Por Ana Letícia Loubak, para o TechTudo


O WhatsApp ficou na liderança do ranking dos aplicativos mais baixados para Android e iPhone (iOS) no segundo trimestre de 2019. Na soma das duas lojas, o mensageiro obteve um resultado que ultrapassou a marca de 180 milhões de downloads no período. Em segundo lugar, veio o Messenger, baixado pouco mais de 160 milhões de vezes. Os aplicativos figuram nas mesmas posições que ocupavam no ranking do primeiro trimestre do ano. A lista é elaborada pela SensorTower, consultoria voltada para economia de mercado móvel, especialmente aplicativos.

O Facebook ultrapassou o editor de vídeos TikTok e ocupou a terceira posição no ranking, com mais de 160 milhões de downloads. Logo após o TikTok, veio o Instagram, em quinto lugar. Com isso, a empresa de Mark Zuckerberg conseguiu emplacar quatro — WhatsApp, Messenger, Facebook e Instagram — dos cinco apps mais baixados entre 1º de abril e 30 de junho na classificação geral.

WhatsApp, Messenger, Facebook, TikTok e Instagram foram os apps mais baixados do segundo trimestre de 2019 — Foto: Reprodução/SensorTower WhatsApp, Messenger, Facebook, TikTok e Instagram foram os apps mais baixados do segundo trimestre de 2019 — Foto: Reprodução/SensorTower

WhatsApp, Messenger, Facebook, TikTok e Instagram foram os apps mais baixados do segundo trimestre de 2019 — Foto: Reprodução/SensorTower

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Outro destaque da classificação geral foi a volta do Snapchat às primeiras posições. O aplicativo ocupou o sexto lugar da lista, logo após o Instagram. Segundo a SensorTower, esta é a melhor classificação do app desde o segundo trimestre de 2017.

Na App Store, o TikTok, que liderava a lista há cinco trimestres consecutivos, perdeu o posto de aplicativo mais baixado para o YouTube. O app do portal de vídeos atingiu a marca de 28,5 milhões de instalações. Entre os apps que mais cresceram estão o Snapchat (quarto lugar) e o PinDuoDuo (nono lugar), app de e-commerce chinês.

Na Google Play Store, o WhatsApp conquistou o primeiro lugar no ranking, com mais de 160 milhões de downloads. Além do mensageiro, integram o "top 5": Messenger, Facebook, TikTok e Instagram. De acordo com a SensorTower, usuários da Índia tiveram uma importante contribuição para alavancar os downloads dos apps mais populares.

O total de instalações no segundo semestre de 2019 chegou a 28,7 bilhões. A Google Play Store foi responsável por 21,3 bilhões desse montante, e teve um aumento de 14,9% nos downloads. Os números da App Store são mais modestos: a loja contribuiu com 7,4 bilhões de instalações, e experimentou um crescimento de 2,9% em relação ao trimestre anterior.

Confira abaixo a lista completa dos aplicativos campeões de download em 2019:

Classificação geral

App Store

Google Play Store

Qual o melhor app que você tem no seu celular? Comente no Fórum do TechTudo

Como colocar música no Instagram Stories

Como colocar música no Instagram Stories

Mais do TechTudo