Roteadores

Por Pedro Cardoso, para o TechTudo


Os roteadores da Xiaomi são produtos que prometem levar Internet via Wi-Fi para várias partes da casa. A fabricante Chinesa oferece uma variedade de modelos, que devem atender a diferentes usuários, por preços acessíveis. No entanto, apesar da volta da companhia ao Brasil, os aparelhos não são vendidos oficialmente por aqui, o que obriga quem tiver interessado a procurar por uma importadora confiável. Pensando nisso, o TechTudo preparou uma matéria com as principais características dos roteadores da Xiaomi.

Antes de conhecer essa linha de produtos, vale ressaltar que os modelos, apesar da variedade, não trazem recursos extras que já não estejam disponíveis em outras marcas presentes no Brasil. Com uma grande oferta de produtos de outras fabricantes, como D-Link, TP-Link, Asus e outras, importar um produto da Xiaomi pode não ser a opção mais recomendada. Um roteador da marca pode mais interessante para quem está com viagem marcada para o exterior.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Xiaomi: saiba o verdadeiro significado da logo e mais 4 curiosidades

Xiaomi: saiba o verdadeiro significado da logo e mais 4 curiosidades

Variedade de modelos

O site oficial da Xiaomi Global mostra 17 modelos diferentes de roteadores e receptores WiFi, sendo que nove são do catálogo atual, para tentar atender aos diferentes perfis de clientes. O acervo da fabricante chinesa oferece, por exemplo, dispositivos para pequenas empresas, com HD interno e alta demanda de conexões, como o Xiaomi Mi WiFi Router 2. Este modelo possui 6 TB de armazenamento interno.

Xiaomi Mi WiFi Router 2 6TB, como o nome indica, tem 6 TB de HD interno — Foto: Divulgação/Xiaomi Xiaomi Mi WiFi Router 2 6TB, como o nome indica, tem 6 TB de HD interno — Foto: Divulgação/Xiaomi

Xiaomi Mi WiFi Router 2 6TB, como o nome indica, tem 6 TB de HD interno — Foto: Divulgação/Xiaomi

Por outro lado, a marca tem duas linhas de produtos para pequenas residências, que não devem sofrer com distância entre os cômodos, e não têm muita demanda de conexões. Os modelos Mi WiFi Router Nano ou Mini são menores, mais leve e estão disponíveis também na cor rosa, além dos tradicionais preto ou branco.

Mi WiFi Router está disponível até na cor rosa — Foto: Divulgação/Xiaomi Mi WiFi Router está disponível até na cor rosa — Foto: Divulgação/Xiaomi

Mi WiFi Router está disponível até na cor rosa — Foto: Divulgação/Xiaomi

Para quem precisar, a Xiaomi ainda conta com repetidores Wi-Fi portáteis em seu catálogo atual, do tamanho de um pen drive. Esses produtos trazem um design ainda mais despojado, com opções de cores mais chamativas como laranja, verde, azul, pink, além de preto ou branco.

Potência e alcance

Se a preocupação maior do consumidor for potência e alcance, o modelo que deve dar maior confiabilidade nestes quesitos é o Mi WiFi Router 3C, o único do catálogo da empresa com quatro antenas. De acordo com o site oficial, o dispositivo possui antenas omnidirecionais de alto ganho, que tendem a oferecer um sinal de Internet mais estável, ao distribuí-lo em igualdade de potência para todos os cômodos da casa.

Mi WiFi Router 3C tem quatro antenas omnidirecionais — Foto: Divulgação/Xiaomi Mi WiFi Router 3C tem quatro antenas omnidirecionais — Foto: Divulgação/Xiaomi

Mi WiFi Router 3C tem quatro antenas omnidirecionais — Foto: Divulgação/Xiaomi

Ainda segundo a descrição, o roteador é equipado com amplificador de sinal e tem alto nível de segurança, embora a fabricante não explique como isso é aplicado. O dispositivo trabalha com Wi-Fi 802.11 b / g / n IEEE, que são os principais protocolos de conexão sem fio hoje em dia, e tem frequência de 2,4 GHz, além de velocidade de até 300 Mb/s, que deve atender às necessidades de um usuário domiciliar, incluindo games online.

