O Cloudflare, servidor que hospeda milhões de sites ao redor do mundo, ficou fora do ar nesta terça-feira (2), prejudicando páginas como Canva, Udemy e Discord, por exemplo — mais de 16 milhões aplicativos da Internet e APIs usam o sistema, de acordo com o site da empresa. Em nota divulgada no Cloudflare Status, os problemas na rede começaram às 10h52 (horário de Brasília) e estão sendo investigados. "O Cloudflare está observando problemas de desempenho de rede. Os clientes podem estar enfrentando erros 502 ao acessar sites no Cloudflare. Estamos trabalhando para mitigar o impacto para os usuários da Internet nessa região", diz o comunicado. Por volta das 11h15, a empresa incluiu uma nova mensagem em seu site, dizendo ter corrigido o problema — veja atualização no fim da matéria. Uma segunda declaração esclareceu, ainda, não se tratar de um ataque, e sim, por um erro de implementação de software.
O erro que aparece ao tentar acessar os sites é "502 Bad Gateway", que significa algo como "porta de entrada ruim", em livre tradução. Quando o usuário acessa um site, o navegador envia uma solicitação para o servidor em que a página está hospedada. Neste tipo de falha, o servidor aceita a requisição, mas não é capaz de concluí-la. Cada erro tem um número que determina sua origem.
Cloudflare fica fora do ar e usuários veem mensagem "502 Bad Gateway" — Foto: Reprodução/TechTudo
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
O site de Status do Cloudflare também informa os locais que são afetados pela instabilidade. No Brasil, o problema acontece no Rio de Janeiro. Outros países como Índia, Filipinas, Sérvia, Paquistão e Iraque também sofrem com o erro no servidor.
No Twitter, o nome da empresa alcançou o segundo lugar nos Trending Topics mundiais.
A Cloudflare é uma empresa de desempenho e segurança da Internet criada em 2009. Em maio de 2019, a companhia anunciou que presta seus serviços para "mais de 16 milhões de domínios, sites, APIs, aplicativos móveis e qualquer coisa conectada à Internet" além de 175 datacenters em mais de 75 países, com capacidade de rede para 30Tbps.
UPDATE: Às 11h15 a Cloudflare incluiu um novo status em seu site, informando ter corrigido o problema. "A Cloudflare implementou uma correção para esse problema e está monitorando os resultados no momento."
Às 11h50, a empresa informou que a falha foi global e durou cerca de meia-hora. "A grande interrupção afetou todos os serviços da Cloudflare globalmente. Nós vimos um pico enorme na CPU que fez com que sistemas primários e secundários caíssem. Fechamos o processo que estava causando o pico da CPU. Serviço restaurado ao normal dentro de 30 minutos. Agora estamos investigando a causa raiz do que aconteceu."
Comunicado no blog da Cloudflare:
"Hoje por cerca de 30 minutos, os visitantes dos sites da Cloudflare viram "erro 502" causado por um grande aumento na utilização da CPU em nossa rede. Esse pico de CPU foi causado por uma implantação de software incorreta que foi revertida. Uma vez revertido, o serviço retornou à operação normal e todos os domínios que usam o Cloudflare retornaram aos níveis normais de tráfego. Não foi um ataque (como alguns especularam) e lamentamos muito que este incidente tenha ocorrido. Equipes internas estão se reunindo enquanto escrevo realizando um post-mortem completo para entender como isso ocorreu e como evitar que aconteça novamente".
Via Cloudflare (1) e Cloudflare (2)
Não consigo executar o Discord; o que fazer? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.

WhatsApp parou de funcionar? Veja possíveis causas e soluções
*Nota de transparência: Canva e TechTudo mantêm uma parceria comercial. Ao assinar alguma ferramenta no site parceiro, o TechTudo pode ganhar uma comissão ou algum outro tipo de compensação.