Por Raquel Freire, para o TechTudo


Enviar fotos íntimas é mesmo um hábito comum entre brasileiros. É o que aponta a pesquisa realizada pela Kaspersky, realizada em conjunto com a empresa chilena Corpa. Segundo o estudo, 34% das pessoas já enviaram fotos do tipo a parceiros ou amigos, e 28% já se filmaram ou se fotografaram em situação íntima usando o próprio celular ou tablet.

Os dados em si não gerariam preocupação, se não fosse o fato de que 53% das pessoas não protegem seus dispositivos, de acordo com os dados levantados por outra pesquisa realizada pelo laboratório no Brasil. Além disso, somente 21% dos brasileiros adotam soluções antirroubo em seus smartphones, o que tende a deixar os nudes ainda mais expostos a ação de terceiros.

Pesquisa revela que um terço dos brasileiros já enviou fotos íntimas para parceiros ou amigos — Foto: Lucas Mendes/TechTudo Pesquisa revela que um terço dos brasileiros já enviou fotos íntimas para parceiros ou amigos — Foto: Lucas Mendes/TechTudo

Pesquisa revela que um terço dos brasileiros já enviou fotos íntimas para parceiros ou amigos — Foto: Lucas Mendes/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

A atenção com esse tipo de conteúdo deve ser redobrada porque há uma série de golpes envolvendo fotos íntimas. Uma pessoa mal-intencionada pode praticar o Catfish, por exemplo, para obter imagens comprometedoras e depois tentar extorquir o autor – truque conhecido como sextorsão.

Mas mesmo a situação de um amigo pegando o smartphone emprestado ocasionalmente pode acabar se transformando em exposição. Para se prevenir, a regra básica é definir uma senha para o dispositivo. Você também pode colocar senha em apps com informações sensíveis, como o WhatsApp ou a galeria do telefone.

Outra dica é ter um aplicativo que consiga apagar seus dados do celular remotamente em caso de perda ou roubo. O próprio Kaspersky Antivírus, disponível para Android, conta com esse recurso. As fabricantes também têm soluções nativas, como iPhone (iOS), que pode ser gerenciado pelo iCloud, e o Android - Encontre o meu dispositivo, do Google.

Como colocar digital/senha no WhatsApp no iPhone

Como colocar digital/senha no WhatsApp no iPhone

Rastreador com Seguro funciona ou é golpe? Descubra no Fórum do TechTudo.

Mais do TechTudo