Por Victor de Abreu, para o TechTudo


O jogo League of Legends (LoL) está bloqueado no Irã e na Síria desde o último fim de semana. Segundo o site Dot Esports, a medida faz parte de uma série de sanções estabelecidas pelo governo dos Estados Unidos de Donald Trump aos países asiáticos. As regiões viram suas relações estremecerem depois que um drone norte-americano foi derrubado pelo Irã na última quinta-feria (20).

O TechTudo entrou em contato com a Riot Games, que se pronunciou sobre o caso. "Como uma empresa com sede nos Estados Unidos, a Riot Games deve cumprir as sanções impostas pelo governo norte-americano. Em caso de mudanças futuras, os jogadores desses países serão bem-vindos de volta ao Rift", informou a desenvolvedora.

Tensão entre os países ocasionou no bloqueio do game no Irã e também na Síria — Foto: Divulgação/Riot Games Tensão entre os países ocasionou no bloqueio do game no Irã e também na Síria — Foto: Divulgação/Riot Games

Tensão entre os países ocasionou no bloqueio do game no Irã e também na Síria — Foto: Divulgação/Riot Games

A declaração complementa a mensagem que está sendo exibida para os jogadores que tentam acessar o game nas localidades bloqueadas. Players iranianos e sírios comentaram a respeito da situação no Twitter, Reddit e no fórum oficial do League of Legends. Em alguns relatos foi compartilhada uma imagem que mostra a mensagem recebida pelo jogador ao tentar acessar o game.

Mensagem de aviso foi compartilhada pelos jogadores via Twitter — Foto: Reprodução/Twitter Mensagem de aviso foi compartilhada pelos jogadores via Twitter — Foto: Reprodução/Twitter

Mensagem de aviso foi compartilhada pelos jogadores via Twitter — Foto: Reprodução/Twitter

"Devido às leis e regulamentos dos EUA, os jogadores do seu país não podem acessar League of Legends neste momento. Tais restrições estão sujeitas a alterações por parte do governo dos EUA, se isso acontecer, e quando, aguardamos o seu regresso ao Rift", diz a mensagem em tradução direta.

Conflito político

A relação entre Estados Unidos e Irã está estremecida desde a saída dos EUA do acordo nuclear com o país asiático em 2018. A situação piorou depois que um drone americano foi derrubado na última quinta-feira (20) no território iraniano. Os asiáticos alegam que fizeram o ataque, pois o avião não tripulado estava sobrevoando o país, enquanto os norte-americanos dizem que ele sobrevoava águas internacionais.

Depois do acontecido, o governo dos EUA estabeleceu uma série de sanções ao Irã. A Síria acabou sendo envolvida devido no caso às suas relações com o Irã. O League of Legends foi bloqueado, pois, embora gratuito, conta com microtransações, que foram diretamente afetadas no bloqueio norte-americano.

Quer comprar jogos, consoles e PCs com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Mais do TechTudo