Jogos de ação

Por Carlos Palmeira, para o TechTudo


Arena of Valor (AoV) é um MOBA grátis para baixar em celulares Android e iPhone (iOS) desenvolvido pela Tencent Games. O título já acumula mais de 10 milhões de downloads e tem um cenário competitivo muito forte, que inclui até uma Copa do Mundo. Com gameplay parecida com a de League of Legends (LoL), AoV tem diversos campeões com mecânicas diferentes. Alguns deles chegam a ser famosos fora do jogo, como é o caso dos heróis da DC Comics, como Batman e Superman. O TechTudo preparou um guia explicando sobre as funções e habilidades de cada classe e ainda listou os heróis mais conhecidos.

Arena of Valor é um MOBA para celulares bastante popular na Ásia — Foto: Divulgação/Tencent Games

Gosta de jogar Arena of Valor? Compartilhe sua opinião no Fórum do TechTudo

Tanques (Tank)

O herói tanque é a “bucha de canhão” de AoV. Eles vão na linha de frente das batalhas para suportar a investida inicial da equipe adversária. Como eles suportam muito dano, pois têm boas defesas e HP, eles protegem os ADC’s (Attack Damage Carry), que são os personagens de seu time que causam mais dano. Em contrapartida, eles não são muito ágeis.

Os tanques são normalmente usados nas rotas superior ou inferior do mapa. Muitos jogadores preferem utilizar o tank na rota onde está o Dragão Abissal, um dos monstros mais fortes do game. A tática, neste caso, é absorver o dano causado pelo dragão e facilitar a vida das outras classes. Os tanques são importantes para o time e desempenham um papel muito importante para que a vitória seja alcançada. Os tanks mais famosos são Baldum, Mina, Grakk, Xeniel e Arum.

Baldum é um centauro imortal e lendário na história de Arena of Valor — Foto: Reprodução/Carlos Palmeira

Guerreiros (Warriors)

Os guerreiros são uma das funções mais equilibradas de AoV. Eles têm ataques físicos poderosos e ainda bons níveis de HP. Por causa desta segunda característica, também é comum os guerreiros aparecerem junto com os tanques nas linhas de frentes, auxiliando na proteção do ADC.

Alguns heróis guerreiros, como o Lu Bu, têm boa movimentação por causa dos chamados “gap closer”, habilidades que diminuem a distância entre um personagem e um alvo. Os guerreiros jogam, normalmente, nas rotas superior, inferior ou na selva, onde estão monstros neutros. Os guerreiros mais famosos são Omen, Superman, Mulher-Maravilha, Ryoma e Maloch.

Maloch é um demônio conhecido como "Lorde do Abismo" e controla o Grande Rio de Fogo — Foto: Reprodução/Carlos Palmeira

Assassinos (Assassins)

Heróis da classe de assassinos são extremamente ágeis e causam bastante dano quando atacam. Eles são personagens que fazem jus ao nome e, ao contrário dos tanques, avançam na formação para destruir o maior número de adversários possíveis. Os assassinos estão entre os preferidos dos competidores que gostam de jogar ofensivamente, já que seu DPS (danos por segundo) é relativamente alto.

Essa classe de heróis se dá muito bem nas rotas de selva. No local, eles podem enfrentar os monstros para farmar ouro e experiência. Os assassinos, geralmente, não entram em embates mano a mano com os heróis adversários. Os personagens da classe mais famosos são Batman, Airi, Murad, Butterfly e Kriknak.

Batman é da classe dos assassinos e usa seu arsenal de equipamentos como golpes — Foto: Reprodução/Carlos Palmeira

Magos (Mages)

Os magos são personagens com status de ataque melhores do que a defesa. É importante ficar atento aos danos que eles estão recebendo, porque no mano a mano eles podem ser derrotados facilmente. Contudo, eles são muito importantes para um time, pois têm trabalhos bem específicos que só podem ser realizados por heróis desta classe. Os magos atacam à distância, conseguem atrasar a equipe adversária e ainda podem proteger seus times contra ataques físicos.

Os magos são bastante úteis na rota do meio do mapa, a chamada “middle lane” ou somente “mid”. Eles têm uma boa capacidade de farmar sozinhos uma rota e, em compensação, não têm habilidades suficientes para destruir as torres adversárias, objetivo principal de Arena of Valor. Entre os magos mais famosos estão Gildur, Flash (DC Comics), Raz, Mganga e Ignis.

O herói Gildur, conhecido como "Rei Dourado", faz referência a deuses mitólogicos — Foto: Reprodução/Carlos Palmeira

Atiradores (Marksman)

Os atiradores são uma classe essencial para se conseguir uma vitória em Arena of Valor. Como os assassinos, eles têm um DPS alta e causam bastante dano. Além disso, eles normalmente são os ADC’s das equipes, já que carregam o jogo nos ataques físicos. Por causa dessas habilidades eles são extremamente visados pela equipe adversária, o que gera no jogador a necessidade da elaboração de uma estratégia especial para protegê-los. A fraqueza dos heróis pertencentes a essa classe é a capacidade de levar danos, que é relativamente baixa.

Atiradores jogam normalmente nas rotas superior ou inferior. Eles conseguem ter bom desempenho na matança de monstros para coletar ouro e XP. É muito importante, porém, que o jogador não exponha seu atirador a riscos desnecessários. Caso ele morra, as chances de vitória diminuem muito. Entre os atiradores preferidos do público de AoV estão Lindis, Coringa (DC Comics), Violet, Tel’ Annas e Fennik.

O Coringa está no game e uma das suas skins é a de turista, como ele aparece na história "A Piada Mortal" — Foto: Reprodução/Carlos Palmeira

Suportes (Support)

Como em outros games competitivos, os personagens suportes são pouco lembrados em AoV. Apesar disso, eles podem ser muito importantes para uma equipe, dependendo da estratégia adotada. Os heróis desta classe são excelentes em curar e prevenir que sua equipe sofra danos dos adversários. Além disso, eles têm habilidades como diminuir a defesa contra magia dos oponentes e aumentar a velocidade dos aliados. Por causa destas características, os ataques dos suportes dão poucos danos em HP nos adversários.

A classe pode se dar bem nas rotas superior ou inferior. Por causa da possibilidade de serem curandeiros, os suportes são a única salvação em caso de HP abaixo de outros heróis. A pouca atenção que eles recebem dos adversários pode ser um trunfo muito importante na conquista da vitória. Os suportes mais famosos são TeeMee, Grakk, Chaugnar, Alice e Annette.

Chaugnar, que faz referência aos Mitos de Cthulhu, é um mamute ancião que foi corrompido pela energia do caos — Foto: Reprodução/Carlos Palmeira

Arena of Valor: saiba tudo sobre o jogo

Arena of Valor: saiba tudo sobre o jogo

Quer comprar consoles, jogos e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Mais do TechTudo