Smartwatches

Por Rodrigo Roddick, para o TechTudo

Apple reativa walkie talkie do Apple Watch após corrigir brecha Apple reativa walkie talkie do Apple Watch após corrigir brecha
Thássius Veloso / TechTudo

A Apple reativou a função de Walkie Talkie do Apple Watch, relógio smart da empresa, nesta segunda-feira (22), cerca de dez dias depois de desabilitar o recurso devido a uma brecha de segurança. O problema permitia que terceiros espionassem conversas entre usuários do aparelho. Na ocasião, a Apple optou por desativar o aplicativo para que nenhum consumidor fosse afetado. A correção chega junto com a mais recente leva de atualizações de sistemas – iOS 12.4 e wacthOS 5.3.

O aplicativo do Walkie Talkie permite conversas entre dois usuários de Apple Watch por meio da tecnologia push-to-talk (aperte para falar), desde que os contatos estejam salvos na agenda. O serviço incrementa o Face Time desde o lançamento do watchOS 5. Devido à facilidade da comunicação, um invasor poderia interceptá-la e escutar os áudios por meio de um iPhone.

A fabricante afirmou que para alguém conseguir explorar a falha era necessária uma serie de condições especiais. Também disse que não registrou nenhuma tentativa de aproveitamento desta brecha contra algum usuário Apple.

Walkie Talkie conecta duas unidades de Apple Watch — Foto: Divulgação/Apple

Walkie Talkie conecta duas unidades de Apple Watch — Foto: Divulgação/Apple

Embora o Walkie Talkie tenha ficado desativado por dez dias, a fabricante havia sido notificada sobre a falha aproximadamente uma semana antes do assunto ganhar notoriedade.

Além de corrigir o problema de segurança nos Apple Watch, o iOS 12.4 traz um novo recurso de migração de iPhone, o que permite ao usuário transferir os dados de um dispositivo diretamente para o outro, como no caso da compra de um novo modelo. O serviço deve depender menos de conexões iCloud e Wi-Fi. A atualização também traz correções nos alto falantes HomePod e melhorias na navegação do Apple News Plus.

Via The Verge

Lançamento do iPhone XS e iPhone XR em Cupertino, EUA

Lançamento do iPhone XS e iPhone XR em Cupertino, EUA

Mais do TechTudo