Segurança

Por Paulo Alves, para o TechTudo


Quatro antivírus para Windows empataram em primeiro lugar no levantamento mais recente do instituto de pesquisa AV-Test, que avaliou a eficácia desse tipo de software em maio e junho de 2019. F-Secure Safe, Kaspersky Internet Security, Norton Security e Windows Defender obtiveram nota máxima nos quesitos proteção, desempenho e usabilidade. É a primeira vez que a solução da Microsoft aparece no topo da lista. Além desses, outros dois programas, Comodo Internet Security Premium e Trend Micro Internet Security, alcançaram a maior pontuação possível apenas na escala que mede a efetividade na detecção de ameaças.

Windows Defender aparece pela primeira vez entre os melhores antivírus do mundo segundo AV-Test — Foto: Reprodução/Paulo Alves Windows Defender aparece pela primeira vez entre os melhores antivírus do mundo segundo AV-Test — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Windows Defender aparece pela primeira vez entre os melhores antivírus do mundo segundo AV-Test — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

A análise considera os principais fornecedores do mercado e havia sido publicada pela última vez em abril. Na ocasião, Bitdefender Internet Security e McAfee Internet Security ocuparam a liderança junto com F-Secure, Kaspersky e Norton, que repetem o pódio. Além disso, a análise de dois meses antes apontou muito mais antivírus com nota máxima de segurança: Avira Antivirus Pro, G Data Internet Security e PC Pitstop PC Matic caíram de 6 para 5,5 pontos na avaliação do mecanismo de proteção.

Os antivírus famosos produzidos por Avast Free Antivirus e AVG Internet Security obtiveram a maior pontuação apenas nos quesitos de desempenho e usabilidade. Nos testes de proteção, os softwares perderam meio ponto e, em tese, não oferecem tanta segurança quanto os que ficaram nas primeiras posições.

Os programas de segurança mais mal avaliados foram o Malwarebytes Premium e o Webroot SecureAnywhere. Eles obtiveram nota 2 na análise de proteção, indicando falhas no mecanismo que detecta vírus e que deveria impedir possíveis infecções.

Melhores antívirus para Windows

Antivírus Nota de proteção (0 a 6)
F-Secure SAFE 17 6,0
Kaspersky Internet Security 19.0 6,0
Microsoft Windows Defender 4.18 6,0
Norton Norton Security 22.17 6,0
Trend Micro Internet Security 15.0 6,0
Comodo Internet Security Premium 12 6,0
Avast Free AntiVirus 19.5 5,5
AVG Internet Security 19.5 5,5
Avira Antivirus Pro 15.0 5,5
Bitdefender Internet Security 23.0 5,5
G Data Internet Security 25.5 5,5
K7 Computing Total Security 15.1 5,5
VIPRE Security VIPRE AdvancedSecurity 11.0 5,5
McAfee Internet Security 22.3 5,0
BullGuard Internet Security 19.0 4,5
MicroWorld eScan Internet Security Suite 14.0 4,5
PC Pitstop PC Matic 3.0 4,5
AhnLab V3 Internet Security 9.0 4,0
Malwarebytes Premium 3.7.1 2,0
Webroot SecureAnywhere 9.0 2,0

Via AV-Test

Como remover vírus em um celular Android

Como remover vírus em um celular Android

Mais do TechTudo