Por Julia Marques, para o TechTudo


A Uber é um dos aplicativos de transporte particulares mais usados do mundo – no Brasil, o serviço está presente em mais de 100 cidades. Por ser tão popular, há muitas perguntas sobre o funcionamento e história do app, como, por exemplo: "qual é o significado da palavra Uber?" e "como o Uber foi criado?". Os usuários também podem ficar curiosos sobre quanto ganha um funcionário da plataforma e sobre quais formas de pagamento estão disponíveis nas corridas.

Para ajudar a entender mais sobre as principais características da Uber, o TechTudo listou algumas perguntas e respostas que podem ser úteis na hora da viagem. Confira, nas linhas a seguir, mais detalhes sobre a história do rival da 99POP e Cabify, que está disponível para celulares Android ou iPhone (iOS).

Como pagar sua corrida no Uber com dinheiro

Como pagar sua corrida no Uber com dinheiro

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. O que significa Uber?

Über (com trema) é uma palavra de origem alemã, cujo significado é idêntico a “above” (acima, em cima ou sobre, na tradução para o português). No entanto, quando foi passada para o inglês americano, a palavra sofreu algumas alterações, se tornando uma gíria. Seu significado em inglês varia entre super, o máximo, o melhor, o top. A partir disso, é possível identificar o motivo do nome do aplicativo ser esse: a empresa pode ter escolhido o termo para valorizar o seu trabalho e por considerá-lo o melhor de todos – literalmente.

2. Qual é a história da criação do app?

O aplicativo foi fundado por Garrett Camp e Travis Kalanick em São Francisco, na Califórnia. Seu intuito era de, primeiramente, oferecer um serviço acima da qualidade em relação aos táxis convencionais, porém com carros muito mais luxuosos e preços um pouco mais altos. De início, o app foi criado com o nome de UberCab – que, ao traduzir para o português, significaria "SuperTáxi". Após uma confusão criada pelos outros taxistas, pois o software operava sem as devidas licenças, o nome foi mudado apenas para Uber. Depois disso, a plataforma se expandiu para Chicago e começou a trabalhar com carros normais, e não apenas com luxuosos. Dessa forma, a Uber se tornou um dos maiores aplicativos de transporte do mundo.

App da Uber — Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo App da Uber — Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo

App da Uber — Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo

3. O que é Uber e como funciona?

O aplicativo de transporte particular funciona da seguinte forma: basta baixar o app, que está disponível na Google Play e na App Store, e criar uma conta. Depois, o usuário deve adicionar o número do cartão de crédito, se tiver um, e já pode iniciar uma viagem com o motorista mais próximo do local de partida. Após solicitar a corrida, o app permite escolher qual tipo de carro e modalidade o cliente deseja, como Uber Juntos, UberX, Select ou Black.

Uber possui opções de UberX, UberJuntos, Select e Black — Foto: Divulgação/Uber Uber possui opções de UberX, UberJuntos, Select e Black — Foto: Divulgação/Uber

Uber possui opções de UberX, UberJuntos, Select e Black — Foto: Divulgação/Uber

4. Quanto ganha um motorista da Uber?

Os preços variam de acordo com a cidade de atuação, porém a estimativa para o pagamento é feita a partir do valor da tarifa-base, em conjunto com a estimativa de tempo e de distância do trajeto, somado ao valor variável – conforme a demanda na região, o chamado "preço dinâmico". Alterações no tempo estimado para a corrida também podem aumentar o valor – isso ocorre quando o motorista pega um trânsito muito longo, por exemplo.

O usuário pode pagar o serviço por meio de cartões de crédito ou dinheiro, além de existir a possibilidade de dividir o preço da corrida com amigos. Outra ferramenta disponível é o uso do Uber Cash, sistema pré-pago da empresa para viagens mais acessíveis.

Veja perguntas e respostas da Uber — Foto: Divulgação/Uber Veja perguntas e respostas da Uber — Foto: Divulgação/Uber

Veja perguntas e respostas da Uber — Foto: Divulgação/Uber

5. Como a Uber ganha dinheiro?

A empresa consegue arrecadar dinheiro a partir da porcentagem retirada nas corridas de seus motoristas parceiros. Por exemplo, se o colaborador trabalhar na modalidade de UberX, uma taxa de 25% será cobrada do valor total feito nas corridas. Por outro lado, se condutor escolher o serviço do UberBlack, uma taxa de 20% será cobrada. A partir dessas estratégias, juntamente com empresas filiadas e propagandas, que a Uber conseguiu estar entre as 100 marcas mais valiosas do mundo em 2018, de acordo com a Kantar Millward Brown, braço da consultoria e marketing da WPP.

Via Uber, RideGuru e WPP

Cabify vs Uber: qual o melhor no Brasil? Usuários opinam no Fórum do TechTudo

Mais do TechTudo