Por Marcelo Villela, para o TechTudo


Dota Underlords é o 'Auto Chess' da Valve, disponível para download gratuito no PC (Steam) e em celulares Android e iPhone (iOS). Assim como outros títulos do gênero, Underlords é um jogo de estratégia onde players se enfrentam em um tabuleiro. Para vencer, é importante montar a composição correta e equipá-la com itens poderosos, que podem garantir efeitos extras para seus aliados ou atrapalhar as peças adversárias. Confira, a seguir, o guia sobre os itens de Dota Underlords.

Dota Underlords é Auto Chess da Valve — Foto: Divulgação/Valve Dota Underlords é Auto Chess da Valve — Foto: Divulgação/Valve

Dota Underlords é Auto Chess da Valve — Foto: Divulgação/Valve

Equipar itens é uma estratégia essencial para melhorar os atributos básicos de suas peças. No Dota Underlords há dois tipos de itens: passivos e equipáveis. Os itens passivos são aqueles que não precisam ser equipados para que seu efeito funcione, enquanto os equipáveis precisam ser colocados em algum herói.

Para equipar algum item, basta arrastá-lo até o lacaio desejado. Caso seja um item passivo, basta escolhê-lo. É possível conseguir itens ao derrotar monstros durante as batalhas PvE. Mesmo que você perca, ainda estará apto a escolher um item, mas suas opções serão escolhidas aleatoriamente. Os artefatos são divididos em cinco classes e quanto maior o nível, mais poderoso é o efeito.

Itens de Alianças não possuem uma classe específica e pertencem a uma categoria própria. Ao iniciar o jogo, esses objetos são ligados de forma aleatória a uma classe (1, 2 ou 3) e depois se misturam na coleção de itens e passam a ser distribuídos normalmente.

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Classe 1

Itens da primeira classe são os primeiros a serem encontrados na partida  — Foto: Reprodução/Marcelo Villela Itens da primeira classe são os primeiros a serem encontrados na partida  — Foto: Reprodução/Marcelo Villela

Itens da primeira classe são os primeiros a serem encontrados na partida — Foto: Reprodução/Marcelo Villela

  • Abundância: as rodadas de monstros neutros oferecem mais uma opção de item para comprar;
  • Amplificador de Vitalidade: +250 de Vida;
  • Botas Serenas: +100% de Velocidade de Movimento e +16 de Regeneração de Vida;
  • Broche do Mártir: ao sofrer dano, receba +50% de mana;
  • Capa: +15% de Resistência Mágica;
  • Claymore: +21 de Dano de Ataque;
  • Companheiros Desconhecidos: Caçadores de Demônios ganham +30/40/50% de Dano Puro por cada unidade Demônio aliada diferente;
  • Cota de Malha: +7 de Armadura;
  • Luvas de Ímpeto: +20 de Velocidade de Ataque;
  • Pedra Enferrujada: tira -3 de armadura do alvo;
  • Reator Instável: peças aliadas do tipo "Inventor" explodem ao morrer e causam 10/20/30% da sua vida máxima de dano nos inimigos em 1 casa de distância;
  • Sifão Sugador de Almas: 25/35/50% de todo o dano causado por habilidades e itens são concedidos a unidades em 1 casa de distância de Bruxos.

Classe 2

Conforme o jogo passa, os itens se tornam mais poderosos  — Foto: Reprodução/Marcelo Villela Conforme o jogo passa, os itens se tornam mais poderosos  — Foto: Reprodução/Marcelo Villela

Conforme o jogo passa, os itens se tornam mais poderosos — Foto: Reprodução/Marcelo Villela

