Celulares

Por Rodrigo Roddick, para o TechTudo

Reprodução/SamMobile

Um barco transportando 16 mergulhadores estrangeiros e quatro cidadãos filipinos virou no dia 4 de julho nas águas da cidade de Bogo, nas Filipinas. O responsável pelo salvamento destas pessoas foi um Galaxy S8. Devido à certificação IP68, que faz dele um celular resistente à água, as 20 pessoas foram transportadas à praia mais próxima em segurança. O socorro chegou apenas 30 minutos depois do chamado SOS.

O telefone pertencia a um dos passageiros, Jim Emdee. Ele relatou que somente aquele celular permaneceu operante dentro d’água, tornando-se o instrumento utilizado para pedir ajuda e informar a localização por meio do GPS.

Galaxy S8 em review: confira análise completa

Galaxy S8 em review: confira análise completa

Jim Emdee, aliviado por ter sobrevivido à experiência, agradeceu à equipe de engenheiros da Samsung pelo sistema que salvou sua vida e a de seus companheiros. “Eu realmente espero que meus agradecimentos cheguem à equipe de engenharia como honestamente isso realmente salvou a todos nós. Apenas o meu S8 foi capaz de se conectar e funcionou até chegarmos à terra. Ficou vivo por muito mais tempo do que eu pensava ser possível, e isso realmente fez a diferença”, disse ele.

O diretor da Samsung Filipinas, James Jung, respondeu com entusiasmo: “Continuaremos a trabalhar no sentido de produzir dispositivos que possam vir a ajudar os usuários quando eles se encontrarem em situações terríveis ”.

Durante evento de lançamento, Samsung destacou a certificação IP68 do Galaxy S8 — Foto: Reprodução/Samsung

A Samsung aproveitou para aconselhar os usuários a manter o GPS ligado durante viagens, principalmente se estiverem sozinhos ou em áreas remotas, e para sinalizar o mecanismo SOS também presente no aparelho. Com o recurso ativo (Configurações → Recursos avançados → Enviar mensagem SOS), o usuário consegue enviar um chamado de socorro para até quatro contatos de emergência ao pressionar três vezes o botão de ligar.

O salvamento foi possível graças ao IP68, sigla que define o nível de vedação das entradas de um telefone para atestar sua capacidade de resistência à água. Diferentemente dos dispositivos que são resistentes à respingos de água e à poeira, o IP68 significa uma proteção total ao ser submerso em até 1,5 metro de profundidade por até 30 minutos. Para receber esta classificação, o aparelho precisa passar por testes e continuar funcionando.

Detalhe da tela do Galaxy S8 — Foto: Luciana Maline/TechTudo

A Samsung divulgou a missão de salvamento poucas semanas depois de um órgão australiano de defesa do consumidor questionar o material publicitário da empresa, alegando que o telefone não é tão resistente quanto o prometido pela gigante sul-coreana.

Apesar de ter sido lançando em março de 2017 por R$ 3.999, o Galaxy S8 ainda faz parte do catálogo oficial da Samsung com preços variando devido à operadora escolhida pelo usuário. Entretanto, ele poder ser encontrado no varejo online na faixa de R$ 2.200.

Via Samsung (1/2), SamMobile e TheDroidGuy

Mais do TechTudo