Bancos digitais

Por Maria Dias, para o TechTudo


O Neon é um banco digital que oferece aos seus usuários praticidade na abertura de contas e uso de serviços como cartões de crédito digital e virtual. Seu diferencial em comparação com as operadoras de cartão tradicionais é a ausência de tarifas e mensalidades, como anuidades ou taxas de cadastro, de maneira similar ao funcionamento do Nubank. Por ser um banco totalmente digital, o Neon não possui agências físicas e todo o processo de abertura de contas na instituição é feito de forma online, por meio do aplicativo.

O cartão de crédito digital funciona nos mesmos moldes do tradicional — a diferença está no maior controle do usuário sobre suas tarifas por meio do app do banco, além do fato de todos os serviços e manutenção serem realizados de maneira digital. Para abrir sua conta, é preciso ter documentação válida e um celular Android ou iPhone (iOS). Confira as principais dúvidas relacionadas ao cartão de crédito digital Neon respondidas pelo TechTudo.

As contas digitais do Neon podem ser gerenciadas por meio de um aplicativo para celular — Foto: Divulgação/Neon

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. O que é e como funciona o cartão de crédito digital Neon?

O Neon oferece ao usuário uma conta bancária totalmente digital. Para abrir uma, é preciso ser maior de 18 anos, ter RG ou CNH atualizados, CPF válido e um celular Android ou iPhone (iOS). Com isso em mãos, o consumidor deve baixar o app e se cadastrar. O banco fará uma análise dos dados, que deve durar cerca de sete dias úteis.

Para abrir uma conta no Neon, usuário deve se cadastrar pelo app do banco — Foto: Reprodução/Maria Dias

Entre os produtos vinculados à conta digital do Neon, estão o cartão físico e o cartão virtual, que já estão disponíveis ao realizar a abertura de uma conta, sem a necessidade de aprovação de crédito. Dessa forma, a quantia de dinheiro disponível na conta poderá ser usada para compras na função débito com o cartão físico, que deve ser usado apenas em maquininhas; ou na função débito e crédito pré-pago com o cartão virtual, que pode ser acessado no app Neon e utilizado em compras, serviços e assinaturas online.

Se desejar, o usuário também poderá solicitar o cartão de crédito digital Neon, que é internacional e livre de anuidades. A partir da aprovação, a função crédito é desbloqueada no mesmo cartão físico que o usuário recebeu quando abriu a conta. O usuário ganhará ainda um segundo cartão virtual para os serviços online, e as compras dele vão para a mesma fatura da versão física.

2. Quais recursos o cartão oferece?

Entre os principais recursos oferecidos ao consumidor do cartão de crédito digital Neon estão a anuidade zero e a ausência de qualquer outro tipo de mensalidade vinculada à conta digital. Enquanto aguarda a chegada do cartão físico, o usuário pode utilizar sua versão virtual. O cartão também pode ser usado em território internacional.

Neon disponibiliza cartão físico e virtual para seus clientes — Foto: Reprodução/Maria Dias

A grande vantagem dos cartões virtuais está no fato de eles serem mais seguros para realizar compras online. Além disso, o banco não possui agências físicas, o que faz com que os usuários economizem tempo para resolver qualquer pendência relacionada aos seus cartões.

3. Como funciona a conta digital?

A conta digital se diferencia da tradicional principalmente por sua praticidade. Para abrir uma em seu nome, o usuário pode realizar o processo por meio da Internet — no caso do Neon, só é possível fazer a solicitação de uma conta digital pelo app do banco no celular.

O usuário pode resolver qualquer problema relacionado à sua conta digital no app do Neon — Foto: Reprodução/Maria Dias

Por não estarem vinculadas a uma agência física, as contas digitais também costumam trazer economia para os consumidores, pois não cobram anuidades ou tarifas de manutenção — como também é o caso do Nubank. Não há tarifas de emissão de cartões, já que as contas digitais oferecem versões virtuais do objeto, que podem ser usadas em compras e assinaturas online. A conta digital do Neon ainda oferece benefícios como a gratuidade dos primeiros saques, transferência e boleto do mês aos seus usuários.

4. Quais são as tarifas e taxas do Neon?

As tarifas cobradas pelo Neon são voltadas para transferências bancárias, saques e outros serviços — Foto: Reprodução/Maria Dias

O Neon não possui taxas de anuidade ou mensalidades vinculadas à abertura da conta, transferências para outros bancos, emissão de boleto ou a produtos como o cartão de crédito. No entanto, serviços como saques na rede Banco24Horas são cobrados a partir do segundo uso no mês. As taxas são as seguintes:

  • R$ 6,90 para o saque na rede Banco24Horas.
  • 4% + IOF para compras internacionais.

6. Como funciona o programa de fidelidade?

O Neon possui um programa de fidelidade chamado Neon+, que isenta o usuário de tarifas de acordo com seus gastos no cartão de crédito. Para ativá-lo, é preciso utilizar o cartão físico ou virtual em dez compras dentro de um período de 30 dias. Ao chegar a esse número, o usuário ganha direito a mais três saques em redes Banco24Horas durante o próximo período de 30 dias — mas só após análise feita pelo aplicativo.

O Neon+ é o programa de fidelidade que dá descontos em tarifas para o usuário — Foto: Reprodução/Maria Dias

As compras que valem para ativar o Neon+ são as seguintes: débito no cartão físico, online no cartão digital, mensalidades de streaming (como Netflix e Spotify), corridas de serviços de transporte (como Uber e 99) e pedidos de apps de comida (como iFood, Rappi e Uber Eats).

7. O Neon possui lista de espera?

Para quem deseja abrir uma conta digital no Neon, não é preciso entrar em lista de espera, como pode ocorrer em outros bancos digitais. No entanto, o banco faz uma análise cadastral que pode demorar sete dias para a abertura da conta. Na solicitação do cartão de crédito digital, o prazo aumenta para até 30 dias. O uso do serviço depende inteiramente da aprovação da análise cadastral.

8. Quais são as diferenças e semelhanças com o Nubank?

Tanto o Neon quanto o Nubank são bancos 100% digitais. Ao contrário dos bancos tradicionais, que estão migrando seus serviços para essa nova categoria, ambos já nasceram com a premissa de entregar ao usuário uma experiência de abertura de conta totalmente digital. As duas instituições também não cobram anuidades ou mensalidades dos seus usuários e em ambas é possível solicitar cartões virtuais. Tanto o Neon quanto o Nubank oferecem programas de fidelidade aos seus usuários.

A maior diferença entre os dois bancos está na facilidade para se tornar um cliente: enquanto o Nubank costuma possuir uma fila de espera, seu concorrente garante o processo ao consumidor em até sete dias. Apesar de o Neon oferecer inicialmente apenas a modalidade débito e o Nubank iniciar suas operações apenas com a função de crédito, ambas as instituições financeiras já operam com os dois tipos de serviço. A NuConta, que possibilita ao usuário do Nubank ter a função de débito em seu cartão, foi anunciada recentemente pelo banco.

Clientes da NuConta poderão sacar dinheiro e pagar com débito — Foto: Paulo Alves/TechTudo

Como colocar crédito no celular com app grátis

Como colocar crédito no celular com app grátis

Mais do TechTudo