Por Thomas Schulze, para o TechTudo


Borderlands 3 é o novo jogo da aclamada e polêmica franquia FPS desenvolvida pela Gearbox e publicada pela 2K. Com lançamento marcado para 13 de setembro de 2019 no PC, PlayStation 4 e Xbox One, o título promete expandir todos os conceitos de gameplay dos capítulos anteriores, com ainda mais loot e variedade de armas, chegando aos milhares de itens para curtir em multiplayer cooperativo para até quatro jogadores simultâneos. Conheça as 10 principais novidades de Borderlands 3 a seguir:

Rostos novos e familiares

Borderlands 3 é situado no futuro da série, um bom tempo após a morte de Handsome Jack e da queda da Hyperion. Nesse universo, os vilões Troy e Tyreen Calýso, irmãos gêmeos, formam um culto de seguidores chamado Children of the Vault a fim de saquear as Vaults que existem além do planeta Pandora. Cabe ao Caça-Arcas comandado pelo jogador impedir os planos da dupla.

Borderlands 3: jogo terá novos vilões, mas também o retorno de amigos conhecidos como Claptrap — Foto: Divulgação / 2K Borderlands 3: jogo terá novos vilões, mas também o retorno de amigos conhecidos como Claptrap — Foto: Divulgação / 2K

Borderlands 3: jogo terá novos vilões, mas também o retorno de amigos conhecidos como Claptrap — Foto: Divulgação / 2K

Logo no começo do jogo, Lilith, uma das personagens jogáveis do primeiro Borderlands, o recruta para partir em uma nova série de missões e aventuras por planetas como Eden-6 e Promethea. Mas ela não será o único rosto conhecido do game, já que a Gearbox confirmou aparições do mascote Claptrap, Marcus, Sir Hammerlock, e até de personagens vistos no adventures Tales from the Borderlands, desenvolvido pela Telltale Games

Muita violência e polêmica

Borderlands 3 também é conhecido por não poupar violência gráfica em seus títulos. No jogo, é possível desmembrar seus inimigos e até mesmo explodir criaturas causando um enorme banho de sangue. O jogo também é conhecido pelo humor negro e paródias que ultrapassam os limites, como os cartazes em que o personagem do jogo faz uma sátira a Jesus Cristo.

Borderlands 3 tem sátira a Jesus Cristo — Foto: Divulgação Borderlands 3 tem sátira a Jesus Cristo — Foto: Divulgação

Borderlands 3 tem sátira a Jesus Cristo — Foto: Divulgação

Pela primeira vez em português

Borderlands 3 será o primeiro jogo da franquia localizado para nosso idioma, contando com legendas em português desde o lançamento tanto nas versões digitais como físicas. Nos computadores, o jogo será uma exclusividade temporária da Epic Games Store, mas também chegará ao Steam seis meses depois, com a controversa previsão de ser liberado na loja da Valve apenas em abril de 2020.

Borderlands 3 chegará em português — Foto: Divulgação Borderlands 3 chegará em português — Foto: Divulgação

Borderlands 3 chegará em português — Foto: Divulgação

Brindes de pré-venda no Brasil

As edições de PlayStation 4 e Xbox One serão vendidas em versão física nas lojas brasileiras por R$249,00, e os jogadores que fizerem a pré-venda serão recompensados com o Pacote de Armas Gold, largando com muita força e estilo em sua nova missão ao lado dos novos Caça-Arcas de Borderlands 3: Amara, Zane, Moze e FL4K. Não há custo adicional para o pacote de pré-venda, e os itens são resgatados por um código de download dentro das lojas online da Sony e Microsoft.

Borderlands 3 será o primeiro game da série principal com legendas em português do Brasil — Foto: Divulgação / 2K Borderlands 3 será o primeiro game da série principal com legendas em português do Brasil — Foto: Divulgação / 2K

Borderlands 3 será o primeiro game da série principal com legendas em português do Brasil — Foto: Divulgação / 2K

Heróis diferenciados

Amara é uma Siren capaz de invocar punhos etéreos, Moze é uma Gunner que pilota seu próprio Mecha, Zane é um Operative que usa uma miríade de ferramentas e bugigangas, e FL4K é um robô Beatmaster, capaz de invocar criaturas para ajudar nas batalhas. Diferente dos jogos anteriores, aqui cada personagem possui três habilidades exclusivas. O jogador só pode equipar duas por vez, mas uma robusta árvore de talentos e habilidades permitirá customizar os heróis com mais profundidade do que nunca.

