Redes sociais

Por Giulia Araújo, Para o TechTudo — Rio de Janeiro


O Instagram disponibilizou dois novos recursos para combater o bullying na rede social nesta segunda-feira (8). O primeiro, Alerta de Comentário, é voltado para encorajar publicações positivas e vai identificar posts com conteúdo ofensivo e pedir que o usuário "reconsidere o comentário". O segundo, Restringir Usuários, protege as vítimas de possíveis ofensores e de comentários maldosos sem precisar denunciar e sem que o agressor fique sabendo. As ferramentas focadas no bem-estar mental dos usuários fazem parte do projeto do Instagram criar um rede segura e saudável e foram anunciadas na F8, evento anual de tecnologia do Facebook.

Qual música devo escutar no Instagram'? Veja como pedir recomendação

Qual música devo escutar no Instagram'? Veja como pedir recomendação

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

A plataforma divulgou em seu blog oficial estar repensando toda a experiência do Instagram porque tem "o compromisso de liderar o setor na luta contra o bullying online". Em uma análise sobre a profundidade do problema, a rede social declarou que "espera poder compartilhar mais atualizações em breve" e reconheceu que as medidas tomada não solucionam o problema, mas auxiliam no combate ao cyberbullying. As ferramentas devem ser implementadas para todos os usuários nas próximas semanas.

Alerta de comentário nocivo

Alerta de comentário é nova ferramenta do Instagram contra bullying online  — Foto: Reprodução/Instagram Alerta de comentário é nova ferramenta do Instagram contra bullying online  — Foto: Reprodução/Instagram

Alerta de comentário é nova ferramenta do Instagram contra bullying online — Foto: Reprodução/Instagram

A ferramenta de conscientização conta com o apoio da inteligência artificial para identificar comentário de teor ofensivo e notificar o autor do comentário, antes mesmo que ele seja publicado. O objetivo dessa proposta é fazer o usuário refletir sobre suas ações, incentivando-o a desfazer o comentário e publicar um conteúdo menos ofensivo, além de impedir que o destinatário receba notificação da publicação. A plataforma afirma que durante a versão de testes foi possível perceber que os usuários, após terem a chance de refletir, em sua maioria, desistem de publicar os comentários danosos.

Restringir usuário

Conta restrita, ferramenta contra bullying no Instagram — Foto: Reprodução/Instagram Conta restrita, ferramenta contra bullying no Instagram — Foto: Reprodução/Instagram

Conta restrita, ferramenta contra bullying no Instagram — Foto: Reprodução/Instagram

A ferramenta voltada para a proteção das vítimas foi pensada especialmente para os jovens, que relataram ficar coagidos em denunciar ou deixar de seguir os agressores. Por isso, a plataforma desenvolveu o recurso "restringir usuários", uma alternativa para aqueles que não desejam denunciar os agressores. Com a função, os comentários da pessoa restrita só estará visível para ela mesma — ou ficaria visível para outras pessoas, apenas caso a vítima aprove. Além disso, as pessoas incorporadas na lista de restrição não podem visualizar quando a pessoa que o reportou está online, nem visualizar mensagens diretas ou saber que está na lista de usuários restritos.

Como recuperar uma conta no Instagram? Veja dicas no Fórum do TechTudo.

Mais do TechTudo