Internet

Por Giulia Araújo, Para o TechTudo


Um eclipse lunar parcial acontece nesta terça-feira (16), entre 17h e 20h, no horário de Brasília, e terá transmissão ao vivo no YouTube pelo canal TimeandData. Parte da Lua será ocultada pela Terra, por conta de um alinhamento entre os astros. O fenômeno, que ocorrerá no hemisfério ocidental, estará visível em quase todas as partes do mundo, incluindo todas regiões do Brasil. O eclipse coincide com a celebração de outro evento astronômico: a celebração de 50 anos do lançamento da Apollo 11, aeronave responsável por levar o primeiro homem para Lua.

Eclipse Lunar parcial acontece nesta terça-feira (16) — Foto: Bruno De Blasi/TechTudo Eclipse Lunar parcial acontece nesta terça-feira (16) — Foto: Bruno De Blasi/TechTudo

Eclipse Lunar parcial acontece nesta terça-feira (16) — Foto: Bruno De Blasi/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O que é um eclipse lunar?

O eclipse lunar ocorre quando Lua fica atrás da Terra, impedindo que os raios solares atinjam a Lua completamente, provocando uma sombra parcial ou total nela. Para o eclipse ocorrer, os astros devem estar completamente alinhados ou muito próximos um dos outros. O fenômeno que estará visível totalmente no Hemisfério oriental, em continentes como Austrália, África e Europa, e parcialmente no hemisfério sul, não será visível no hemisfério norte.

Mapa aponta em quais partes do mundo o eclipse estará visível, no dia 16 de julho de 2019. — Foto: Divulgação/NASA Mapa aponta em quais partes do mundo o eclipse estará visível, no dia 16 de julho de 2019. — Foto: Divulgação/NASA

Mapa aponta em quais partes do mundo o eclipse estará visível, no dia 16 de julho de 2019. — Foto: Divulgação/NASA

No Hemisfério Sul e no Brasil, a Lua surgirá no céu já parcialmente encoberta. Ele estará visível assim que cair a noite, entre 17h e 20h e seu ápice ocorrerá às 18h30, no horário de Brasília. Os astrônomos indicam que os espectadores olhem na direção leste e explicam que por conta do ser um eclipse parcial, a lua ficará parecida com a sua fase crescente.

Curiosidades sobre o Eclipse

O eclipse ocorre com uma proximidade extremamente rara do último eclipse lunar, que ocorreu no hemisfério sul, em janeiro deste ano, juntamente com outros dois fenômenos: a Super lua e a Lua de sangue. Entretanto, a onda de eclipses acabaram e esse será o último eclipse do ano, o próximo eclipse estará visível apenas no dia 26 de maio 2021, no hemisfério norte, quando a Lua será encoberta por cerca de 18 min. Entretanto, o próximo eclipse visível no Brasil, só acontecerá em 2022.

É importante lembrar também que os eclipses lunares podem ser observados diretamente. Não é necessário usar equipamentos especiais como no caso dos eclipses solares. A única recomendação para assistir a esse fenômeno é que os espectadores encontrem um local limpo de edifícios, com uma boa visibilidade do céu.

Como assistir ao Eclipse Lunar pela Internet?

O eclipse pode ser visto online através da plataforma TimeandData, que fará transmissão ao vivo através do YouTube. As imagens serão captadas de telescópios localizados na Sibéria, na Croácia, na Austrália e no Reino Unido. Para quem está no Brasil, a live começa às 15h30, no horário de Brasília. Outros canais no YouTube também farão streaming do evento. Para encontrar os vídeos, pesquise por "eclipse lunar parcial" e clique em "Filtro". Na área "Características", selecione a opção "Ao vivo".

Quais são os melhores aplicativos para Android? Confira no Fórum do TechTudo

Como colocar vídeo do YouTube nos Stories do Instagram

Como colocar vídeo do YouTube nos Stories do Instagram

Mais do TechTudo