Celulares

Por Filipe Garrett, para o TechTudo


Snapdragon 855 Plus é o nome da nova versão do processador da Qualcomm para celulares de ponta. Reforçado com novo núcleo de processamento de alta velocidade e uma unidade gráfica mais rápida, o 855 Plus poderá ser usado com modem 5G integrado e se credencia como alternativa para smartphones com pegada mais gamer, especialmente devido aos ganhos de até 15% em performance gráfica. Manufaturado em processo de 7 nanômetros, o Snapdragon 855 Plus deve aparecer nos grandes lançamentos do segundo semestre.

O novo Snapdragon promete encarar gráficos pesados e realidade virtual com mais desenvoltura — Foto: Luciana Maline/ TechTudo O novo Snapdragon promete encarar gráficos pesados e realidade virtual com mais desenvoltura — Foto: Luciana Maline/ TechTudo

O novo Snapdragon promete encarar gráficos pesados e realidade virtual com mais desenvoltura — Foto: Luciana Maline/ TechTudo

O Snapdragon 855 Plus é octa-core como o 855 normal, mas apresenta um núcleo de alta performance que chega a 2,96 GHz de velocidade máxima, frente aos 2,84 GHz do 855. De resto, o processador conta com os mesmos três núcleos intermediários de até 2,42 GHz, além dos quatro de 1,8 GHz e que são usados para tarefas menos exigentes.

O outro ganho expressivo do 855 Plus fica no componente de processamento gráfico. A GPU integrada ao novo processador é a mesma Adreno 640 do 855, mas com velocidades de 672 MHz, frente aos 585 MHz do Snapdragon 855 normal.

Na avaliação da Qualcomm, além de games, o reforço na capacidade de processamento do Plus também o habilita a virar uma alternativa consistente para dispositivos compatíveis com a realidade virtual. Esse perfil coloca o novo chip como candidato a aparecer em telefones da linha ROG da Asus, num eventual Razer Phone 3 ou Xiaomi Black Shark 3.

A capacidade de trabalho em games também deve se beneficiar com o recurso Snapdragon Elite Gaming. A tecnologia agrega uma série de ajustes que fazem com que o 855 Plus tenha maior desenvoltura na hora de encarar as rotinas típicas de games, como processamento gráfico, controle da tela e diminuição da latência e tempos de resposta.

O Snapdragon 855 Plus tem perfil parecido com o modelo anterior. A Qualcomm também promete núcleo de inteligência artificial capaz de 7 trilhões de operações por segundo. Haverá no mercado o Plus com modem 4G ou 5G, a depender da necessidade do fabricante.

O sistema em um chip (SoC) da Qualcomm também conta com o processador de imagens Spectra 380, capaz de controlar câmeras com resoluções que chegam a um total de 192 megapixels.

Mais do TechTudo