Por Isabela Cabral, para o TechTudo

Som alto no avião é o que mais incomoda passageiros Som alto no avião é o que mais incomoda passageiros
Aline Batista/TechTudo

Ouvir música, assistir vídeos ou jogar no celular com o alto-falante ligado, sem fones de ouvido é a prática mais irritante que alguém pode ter no avião, de acordo com uma pesquisa divulgada pela operadora americana AT&T. Entre as mil pessoas ouvidas nos Estados Unidos, 83% apontaram o som alto do smartphone como um hábito incômodo durante um voo. Desse grupo, 30% acreditam que o aparelho dos “infratores” deveria ser confiscado temporariamente e 21% gostariam de ver uma multa aplicada a eles.

Outras ações dos usuários com seus dispositivos eletrônicos também enfurecem muita gente. Para 64% dos passageiros, usar a tela do celular, tablet ou notebook com brilho alto enquanto as luzes estão apagadas é bastante inconveniente. Portanto, 35% acham que a prática deveria ser punida com confisco do objeto, multa ou até banimento.

Já o costume de falar ao telefone assim que o avião pousa incomoda 63% dos que foram escutados. Desses, 39% querem que haja consequências para esse tipo de comportamento.

Passageiros que consomem conteúdo no celular sem fones de ouvido devem ser penalizados?
O hábito incomoda 83% das pessoas
Fonte: AT&T
Passageiros que usam telas com brilho alto enquanto as luzes estão apagadas devem ser penalizados?
O hábito incomoda 64% das pessoas
Fonte: AT&T
Passageiros que falam no celular assim que o avião pousa devem ser penalizados?
O hábito incomoda 63% das pessoas
Fonte: AT&T

Modo avião

O estudo também investigou a conduta e as opiniões dos passageiros com relação ao tradicional pedido feito ao início de qualquer voo: desligar o celular ou colocá-lo em modo avião. Segundo a A&T, uma em cada 15 pessoas não obedece a solicitação. Cerca de 67% optam por desligar o smartphone e 27% preferem ativar o modo avião, que desabilita o sinal de telefone, a internet móvel, o Bluetooth e a Wi-Fi. Homens ignoram a instrução com quase duas vezes mais frequência que mulheres.

Função modo avião no Android — Foto: Isabela Cabral/TechTudo Função modo avião no Android — Foto: Isabela Cabral/TechTudo

Função modo avião no Android — Foto: Isabela Cabral/TechTudo

As razões por trás das escolhas variam. Mais de 80% dos que responderam a pesquisa seguem a ordem pois se preocupam com o efeito negativo que os aparelhos podem ter no transporte aéreo. Quase uma em cada três pessoas acha que celulares ligados podem causar a despressurização da cabine. A crença mais comum é que dispositivos móveis ativos podem interferir na comunicação entre o piloto e os controladores do tráfego aéreo em terra.

O senso comum, neste caso, está correto. Em depoimento à operadora americana, o piloto e escritor Brett Manders explicou que os smartphones podem sim atrapalhar as transmissões de rádio. Se apenas alguns aparelhos estiverem ligados, não há motivo para preocupação, mas se todo mundo resolvesse se rebelar ao mesmo tempo em uma aeronave, aí sim poderia haver um problema.

Motorola V3: relembre o celular de sucesso dos anos 2000

Motorola V3: relembre o celular de sucesso dos anos 2000

Mais do TechTudo