recebeu um trailer inédito durante a E3 do ano passado, seguido pela revelação de jogabilidade poucas semanas depois. Como isso aconteceu no palco da Microsoft, há chances de a CD Projekt Red recorrer ao evento novamente para mostrar um pouco mais sobre o game.

Cyberpunk 2077 é o projeto mais ambicioso dos criadores de The Witcher. — Foto: Divulgação/CD Projekt Red Cyberpunk 2077 é o projeto mais ambicioso dos criadores de The Witcher. — Foto: Divulgação/CD Projekt Red

Cyberpunk 2077 é o projeto mais ambicioso dos criadores de The Witcher. — Foto: Divulgação/CD Projekt Red

Muitas pessoas acreditam que o jogo, que é o projeto mais ambicioso da história da empresa polonesa, será lançado em algum momento de 2020. Seria interessante se uma data de lançamento fosse apresentada na conferência. As esperanças aumentaram em razão de um cartaz promocional nos arredores do Los Angeles Convention Center, onde acontece a feira. Resta apenas aguardar.

Holofotes sobre a Capcom

É inegável que a Capcom está vivendo uma das suas melhores temporadas com o lançamento de Resident Evil 2 e Devil May Cry 5. A empresa já declarou que o motor gráfico RE Engine está pronto para a nova geração e muitos fãs estão empolgados com o futuro do catálogo da companhia, então uma participação na conferência da Microsoft seria muito bem-vinda.

Resident Evil 2 marca melhor temporada da Capcom nos últimos anos. — Foto: Divulgação/Capcom Resident Evil 2 marca melhor temporada da Capcom nos últimos anos. — Foto: Divulgação/Capcom

Resident Evil 2 marca melhor temporada da Capcom nos últimos anos. — Foto: Divulgação/Capcom

Há rumores sobre a vinda de um remake de Resident Evil 3: Nemesis ou de um remake de Dino Crisis, clássico do PlayStation. No caso do primeiro, a empresa já alegou que tudo vai depender dos fãs e acendeu a chama da esperança.

Novos estúdios para a família Xbox e nova geração

Acredita-se que a Microsoft não deve se contentar apenas com os estúdios adquiridos que foram anúnciados na última E3. É possível que a gigante anuncie mais reforços para o seu time, principalmente em preparação à nova geração de consoles.

Microsoft pode apresentar novo console em resposta ao PS5. — Foto: Divulgação/Microsoft Microsoft pode apresentar novo console em resposta ao PS5. — Foto: Divulgação/Microsoft

Microsoft pode apresentar novo console em resposta ao PS5. — Foto: Divulgação/Microsoft

Não há menções claras sobre o anúncio de um novo Xbox, mas, como a Sony já anunciou que está trabalhando no PS5 e até já revelou suas especificações, é um momento propício para a Microsoft mostrar as suas intenções e surpreender o público.

Quer comprar jogos, consoles e PCs com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Mais do TechTudo