  • Adaga de Translocação: no início da batalha, teleporta a unidade em que o item foi equipado para trás dos inimigos, indo até o mais distante deles. +50 de mana (15s de recarga);
  • Ataque Coordenado: lacaios do tipo "Troll" concedem +10/20/30 de Velocidade de Ataque a aliados em 1 casa de distância;
  • Botas Arcanas: quando a unidade portadora exceder 50% de mana, restaura 25 de mana de companheiros em 2 casas de distância. (uma vez por batalha);
  • Broche do Agressor: +100% de mana obtida de ataques;
  • Contrabandista: a qualidade dos itens oferecidos em rodadas de neutros são de 1 onda superior;
  • Contrato Vitalício: o herói portador agora participa do Pacto de Sangue, além dos seus outros tipos;
  • Cota de Lâminas: inflige 30% do dano sofrido ao atacante;
  • Dentes e Garras: ao atacarem, lacaios do tipo "Selvagens" aplicam um sangramento acumulável de 7/10/13 de dano por segundo;
  • Enrijecer Músculos: ao contar Alianças, lacaios do tipo "Humanos" são Sem Coração;
  • Essência de Octarina: tempos de recarga reduzidos em 50%;
  • Fechando o Ciclo: quando um lacaio do tipo "Druida" é abatido, aliados em 2 casas de distância são curados em 3/5/7% das suas vidas totais ao longo de 6 segundos;
  • Forjado na Batalha: lacaios do tipo "Corpulentos" começam a rodada com +25/50/75 de Vida Máxima para cada unidade inimiga que já abateram;
  • Idade da Cavalaria: demais unidades recebem +7/10/12,5% de redução de dano para Cavaleiro a 1 casa de distância;
  • Irrefreável: lacaios do tipo "Guerreiro" sobrevivem por mais 1/2/3 segundos após sofrerem dano letal;
  • Máscara da Loucura: após a última atualização, Máscara da Loucura é um item Classe 3;
  • Pedra Invocadora: ao invocar unidades aliadas, conceda +150 de vida e +45 de Velocidade de Ataque;
  • Pelo Lado Bom: ao ganhar uma batalha, receba 1 carga. Ao perder um combate, caso haja cargas, ganhe 1 de ouro e perca 1 carga;
  • Vontade Indomável: o tempo de efeitos negativos é cortado em 25/50/75% em lacaios do tipo "Humano";
  • Égide da Imortalidade: evita a próxima perda de vida e destrói a Égide. Sequências de vitórias são preservadas;
  • Cajado de Força: uma unidade inimiga é empurrada 6 casas em uma direção aleatória (10s de tempo de recarga).

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Classe 3

Utilize os itens de forma eficaz para melhorar os atributos da sua composição  — Foto: Reprodução/Marcelo Villela Utilize os itens de forma eficaz para melhorar os atributos da sua composição  — Foto: Reprodução/Marcelo Villela

Utilize os itens de forma eficaz para melhorar os atributos da sua composição — Foto: Reprodução/Marcelo Villela

  • Alvos Elusivos: lacaios do tipo "Elusivos" se tornam invisíveis durante os 2/3/4 primeiros segundos de um combate;
  • Areia de Bolso: unidades assassinas cegam os inimigos em 1 casa de distância de onde pularam por 1/2/3 segundos. (50% de chance de errar e -50% de mana ao receber dano);
  • Cajado de Força: após a última atualização, Cajado de Força é um item Classe 2;
  • Capuz da Audácia: +50% de Resistência Mágica e +10 de Regeneração de Vida;
  • Criminoso de Maior Classe: após a última atualização, Criminoso de Maior Classe é um item Classe 5;
  • Depenada do Xamã: unidades que atacarem lacaios do tipo "Xamã" tem 7/12/17% de chance de serem transformados em galinha. Ignora inimigos imunes a magia;
  • Esmagador de Crânios: +25 de Ataque e 25% de chance de atordoar alvos por 1.5s;
  • Foco do Caçador: lacaios do tipo "Caçador" causam +5/7/10% de Dano de Ataque para cada outro Caçador que esteja atacando o mesmo alvo;
  • Fonte da Criação: lacaios do tipo "Primordial" invocam Aparições ao morrer. Aparições são unidades Primordiais mais fracas e que não invocam Aparições. Os níveis das Aparições aumentam de acordo com a classe da Fonte da Criação. Vida 300/400/500 e dano 40-70/50-80/60-90;
  • Mekansm: aliados são curados em 250 de vida em até 3 casas de distância quando a unidade portadora tem menos de 50% de vida. (uma vez por batalha);
  • Olho de Skadi: após a última atualização, Olho de Skadi é um item Classe 4;
  • Pretensão Perversa: cura adversária cortada em 10/15/25% por cada lacaio do tipo "Sem Coração" único que você tiver;
  • Recurso Final: ao ficarem com menos de 10/20/30% de vida, lacaios do tipo "Mago" zeram o tempo de recarga e recuperam toda a mana;
  • Relíquia Sagrada: +60 de Dano de Ataque;
  • Retaliação: lacaios que atacarem unidades do tipo "Escamosa" sofrem 30/45/60 de dano por segundo durante 3 segundos. A cada ataque contra um lacaio do tipo "Escamoso", a duração é reiniciada;
  • Tesouro do Dragão: lacaios do tipo "Dragão" ganham 0,5/1/1,5% de Dano de Ataque para cada 1 de ouro na conta no início da batalha;
  • Vanguarda: +250 de Vida e 50% de chance de bloquear 70 de dano ao receber um ataque;
  • Vasculhar os Corpos: lacaios do tipo "Mirrado" possuem 10/20/30% de chance de gerarem 1 de ouro ao eliminarem um adversário;
  • Maelstrom: ao desferir um ataque, possui 25 % de chance de acionar relâmpagos em cadeia, que causará 100 de dano a 4 alvos;
  • Pretensão Feroz: unidades aliadas causam 1 de dano a oponentes caso percam para você (invocações estão incluídas);
  • Máscara da Loucura: silencie o herói. +20% de roubo de vida e +60% de Velocidade de Ataque.

