Jogos de ação

Por Rafael Monteiro, para o TechTudo


O TurboGrafx-16 é o mais novo console retrô a entrar na moda das versões "Mini" como o Nintendo 8 Bits, Super Nintendo e Mega Drive antes dele e contará com 50 games em sua coleção. Originalmente lançado em 1987 o console da Hudson ficou conhecido por ser o primeiro videogame da geração 16 bits, capaz de reproduzir fielmente os fliperamas da época com belos gráficos e ação frenética. O TurboGrafx-16 Mini será lançado em 19 de março de 2020 e ainda não teve o preço anunciado para os Estados Unidos, mas custará por volta de US$ 100 (em torno de R$ 380 sem impostos) na Europa e Japão.

A grande surpresa na lista de jogos é que esperava-se que o TurboGrafx-16 Mini e a versão japonesa PC Engine Mini trouxessem apenas os games lançados em sua região, mas ambos incluirão todos os 50 jogos da lista. São 24 títulos em suas versões norte-americanas e 26 em suas versões originais em japonês, com algumas sobreposições. Como o TurboGrafx-16 foi mais popular no Japão isso garante que alguns de seus melhores games estejam inclusos em seu acervo e pelo foco na ação rápida como dos fliperamas há poucos entraves pelo idioma.

TurboGrafx-16 Mini trará 50 games do clássico console 16 Bits da Hudson — Foto: Reprodução/Kotaku TurboGrafx-16 Mini trará 50 games do clássico console 16 Bits da Hudson — Foto: Reprodução/Kotaku

TurboGrafx-16 Mini trará 50 games do clássico console 16 Bits da Hudson — Foto: Reprodução/Kotaku

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Algumas novas funções também foram adicionadas ao TurboGrafx-16 Mini. Jogadores terão suporte a alta resolução 720p e poderão simular o visual de TVs antigas com scanlines. Uma função de Quick Save permitirá salvar o jogo a qualquer momento e o console conta com duas portas para controles, ao invés do original que apenas possuía uma. Apesar do tamanho "Mini" os joysticks do console irão manter seu tamanho original.

O aparelho será lançado pela Konami, que comprou a fabricante original Hudson, em três versões diferentes para cada região. Nos Estados Unidos ele será lançado como o TurboGrafx-16 Mini exclusivamente nas lojas Amazon, enquanto na Europa ele sairá como PC Engine CoreGrafx Mini e no Japão apenas como PC Engine. Confira a lista completa de games.

Jogos norte-americanos

Alien Crush
Victory Run
Blazing Lazers
Neutopia
Dungeon Explorer
R-Type
Moto Roader
Power Golf
Ys book I&II
Ninja Spirit
J.J. & Jeff
Space Harrier
Military Madness
Chew-Man-Fu
Psychosis
Bonk's Revenge
Parasol Stars
Cadash
New Adventure Island
Air Zonk
Neutopia II
Soldier Blade
Lords of Thunder
Bomberman '93

Jogos japoneses

The Kung Fu
Jaseiken Necromancer
Fantasy Zone
Appare! Gateball
Nectaris
Dungeon Explorer
Neutopia
PC Genjin
Ys I-II
Super Darius
Super Star Soldier
Daimakaimura (Ghouls 'N' Ghosts)
Aldynes
Neutopia II
Gradius
Salamander
Super Momotaro Dentetsu II
Ninja Ryukenden (Ninja Gaiden)
Star Parodier
Snatcher
Gradius II - Gofer no Yabo -
Cho Aniki
Akumajo Dracula X Chi no Rondo (Castlevania: Rondo of Blood)
Bomberman '94
Bomberman Panic Bomber
Ginga Fukei Densetsu Sapphire

Você ainda joga games retrô nos consoles? Comente no Fórum do TechTudo.

Via Eurogamer

Mais do TechTudo