Redes sociais

Por Paulo Alves, para o TechTudo


A função de colocar música nos Stories do Instagram e Facebook foi lançada oficialmente para usuários brasileiros nesta terça-feira (25). O recurso está disponível para Android e iPhone (iOS) como adesivo “Música” no seletor de stickers das redes sociais, e adiciona trilha sonora a fotos e vídeos em posts efêmeros das duas plataformas.

Lançado em junho de 2018, o recurso se mantinha, até então, restrito a outros países e a um seleto grupo de brasileiros que teve acesso antecipado à novidade. Demais usuários podiam apenas ouvir músicas adicionadas por pessoas fora do país, mas não criar seus próprios posts com elas. Agora a função ganhou recursos adicionais, como exibir letra da música para cantar em posts "estilo karaokê".

Facebook e Instagram ganham função de música no Stories — Foto: Divulgação/Facebook Facebook e Instagram ganham função de música no Stories — Foto: Divulgação/Facebook

Facebook e Instagram ganham função de música no Stories — Foto: Divulgação/Facebook

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Como colocar música nos Stories do Instagram?

Na hora de colocar música nos Stories com foto, basta fazer a imagem, clicar no ícone de Adesivo (no topo da tela), escolher o item "Música" e escolher a faixa que você quer inserir no post. Para adicionar música em vídeos, na câmera do Instagram Stories, deslize a barra inferior até chegar à opção "Música" e depois, escolha a canção. Veja o tutorial completo de como fazer post com música.

É possível escolher um trecho específico da canção para destacar na postagem e mostrar uma arte com nomes da faixa e do artista. O usuário também pode buscar na biblioteca a partir de gênero, humor ou popularidade da faixa. No Instagram, o post também pode vir acompanhado da letra da música na tela se ela estiver disponível no acervo da rede social. Você pode usar um trecho de até 15 segundos da música, que é a duração limite de um post do Stories.

Adicione o adesivo de música para incluir faixas em Stories com foto — Foto: Reprodução/Helito Bijora Adicione o adesivo de música para incluir faixas em Stories com foto — Foto: Reprodução/Helito Bijora

Adicione o adesivo de música para incluir faixas em Stories com foto — Foto: Reprodução/Helito Bijora

O procedimento é o mesmo no Facebook. A rede social também lançou hoje outras duas novas funcionalidades relacionadas a músicas:

  • Lip Sync Live, em que o usuário dubla uma canção ao vivo e pode receber comentários de amigos; e
  • Música no perfil, uma nova seção na página principal do usuário em que é possível destacar um trecho de uma faixa favorita — o clique permite ouvir um pequeno trecho na hora ou acessar o conteúdo completo em uma plataforma de streaming.

Facebook também ganha recursos de Lip Sync e música no perfil — Foto: Divulgação/Facebook Facebook também ganha recursos de Lip Sync e música no perfil — Foto: Divulgação/Facebook

Facebook também ganha recursos de Lip Sync e música no perfil — Foto: Divulgação/Facebook

Via Facebook

Se apagar foto do Instagram, apaga do Facebook também? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.

Como usar o filtro de signo no Instagram Stories

Como usar o filtro de signo no Instagram Stories

Mais do TechTudo