Por Camila Iglesias, da redação


Em League of Legends (LoL), MOBA da Riot Games, o suporte tem função de ajudar o AD Carry no early game e garantir visão e assistências para todo o time no decorrer do jogo. O player que escolhe a função de suporte deve auxiliar tanto a bot lane quanto os outros membros da equipe durante as team fights. Denilson “Ceos” Oliveira é suporte da KaBuM! desde maio de 2019 e, atualmente, joga como titular na line up do time no segundo split do CBLoL. O pro player foi um dos destaques do primeiro split de 2019 enquanto jogava pela Redemption ao lado do seu parceiro de bot lane Igor “DudsTheBoy” Lima. Em conversa com o TechTudo, Ceos dá cinco dicas fundamentais para jogar de suporte. Confira, a seguir, os conselhos do jogador.

Ceos é suporte da equipe da KaBuM — Foto: Divulgação/Riot Games Ceos é suporte da equipe da KaBuM — Foto: Divulgação/Riot Games

Ceos é suporte da equipe da KaBuM — Foto: Divulgação/Riot Games

Roaming

Escolher atuar como suporte em League of Legends não significa ficar preso ao AD Carry de seu time ou à bot lane durante todo o jogo. É importante dar assistência para o atirador no early game, mas o suporte também pode ganhar vantagem sobre a equipe adversária em outras lanes, principalmente em partidas ranqueadas. “Sempre que você tiver a oportunidade de sair da lane, faça isso! Dessa forma, você será capaz de causar impacto no mapa e obter vantagem sobre o time adversário”, aconselha o player da KaBuM!.

Lane

O suporte tem como objetivo dar assistência ao atirador na bot lane para que ele cresça e suba de nível rapidamente. O AD Carry precisa farmar sem distrações, e é neste momento que seu suporte entra. A escolha do campeão para a posição de suporte pode ser decisiva, e o LoL tem opções de personagens que oferecem ferramentas tanto de engage quanto de proteção. “Você precisa se impor na lane para que seu AD Carry consiga farmar com tranquilidade. Portanto, é muito bom jogar com suportes agressivos como Thresh, Blitz, Leona, entre outros”, diz Ceos.

Blitzcrank possui um dos melhores engage do jogo ao usar seu rápido 'puxão'  — Foto: Reprodução/Lolzera Blitzcrank possui um dos melhores engage do jogo ao usar seu rápido 'puxão'  — Foto: Reprodução/Lolzera

Blitzcrank possui um dos melhores engage do jogo ao usar seu rápido 'puxão' — Foto: Reprodução/Lolzera

Wards

“Wards são muito importantes no LoL. Portanto, busque wardar bem e sempre compre dois pinks quando sair da base”, aconselha o jogador. Sentinelas de controle são necessárias para saber se adversários estão escondidos por perto. Ao usar wards em sua lane, o suporte controla a rota e está preparado para proteger seu AD Carry de ganks. Um bom suporte sempre tem sentinelas guardadas quando volta para a rota.

Quer comprar consoles, jogos e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Builds

A cada novo patch, campeões e itens sofrem mudanças. Independente se o personagem foi nerfado ou buffado, sua build pode mudar, afetando diretamente a gameplay. “Busque sempre estar atualizado com as builds do seu campeão. Sites especializados em builds ajudam muito nesse aspecto”, diz Ceos.

Ceos e seus companheiros de equipe: DudsTheBoy e Dynquedo — Foto: Reprodução/Riot Games Ceos e seus companheiros de equipe: DudsTheBoy e Dynquedo — Foto: Reprodução/Riot Games

Ceos e seus companheiros de equipe: DudsTheBoy e Dynquedo — Foto: Reprodução/Riot Games

Masterizar

“A escolha por um ou dois campeões é uma estratégia muito boa para subir de elo. Tente aprender tudo sobre esse campeão (ou campeões), como match ups, cooldowns e ordem de skills”, aconselha o player. Por mais que seja bom saber jogar com vários personagens diferentes, o jogador que quer melhorar como suporte e ter bom rendimento em partidas ranqueadas deve masterizar um ou dois personagens de sua escolha. Para isso, o player deve estudar os counters, melhores match ups e gameplay do campeão.

LoL ou DotA, qual o melhor MOBA? Comente no fórum TechTudo

Nunca jogou LoL? Saiba como mandar bem em sua primeira partida

Nunca jogou LoL? Saiba como mandar bem em sua primeira partida

Mais do TechTudo