Redes sociais

Por Carolina Ribeiro, para o TechTudo


O Instagram anunciou, nesta segunda-feira (17), que está testando um novo recurso de segurança para facilitar a recuperação de contas invadidas por hackers. De acordo com declaração da rede social ao site de tecnologia Motherboard, o usuário que sofrer um ataque deve reportar a violação na página de login e, depois, informar o e-mail ou número de telefone vinculado à conta. Feito isso, ele retomará o acesso a perfil a partir de um código que funcionará apenas no dispositivo em que foi solicitado.

Além disso, o Instagram definiu que, ao mudar um username, ele não ficará imediatamente disponíveis para outras contas usarem. Essa medida foi tomada para evitar que nomes de usuários sejam roubados após ataques hackers modificarem o perfil invadido. Não há previsão para o lançamento da ferramenta de recuperação da conta, mas a função de bloqueio de nome de usuário já está disponível para Android e será implementada em breve para iPhone (iOS).

Nova ferramenta torna mais fácil a recuperação de conta na rede social — Foto: Carolina Oliveira/TechTudo Nova ferramenta torna mais fácil a recuperação de conta na rede social — Foto: Carolina Oliveira/TechTudo

Nova ferramenta torna mais fácil a recuperação de conta na rede social — Foto: Carolina Oliveira/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O novo recurso de recuperação de conta estará disponível por meio da opção "Precisa de mais ajuda", na página inicial de login do Instagram. Na página seguinte, o usuário deve inserir o endereço de e-mail ou número de telefone associados à conta para receber o código de seis dígitos para resgatar o perfil.

Caso o hacker também tenha acesso ao e-mail ou número de telefone da vítima, ele receberá o código, mas não poderá usá-lo para recuperar a conta, pois o número funciona apenas no aparelho do usuário.

Função de segurança fornece código para recuperar conta — Foto: Divulgação/Instagram Função de segurança fornece código para recuperar conta — Foto: Divulgação/Instagram

Função de segurança fornece código para recuperar conta — Foto: Divulgação/Instagram

Roubo de nomes de usuário

O recurso de proteção de nomes de usuário preservá-los por determinado período de tempo para impedir casos em que hackers atacam contas apenas para roubar o username. Assim, caso um invasor obtenha um perfil e mude o nome de usuário, o título antigo não ficará imediatamente disponível para outras contas usarem, e o usuário invadido poderá recuperar o nome ao reaver a conta.

Via Vice, BGR e 9to5mac

Por que não aparecem as máscaras no Instagram Stories? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.

Como usar o filtro de signo no Instagram Stories

Como usar o filtro de signo no Instagram Stories

Mais do TechTudo