Por Paulo Alves, para o TechTudo


O iOS 13 vai ajudar a poupar dinheiro com assinaturas de aplicativos que não estão mais sendo usados no iPhone. A nova função foi revelada na versão de testes mais recente liberada pela Apple para desenvolvedores. No Beta 2 do sistema, alertas surgem na tela para lembrar a data de renovação de uma assinatura ou perguntar se há interesse em manter uma mensalidade atrelada a um app que acabou de ser excluído do celular. Atualmente, o cancelamento é feito de forma manual, nas configurações do aparelho.

Vale lembrar que a novidade está em fase de testes e não há garantias de que chegará à versão final do iOS 13, prevista para setembro deste ano.

iPhone com iOS 13: Saiba tudo sobre o novo sistema operacional da Apple

iPhone com iOS 13: Saiba tudo sobre o novo sistema operacional da Apple

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

A função deve evitar que pagamentos recorrentes cadastrados no cartão de crédito continuem a ser debitados sem que o usuário perceba. Tudo indica que bastará excluir o app correspondente e selecionar a opção “Gerenciar assinaturas” para proceder com o cancelamento.

Outro recurso que também deve ajudar a economizar dinheiro no iPhone é a recarga controlada de energia. O recurso poderá entrar em ação para desacelerar o ritmo de reabastecimento da bateria e reduzir o desgaste da peça ao longo do tempo. A expectativa é que a medida ajude a aumentar a vida útil da bateria, evitando gastos com uma eventual substituição do componente.

iOS 13

O iOS 13 foi anunciado em junho, durante a WWDC 2019, e trouxe como principal novidade o Modo Escuro, que muda a tonalidade dos elementos gráficos da interface para tons próximos do preto. O objetivo é tornar a visualização do celular mais confortável durante a noite, além de economizar bateria, especialmente nos modelos de iPhone com tela OLED.

iOS 13, anunciado na WWDC 2019, vai trazer modo escuro — Foto: Reprodução/Apple iOS 13, anunciado na WWDC 2019, vai trazer modo escuro — Foto: Reprodução/Apple

iOS 13, anunciado na WWDC 2019, vai trazer modo escuro — Foto: Reprodução/Apple

O software também promete abertura mais veloz de aplicativos, bem como redução em 50% dos arquivos de instalação de novos apps. Pacotes de atualização baixados da App Store seriam "encolhidos" em 60%. Outras novidades incluem melhorias no iMessage, ajustes de iluminação aprimorados na câmera e um editor de vídeos mais poderoso.

A expectativa é que a atualização seja liberada em setembro de forma gratuita. Serão compatíveis o iPhone SE e modelos mais recentes e o iPod Touch de 7ª geração, lançado em maio. O iPhone 6 fica de fora.

iOS realmente vale a pena ou é status? Comente no Fórum do TechTudo.

Mais do TechTudo