Classe 4

Itens da quarta e quinta classe são os mais poderosos do game  — Foto: Reprodução/Marcelo Villela Itens da quarta e quinta classe são os mais poderosos do game  — Foto: Reprodução/Marcelo Villela

Itens da quarta e quinta classe são os mais poderosos do game — Foto: Reprodução/Marcelo Villela

  • Bastão Preto da Realeza: quando o primeiro adversário chegar a 100% de mana, a unidade portadora é imune a magias por 7 segundos. (uma vez por combate);
  • Cachimbo de Introspecção: +50% de resistência mágica. Quando o primeiro adversário atingir 100% de mana, um escudo que bloqueia 400 de Dano Mágico é aplicado em aliados a 1 casa de distância. (uma vez por batalha);
  • Dagon: causa 800 de dano a uma unidade inimiga aleatória que esteja com 50% ou menos de vida. (uma vez por batalha);
  • Desconto de Amigo: todas as unidades custam -1 de ouro;
  • Dédalo: +70 de Dano de Ataque e 30% de chance de causar dano crítico (200% do dano);
  • Foice de Vyse: quando a unidade portadora recebe dano, transforma o atacante em um por durante 4 segundos. (15s de recarga);
  • Fragmento Lunar: +80 de Velocidade de Ataque;
  • Fúria de Batalha: apenas corpo a corpo. Ataques corpo a corpo causam 35% do dano a unidades próximas. +70 de dano;
  • Maelstrom: após a última atualização, Maelstrom é um item Classe 3;
  • Orbe Restaurador: as recargadas são zeradas e 50 de mana é restaurada após utilizar uma habilidade (uma vez por batalha);
  • Pretensão Feroz: após a última atualização, Pretensão Feroz é um item Classe 3;
  • Resplendor: após a última atualização, Resplendor é um item Classe 5;
  • Olho de Skadi: +400 de Vida. Retarda inimigos ao atacá-los;
  • Recrutador: trocas custam 1 de ouro.

Classe 5

A classe cinco oferece itens poderosos que podem mudar o jogo de forma significativa  — Foto: Reprodução/Marcelo Villela A classe cinco oferece itens poderosos que podem mudar o jogo de forma significativa  — Foto: Reprodução/Marcelo Villela

A classe cinco oferece itens poderosos que podem mudar o jogo de forma significativa — Foto: Reprodução/Marcelo Villela

  • Coração do Tarrasque: +1000 de vida. Regenera 2% da sua vida máxima a cada 1 segundo;
  • Couraça de Combate: o lacaio portador e companheiros próximos recebem +15 de Velocidade de Ataque e +10 de Armadura. Adversários adjacentes recebem -15 de Velocidade de Ataque e -10 de Armadura;
  • Escalação Expandida: +1 ao máximo de unidades;
  • Espinho Sangrento: +70 de Dano de Ataque. Quando uma unidade inimiga exceder 75% de mana, silencie-a durante 5 segundos. Ao atacar o lacaio silenciado, os ataques não podem ser desviados e causam 140% de dano crítico. (Uma vez por batalha);
  • Medidas Desesperadas: lacaios aliados recebem +1% de Dano de Ataque e +1 de regeneração de mana ao receber/aplicar dano por cada 5 de vida perdida pelo seu Underlord;
  • Proteção de Shiva: +10 de Armadura. Uma onda congelante, que atinge adversários em até 3 casas de distância, é emitida e causa 250 de dano e reduz as velocidades de movimento e ataque durante 4 segundos (Uma vez por batalha);
  • Rapieira Divina: +330 de Dano de Ataque. Caso você perca para outro jogador no seu tabuleiro e a Rapieira Divina esteja na batalha, o adversário fica com o item;
  • Recrutador: após a última atualização, Recrutador é um item Classe 4
  • Resplendor: inimigos em até 2 casas de distância são queimados e recebem 60 de dano por segundo;
  • Criminoso de Maior Classe: a loja considera que você está um nível acima ao oferecer unidades.

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