Celulares

Por Filipe Garrett, para o TechTudo


A Huawei divulgou imagens que mostram o smartphone dobrável Mate X conectado à rede 5G. O teste chama atenção pela velocidade alcançada: 1.000 Mb/s (Megabits por segundo, o famoso “mega”) de download, velocidade muita acima do que se vê hoje em dia. Na Coreia do Sul, país com a conexão mais veloz do mundo, a internet móvel tem média de 52,4 Mb/s.

O experimento conduzido pelo chefe da divisão de celulares também apresenta o celular com tela flexível chegando a 100 Mb/s (Megabits por segundo) de velocidade de envio de dados.

Mate X é o primeiro celular dobrável da Huawei — Foto: Divulgação/Huawei

O futuro rival do Galaxy Fold será capaz de transitar entre diferentes redes, indo do 4G ao 5G, por exemplo. De acordo com a Huawei, o novo modelo deverá ser lançado na China ainda neste mês e a marca chegou a manifestar interesse em trazer o produto para o Brasil ainda em 2019.

Embora os resultados sejam interessantes, é preciso levar em consideração que o teste foi realizado dentro de um laboratório de uma operadora de telefonia da China. Longe das condições ideais do laboratório, é possível que o Mate X – assim como qualquer outro celular 5G – tenha dificuldades de alcançar a mesma performance de rede.

As aferições de velocidade foram coletadas por meio do aplicativo Speedtest produzido pela Ookla.

Hardware 5G da Huawei garante alta velocidade de rede ao Mate X — Foto: Reprodução/MyDrivers

Redes 5G prometem velocidades de rede que podem chegar a ser 50 vezes mais rápidas do que o 4G nas estimativas mais conservadoras. A princípio, o processo de implementação dessa tecnologia no Brasil deve começar em 2020, segundo a Anatel.

O Huawei Mate X é um celular dobrável com uma tela grande de 8 polegadas e 2480 x 2200 pixels que vira um display menor, de 6,6 polegadas e 2480 x 1148 pixels, quando o aparelho é dobrado.

O telefone leva o mesmo processador Kirin 980 do Huawei P30 Pro, soma 8 GB de RAM e 512 GB de espaço para dados e conta ainda com um quarteto de câmeras com sensores de 40, 16 e 8 megapixels, além de uma quarta câmera do tipo ToF.

Huawei P30 Pro chega ao Brasil

Huawei P30 Pro chega ao Brasil

Mais do TechTudo