Por Felipe Vinha, para o TechTudo


Age of Empires 2 Definitive Edition é uma nova versão do clássico de estratégia em tempo real, que chegará em breve para os computadores, trazendo uma edição renovada do antigo game, com algumas novidades pelo caminho. Co-produzido pelo Xbox Game Studios e os desenvolvedores Fogotten Empires, Age of Empires 2 Definitive Edition promete ser um presente nostálgico pra qualquer fã e uma nova forma de apresentar o clássico a novatos. Confira o que esperar, a seguir:

Plataformas

Age of Empires 2 Definitive Edition chegará apenas para PC, apesar de ser produzido por um estúdio da Microsoft. Porém, ele não será exclusivo da loja online da empresa, Microsoft Store, mas também já é vendido pelo Steam, da Valve.

Age of Empires 2 Definitive Edition chega ainda este ano, mas sem data — Foto: Divulgação/Microsoft

Ainda não há confirmação de que Age of Empires 2 Definitive Edition chegará à Epic Game Store, GOG, ou qualquer outra loja online de jogos digitais. Por ora, apenas Steam e Microsoft foram realmente confirmadas.

Requisitos

Age of Empires 2 Definitive Edition requer, no mínimo, um computador com Windows 10, processador Intel Core 2 Duo de 5600 ou mais, memória RAM de 4GB, além de 30GB de espaço em disco. Ele será compatível com placas de vídeo Nvidia Geforce GT 420, ATI. Radeon HD 6850 ou Intel HD Graphics 3000, no mínimo.

Age of Empires 2 Definitive Edition tem requisitos leves — Foto: Divulgação/Microsoft

Porém, para ter um desempenho adequado e superior, a Microsoft recomenda que o processador seja de 2.4 Ghz i5, além de memória de 8GB de RAM. As placas de vídeo podem ser Nvidia GTX 650 ou AMD HD 5850.

Conteúdo

Age of Empires 2 Definitive Edition custará apenas US$ 20, o que equivale a pouco menos de R$ 100. Porém, o preço inclui tudo que já foi lançado para o jogo no passado, em sua versão original. Isso, claro, contando com expansões que saíram após seu lançamento.

Conteúdo de Age of Empires 2 Definitive Edition será vasto — Foto: Divulgação/Microsoft

Assim, a Microsoft promete que os jogadores terão pouco mais de 200 horas de conteúdo, pelo menos, se explorarem apenas as histórias e modos de desafio – sem contar ainda com multiplayer e outros elementos adicionais. A expansão The Last Khans, inédita, trará ainda quatro novas civilizações e três mapas.

Gráficos

Os gráficos de Age of Empires 2 Definitive Edition prometem ser de alto nível, em widescreen, tudo por conta do suporte à tecnologias mais avançadas e modernas que o jogo deve acompanhar, voltadas para computadores mais potentes da atualidade.

Age of Empires 2 Definitive Edition terá gráficos caprichados — Foto: Divulgação/Microsoft

Já foi confirmado que Age of Empires 2 Definitive Edition terá suporte a gráficos 4K, os chamados "Ultra HD", atualmente o maior nível de resolução usado para videogames. Toda a trilha sonora acompanha a qualidade remasterizada.

Controles

Se há um elemento que mudará pouco em Age of Empires 2 Definitive Edition, este elemento está em seus controles. O jogo deve reter boa parte do que foi visto na versão clássica, afinal, sua jogabilidade não muda muito.

Age of Empires 2 Definitive Edition não deve ter mudanças nos controles — Foto: Divulgação/Microsoft

Isto é: basicamente ele será controlado pela combinação de mouse e teclado, sem suporte a controles tradicionais – nem mesmo o Steam Controller, para o caso da plataforma da Valve.

Diferenças

Vale avisar que este Age of Empires 2 Definitive Edition não é a mesma coisa que o Age of Empires 2 HD, que foi lançado em 2013. Não se trata apenas de um jogo "remasterizado", mas sim refeito. As telas não estão em baixa resolução, apenas com gráficos melhores, elas foram construídas do zero.

Age of Empires 2 Definitive Edition não é relançamento sem conteúdo — Foto: Divulgação/Microsoft

Isso, além da expansão inédita, faz de Age of Empires 2 Definitive Edition uma experiência totalmente nova, mesmo para aqueles que já cansaram de jogar o original ou este relançamento de 2013.

Mais do TechTudo