Por Maria Dias, para o TechTudo


O Ysos e o Feeld são aplicativos voltados para pessoas ou casais que estejam procurando parceiros para sexo a três ou outras aventuras, como swing. As duas plataformas estão disponíveis para Android, mas apenas o Feeld pode ser acessado via iPhone (iOS). O objetivo destes apps é conectar usuários de todos os gêneros e orientações sexuais com outras pessoas que estejam em busca das mesmas diversões. Os dois serviços permitem a criação de um perfil com nome fictício para uma única pessoa ou para um casal, sendo possível explicitar preferências sexuais e fetiches, além de curtir o perfil de outros membros para iniciar chats privados.

Apesar de serem semelhantes, os aplicativos se diferenciam em características básicas, como a questão da privacidade dos usuários. Enquanto o Feeld exige o uso do app vinculado à conta do Facebook e funciona de modo parecido ao Tinder, o Ysos foca no anonimato do seu cliente, proibindo a captura de tela dos perfis de outros membros e se utilizando da verificação do número de celular para evitar a criação de perfis falsos. A seguir, o TechTudo listou as principais semelhanças e diferenças entre as duas plataformas.

Ysos e Feeld são boas opções para quem procura sexo a três — Foto: Raquel Freire/TechTudo Ysos e Feeld são boas opções para quem procura sexo a três — Foto: Raquel Freire/TechTudo

Ysos e Feeld são boas opções para quem procura sexo a três — Foto: Raquel Freire/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Interface dos apps

A interface do Ysos é intuitiva e leve, o que permite um rápido aprendizado do seu uso. A tela principal mostra uma lista de perfis de outros membros que também estão à procura de aventuras sexuais. Ao selecionar o perfil de uma pessoa de que tenha gostado, o usuário poderá curti-lo e, caso a ação seja correspondida, terá espaço para iniciar uma conversa em particular.

O Feeld possui uma interface um pouco mais sóbria e muito semelhante ao Tinder — mas não menos intuitiva. O app mostra um passo a passo para realizar o cadastro, além das principais regras de uso do serviço. Os perfis de outros membros são exibidos um de cada vez, sendo possível rejeitá-los ou demonstrar interesse — assim como no Ysos, caso o interesse seja recíproco, é possível começar um chat com o outro usuário. O menu principal também é simples e objetivo, levando o usuário às seções de chat, perfil pessoal, configurações e lista de membros que curtiram o seu perfil.

Ysos e Feeld possuem interfaces intuitivas  — Foto: Divulgação/Ysos Ysos e Feeld possuem interfaces intuitivas  — Foto: Divulgação/Ysos

Ysos e Feeld possuem interfaces intuitivas — Foto: Divulgação/Ysos

Como funcionam

No Ysos, o usuário deve fazer um cadastro para criar seu perfil no aplicativo. Algumas informações como número de telefone, data de nascimento e CPF são exigidas para garantir a segurança de quem usa o serviço e evitar perfis falsos. A conta pode ser criada por homens, mulheres ou casais. O usuário ainda deve declarar sua orientação sexual e indicar o tipo de pessoa com quem deseja se relacionar. Ao escolher um nome de usuário e uma foto — que não deve mostrar o rosto inteiro por questões de privacidade e segurança —, já é possível começar a usar o serviço.

A tela principal do app, com o nome “Explorar”, mostra ao usuário uma seleção de perfis de outras pessoas que também estão procurando por diversão. É possível visualizar detalhadamente os perfis, ver uma mini-biografia, idade e localização da outra pessoa ou casal, quantidade de visualizações desse perfil e desde quando ele é um membro do Ysos. Quando dois perfis combinam entre si — algo parecido com o “match” do Tinder —, um chat é aberto para que eles possam aprofundar a conversa e marcar possíveis encontros.

Ysos oferece a criação de perfil para casais; ambos os aplicativos são voltados para todas as orientações sexuais — Foto: Reprodução/Maria Dias Ysos oferece a criação de perfil para casais; ambos os aplicativos são voltados para todas as orientações sexuais — Foto: Reprodução/Maria Dias

Ysos oferece a criação de perfil para casais; ambos os aplicativos são voltados para todas as orientações sexuais — Foto: Reprodução/Maria Dias

O mesmo processo ocorre no Feeld — porém, para se cadastrar no aplicativo, é preciso vincular sua conta ao Facebook. Para quem preza pela privacidade, é possível esconder o perfil de amigos da rede social, mas a funcionalidade é exclusiva para assinantes premium do serviço. No app, só é possível criar um perfil pessoal e, posteriormente, vinculá-lo ao perfil de outra pessoa se a sua intenção for a de procurar por experiências enquanto casal.