Instalação

De forma geral, roteadores Wi-Fi devem ser instalados por profissionais, para que o dispositivo consiga obter o melhor desempenho e propagar o sinal wireless de maneira adequada. No entanto, a Xiaomi promete que os Mi WiFi Router Nano ou Mi WiFi Router Mini possuem configurações “inteligentes”, para tentar obter o melhor sinal, sem a necessidade de o usuário fazer ajustes extras.

Mi WiFi Router Nano promete facilidade na instalação — Foto: Divulgação/Xiaomi Mi WiFi Router Nano promete facilidade na instalação — Foto: Divulgação/Xiaomi

Mi WiFi Router Nano promete facilidade na instalação — Foto: Divulgação/Xiaomi

Ambas as linhas de produtos são realmente menores e mais finas do que outros dispositivos deste tipo, cabendo até na palma da mão. Por outro lado, o roteador deve sofrer em potência por ter apenas duas antenas fixas, ou seja, sem flexibilidade para direcionar o sinal.

Área de cobertura

Com já vimos anteriormente, a Xiaomi possui modelos para todos os tipos de coberturas. Porém, se a distância entre o roteador e os dispositivos for maior do que o alcance do aparelho, é possível ampliar o sinal com o Xiaomi Mi WiFi Amplifier 2, que promete estender o Wi-Fi para uma cobertura maior do que as antenas originais do roteador.

Xiaomi Mi WiFi Amplifier 2 é construído para ampliar o sinal WiFi — Foto: Divulgação/Xiaomi Xiaomi Mi WiFi Amplifier 2 é construído para ampliar o sinal WiFi — Foto: Divulgação/Xiaomi

Xiaomi Mi WiFi Amplifier 2 é construído para ampliar o sinal WiFi — Foto: Divulgação/Xiaomi

Muitas empresas e casa grandes adotam como solução produtos com tecnologia powerline, que consegue propagar o sinal wireless pela linha de energia da casa. Neste caso, basta conectar uma das pontas do dispositivo no cabo da Internet e na tomada, enquanto o outro aparelho deve se conectar a uma tomada de um cômodo distante. Para este tipo de recurso, a fabricante tem o Mi Powerline WiFi Adapter.

Preço

Como foi dito anteriormente, os roteadores da Xiaomi não estão à venda no Brasil oficialmente, apesar do retorno da marca ao país. Portanto, é difícil estabelecer um preço para o nosso mercado e nem mesmo o site global da marca mostra os valores sugeridos.

Por outro lado, apenas a nível de comparação, é possível encontrar o Xiaomi Mi WiFI Router 4, considerado uma evolução do 3C, por US$ 96,32 em lojas dos Estados Unidos. Esse valor seria o equivalente a R$ 359,27, de acordo com a cotação atual, sem considerar os impostos.

Mi WiFI Router 4 é um dos modelos mais recentes da marca — Foto: Divulgação/Xiaomi Mi WiFI Router 4 é um dos modelos mais recentes da marca — Foto: Divulgação/Xiaomi

Mi WiFI Router 4 é um dos modelos mais recentes da marca — Foto: Divulgação/Xiaomi

É importante ficar alerta para as ofertas deste tipo de produto em sites de marketplace na Internet brasileira, visto que geralmente os produtos são vendidos sem nota fiscal. Vale a pena, nesses casos, conferir a procedência do vendedor junto à loja parceira e exigir uma nota fiscal legítima para poder ficar protegido contra futuros defeitos e possíveis trocas, além de não ter problemas fiscais.

O celular Xiaomi é bom? É confiável? Descubra no Fórum do TechTudo

Mais do TechTudo