Por Júlio Sousa, para o TechTudo


Celular sem som é uma reclamação constante entre os adeptos da telefonia móvel. Depois de algum tempo de uso, os smartphones podem apresentar falhas no sistema de áudio. Existem formas de encontrar o problema e, se for algo simples, resolver com alguns ajustes básicos feitos pelo próprio usuário, conforme você vê nas linhas a seguir.

Os procedimentos descritos são indicações de diferentes fabricantes, mas podem ser realizados na maioria dos smartphones, seja com Android ou iPhone (iOS). Se ainda assim não resolver, o melhor é consultar a assistência técnica para que o diagnóstico completo seja feito de forma precisa.

Acompanhe estas dicas para resolver o problema de som dos celulares — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes Acompanhe estas dicas para resolver o problema de som dos celulares — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Acompanhe estas dicas para resolver o problema de som dos celulares — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Ajustar o volume de multimídia

A Motorola destaca que os seus aparelhos possuem três tipos de volume: de ligações, de multimídia e de campainha, sendo que todos são independentes. Aparelhos de outras fabricantes diferentes também possuem essa configuração, portanto existe a possibilidade de que o volume de multimídia esteja silenciado. Para resolver este problema, é necessário abrir o arquivo de música ou aplicativo cujo áudio será executado, para só então aumentar o volume. Dessa forma o aparelho identifica qual é o áudio em execução no momento.

Checar se há problema no aplicativo

Aplicativos como YouTube e Spotify podem dar erro durante a transmissão de som, por isso é preciso verificar seu funcionamento. Uma alternativa é excluir e reinstalar o aplicativo, pois alguns erros são comuns e podem ser resolvidos com esta simples operação.

Caso o aplicativo seja um player de áudio ou vídeo, você pode tentar executar outro programa com a mesma funcionalidade, para averiguar se há algum problema no arquivo em questão.

Spotify [marca] — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo Spotify [marca] — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo

Spotify [marca] — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo

Desligar o Bluetooth

Caso exista algum dispositivo de som com conexão Bluetooth por perto, como caixas de som ou fones de ouvido, o seu smartphone pode estar conectado a eles e reproduzindo todo conteúdo multimídia. Para isso, é preciso desligar a função do celular, evitando assim as conexões indesejadas.

Dispositivos conectados via Bluetooth impedem a transmissão de som dos celulares por alto-falante  — Foto: Reprodução/Kickstarter Dispositivos conectados via Bluetooth impedem a transmissão de som dos celulares por alto-falante  — Foto: Reprodução/Kickstarter

Dispositivos conectados via Bluetooth impedem a transmissão de som dos celulares por alto-falante — Foto: Reprodução/Kickstarter

Verificar saída de áudio

Em alguns casos, os alto-falantes podem estar sujos ou com algum objeto atrapalhando a saída de som. Por isso, verifique estas saídas e, caso necessário, limpe-as com um pincel pequeno e macio ou outro objeto que não danifique o aparelho. Uma capinha mal posicionada também pode atrapalhar a transmissão.

Retirar do modo silencioso

Alguns aplicativos não reproduzem som quando o celular está no modo silencioso, por isso é válido ativar os sons do aparelho e verificar se, dessa forma, os áudios podem ser retomados. Em alguns casos apenas aumentar ou diminuir o volume, quando o aparelho está no modo silencioso, já resolve o problema.

Desativar opção de desligar todos os sons

Em alguns smartphones da Samsung há uma configuração de acessibilidade em que todos os sons do aparelho ficam desativados. Para desativá-la, basta entrar no menu de “Configurações”, acessar a aba “Acessibilidade” e tocar em “Audição”. A opção de desligar os sons estará nesta aba, caso esteja ativada é só clicar na botão.

A empresa destaca que a disponibilidade desta função pode variar de acordo com o sistema do dispositivo. No Galaxy J5 Prime, por exemplo, ela aparece descrita como “Silenciar todos os sons”.

Verificar a entrada de fone de ouvido

Existe a possibilidade de o celular estar com mau funcionamento na entrada dos fones de ouvido. De acordo com a LG, se este for o problema, insira e retire um fone na entrada e veja se o símbolo do fone de ouvido desaparece da tela do dispositivo. Outra opção é limpar esta entrada, já que algumas impurezas podem fazer com que o aparelho as identifique como uma conexão de fones. Para isso, utilize um pincel pequeno e macio ou outro objeto próprio para a limpeza.

A entrada dos fones de ouvido também pode influenciar na transmissão de som do aparelho — Foto: Divulgação/Pond5 A entrada dos fones de ouvido também pode influenciar na transmissão de som do aparelho — Foto: Divulgação/Pond5

A entrada dos fones de ouvido também pode influenciar na transmissão de som do aparelho — Foto: Divulgação/Pond5

Reiniciar o smartphone

Nestas horas, o bom e velho truque de desligar e religar também é válido. A opção pode resolver alguma falha ou erro momentâneo do sistema.

Lembrando que, caso nenhuma destas dicas resolva o problema, o ideal é procurar uma assistência técnica especializada no aparelho para que o defeito seja identificado e solucionado.

LG K12 Max e LG K12 Prime chegam ao Brasil: saiba os preços e ficha técnica

LG K12 Max e LG K12 Prime chegam ao Brasil: saiba os preços e ficha técnica

Mais do TechTudo