Por Fernanda Lutfi, para o TechTudo


O WhatsApp não fica mais disponível para download na loja Microsoft Store a partir desta segunda-feira (1). O fim do suporte para Windows Phonehavia sido anunciado pela empresa, e este é o primeiro passo para que o mensageiro deixe de funcionar completamente em todas as versões do sistema operacional – o que ocorrerá em 31 de dezembro deste ano, inclusive para os usuários de Windows 8 Mobile.

A decisão é decorrente do encerramento do Windows Phone pela Microsoft. A última versão da plataforma a ser extinta pela fabricante foi o Windows 10 para celulares, que teve a "morte" confirmada em outubro de 2017, apenas três meses depois do fim do Windows Phone 8.1.

Após o dia 31 de dezembro, o WhatsApp deixará de funcionar em todos os aparelho da linha Windows Phone — Foto: Luciana Maline/TechTudo Após o dia 31 de dezembro, o WhatsApp deixará de funcionar em todos os aparelho da linha Windows Phone — Foto: Luciana Maline/TechTudo

Após o dia 31 de dezembro, o WhatsApp deixará de funcionar em todos os aparelho da linha Windows Phone — Foto: Luciana Maline/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Estes não são os únicos celulares que perdem o suporte ao WhatsApp. Foi decidido pela empresa que, após o dia 1º de fevereiro de 2020, o aplicativo deixará de funcionar em celulares Android 2.3.7 ou anterior, e iPhone com iOS 7 ou mais antigos. Uma decisão que afeta aparelhos como o Samsung Galaxy 3, o Galaxy Nexus, o Sony Xperia S, Nokia S40, Blackberry 10 e os iPhones 3G, 3GS e 4.

Isso significa que quem já possui o WhatsApp instalado conseguirá utilizá-lo normalmente até o final de janeiro de 2020. Porém, não será mais possível criar novas contas ou reverificar contas existentes em aparelhos com sistemas operacionais mais antigos.

Como descobrir a versão do seu sistema operacional

Para conferir se o seu celular será afetado ou não pela medida, basta verificar qual é a versão do sistema operacional. Em smartphones Android, acesse "Configurações", clique em "Sobre o Telefone" e procure a opção "Informações do software".

Aprenda a conferir a versão do seu Android — Foto: Reprodução/Fernanda Lutfi Aprenda a conferir a versão do seu Android — Foto: Reprodução/Fernanda Lutfi

Aprenda a conferir a versão do seu Android — Foto: Reprodução/Fernanda Lutfi

No iPhone, abra a opção "Geral", vá ao menu "Ajustes" e selecione a seção "Sobre" para conferir sua versão do iOS.

Via WhatsApp

Como recuperar áudio apagado do WhatsApp

Como recuperar áudio apagado do WhatsApp

Como apagar contatos do WhatsApp? Veja no Fórum do TechTudo.

Mais do TechTudo