Com um design muito parecido ao do Tinder, o Feeld possui um esquema de apresentação de um perfil por vez, mas não é preciso curtir alguém para visualizar a próxima recomendação de usuário — basta arrastar a tela para o lado para visualizar outros perfis. As combinações entre usuários também acontecem da mesma forma: as curtidas precisam ser mútuas para que dois usuários possam iniciar uma conversa. No Feeld, também é possível criar um perfil de solteiro ou de casal e explicitar sua orientação sexual, os tipos de pessoa que você está buscando e quais são os seus desejos e fetiches — para facilitar o “match” por gostos em comum.

Principais recursos

Uma das vantagens do Feeld é que não há limitações para curtidas em outros perfis e o usuário pode filtrar a visualização de pessoas por faixa etária e que estejam distantes da sua localização. O Ysos concede apenas cinco curtidas dentro de um período de 24 horas. No filtro do aplicativo, é possível limitar a visualização de perfis pelo modo “radar”, para mostrar pessoas próximas, e por acessos recentes.

Enquanto o Ysos está disponível apenas para Android, o Feeld pode ser baixado tanto no sistema operacional do Google quanto em iPhone (iOS). Ambos os aplicativos permitem ao usuário indicar os tipos de fetiche ou desejos que lhe geram interesse, para que fique mais fácil combinar afinidades entre os membros. Os apps também oferecem planos de assinatura de seus serviços, que proporcionam mais recursos aos usuários. O Ysos Gold, por exemplo, amplia as vantagens com curtidas ilimitadas, acesso à lista de quem visitou o seu perfil e maiores chances de chamar atenção. Já o Plano Majestic do Feeld oferece a opção de ficar invisível para amigos do Facebook que também estejam no app, além de uma maior proteção para a galeria de fotos e do “Tema Aurora”, que se assemelha às características do Modo Escuro para uso da plataforma.

O usuário pode escolher suas preferências sexuais para limitar suas buscas nos apps Ysos e Feeld — Foto: Reprodução/Maria Dias O usuário pode escolher suas preferências sexuais para limitar suas buscas nos apps Ysos e Feeld — Foto: Reprodução/Maria Dias

O usuário pode escolher suas preferências sexuais para limitar suas buscas nos apps Ysos e Feeld — Foto: Reprodução/Maria Dias

Segurança e privacidade

Visando à segurança e à privacidade, não é possível capturar as telas principais do Ysos por meio de "Screenshot", já que perfis e fotos de outros usuários são exibidos nelas. Além disso, o aplicativo faz uma verificação do número de celular da pessoa para evitar perfis falsos e também não permite a publicação de imagens que contenham o rosto de usuários, como uma forma de proteger suas identidades.

O Feeld permite postar as fotos que desejar, sem fazer censura para a identificação facial de seus membros. O app também não impõe o bloqueio de “Screenshot”, o que pode deixar as pessoas mais vulneráveis a exposições fora do aplicativo. No site do Feeld, a companhia avisa que não vende os dados de seus usuários para terceiros.

O Ysos preza pela privacidade do usuário e proíbe fotos de rosto; prática é liberada no Feeld — Foto: Reprodução/Maria Dias O Ysos preza pela privacidade do usuário e proíbe fotos de rosto; prática é liberada no Feeld — Foto: Reprodução/Maria Dias

O Ysos preza pela privacidade do usuário e proíbe fotos de rosto; prática é liberada no Feeld — Foto: Reprodução/Maria Dias

Nos dois apps, o usuário só se relaciona com outros perfis pelos quais demonstrou interesse, o que evita possíveis assédios, importunações e contatos indesejados. É possível desativar as contas vinculadas aos serviços a qualquer momento.

Qual é o melhor aplicativo de paquera? Opine no Fórum do TechTudo

O que é e como funciona o Tinder

O que é e como funciona o Tinder

Mais do TechTudo