Jogos de ação

Por Murilo Tunholi, da Redação

Diego Borges / TechTudo

Iron Man VR, jogo do super herói da Marvel para o PlayStation VR, chega em 2019 para o PS4, mas ainda sem data definida. O TechTudo testou a versão de testes do título durante a Game XP, que aconteceu no Rio de Janeiro dos dias 25 a 28 de julho. A demo coloca o jogador no papel de Tony Stark em uma campo de treinamento para testar a movimentação e todo o arsenal da armadura do Homem de Ferro. Confira, a seguir, as primeiras experiências com o jogo.

Voando com o VR

Como a Sony não participou da E3 2019, a versão mostrada na Game XP foi uma das primeiras demos disponíveis para o público. A gameplay durou cerca de dez minutos e mostrou as mecânicas de voo e combate do game. Os sensores de movimento do PS Move são bastante precisos e controlam tanto os propulsores quanto as armas que ficam na palma das mãos do herói. Se você já sonhou em voar com os braços para trás como o Homem de Ferro, a hora de realizar é agora.

Iron Man VR coloca o jogador na armadura do Homem de Ferro — Foto: Divulgação / Sony

A aventura se passa ao redor da mansão Stark, em Malibu. Dentre as atividades é preciso voar por dentro de círculos azuis, atirar em alvos que ficam voando pelo mapa e dar socos em painéis específicos. A demonstração termina em uma luta contra um chefe que precisa ser enfrentado com todos os comandos aprendidos anteriormente.

O jogo usa todos os recursos do headset de realidade virtual da Sony e do PS Move para captar os movimentos do corpo do jogador. A câmera do game é controlada partir da posição do corpo e da cabeça do jogador. Para voar é só pressionar os gatilhos na parte de trás dos controle e mover os braços e os pulsos para direcionar os propulsores. Já para atirar é preciso mirar com o braço, colocar a palma da mão para frente, assim como o herói, e pressionar o botão "Move". Na hora de socar, é necessário pressionar os botões "X" ou bola e movimentar o braço para frente como um soco de verdade.

Iron Man VR traz boa parte dos armamentos do personagem — Foto: Divulgação / Sony

Por mais que fosse uma versão de testes, a experiência de usar a armadura do Homem de Ferro é muito satisfatória. Os controles são muito responsivos e precisos, o que só aumenta a imersão no game. No início pode ser um pouco complicado aprender a controlar a armadura, ainda mais quando o jogo começa a exigir muitos comandos ao mesmo tempo. Porém, logo que você se acostuma, a gameplay flui sem problemas.

No entanto, por mais que a jogabilidade seja divertida, os gráficos ainda deixam a desejar. Assim como em outros jogos para o PSVR, é possível ver muito serrilhado e texturas com pouca qualidade. Vale lembrar que, por ser uma versão de testes, é possível que muita coisa mude até o lançamento.

Tela de combate do game Iron Man VR — Foto: Divulgação / Sony

Além disso é preciso se preocupar em reservar bastante espaço no ambiente para jogar, já que é preciso girar o corpo inteiro muitas vezes. Os fios e cabos do PSVR também podem atrapalhar um pouco durante a jogatina.

Mais do TechTudo