Multiplayer caprichado

Borderlands é conhecido por suas divertidas partidas multiplayer, e Borderlands 3 vai manter a tradição, com suporte a jogatina para até quatro jogadores simultâneos online ou offline em tela dividida. Cada um cria seu próprio Caça-Arcas e então o grupo explora o vasto mundo em busca de loot e missões. Há uma ampla variedade de NPCs, personagens não jogáveis, aguardando os jogadores com quests inusitadas e recompensadoras. Quanto mais missões o grupo cumprir, mais e melhores recompensas são obtidas por todos. O mais legal é que jogadores podem formar grupos com outros jogadores de qualquer nível, sem limites de teto de habilidade.

Até quatro jogadores podem jogar Borderlands 3 ao mesmo tempo — Foto: Divulgação / 2K Até quatro jogadores podem jogar Borderlands 3 ao mesmo tempo — Foto: Divulgação / 2K

Até quatro jogadores podem jogar Borderlands 3 ao mesmo tempo — Foto: Divulgação / 2K

Novo modo Proving Grounds

Durante a feira Gamescom, que aconteceu entre os dias 20 e 24 de agosto de 2019 na Alemanha, o diretor criativo da Gearbox Software, Paul Sage, revelou algumas novidades sobre Borderlands 3, como o totalmente inédito Proving Grounds, campos de provas temáticos que são protegidos pelo Eridiano Overseer, ansioso para testar as habilidades e coragem do jogador.

A ideia do modo é apresentar corridas contra o relógio, superando três áreas de desafios em até 30 minutos no máximo. Quanto mais rápido e eficaz, mais pontos e recompensas o jogador ganha. Há desafios extra que aumentam os prêmios, como passar de fase sem morrer ou matar determinados inimigos, o que garante alguns dos melhores loots de todo o jogo.

Borderlands 3: o novo modo Proving grounds traz loot exclusivo como recompensa — Foto: Divulgação / 2K Borderlands 3: o novo modo Proving grounds traz loot exclusivo como recompensa — Foto: Divulgação / 2K

Borderlands 3: o novo modo Proving grounds traz loot exclusivo como recompensa — Foto: Divulgação / 2K

Luta nos Circles of Slaughter

Paul Sage também falou sobre as arenas Circle of Slaughter, sangrentos combates patrocinados pela fabricante de armas do Torgue. A cada incursão nas arenas, é necessário enfrentar um grande exército em cinco ondas de desafios, e o jogo acaba quando você cai e não há mais aliados por perto para o reviver, ao melhor estilo dos jogos battle royale. Aqui também há desafios bônus que garantem mais prêmios, desde realizar eliminações corpo-a-corpo até detonar seus rivais com explosivos, o que garante ainda mais variedade aos combates.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Milhares de itens

O maior diferencial de Borderlands em relação aos demais FPS do mercado é que seu tiroteio gira ao redor de obter freneticamente loot, seja em baús pelo cenário ou nos corpos de inimigos derrotados. Borderlands 3 quebrará todos os recordes da série e terá milhares de itens equipáveis diferentes, com a possibilidade de customizar armas e skins, além de fazer trocas de itens com seus amigos. Com isso, o jogador sempre terá a sensação de manusear armas novas e diferentes.

Borderlands 3 terá milhares de itens para o jogador colecionar — Foto: Divulgação / 2K Borderlands 3 terá milhares de itens para o jogador colecionar — Foto: Divulgação / 2K

Borderlands 3 terá milhares de itens para o jogador colecionar — Foto: Divulgação / 2K

Gameplay mais ágil

Influenciado pelo sucesso de jogos como Apex Legends e Titanfall, a Gearbox incorporou uma nova mecânica de tiro e movimentos para seu shooter, e Borderlands 3 apresentará, pela primeira vez, a possibilidade de correr e deslizar pelo chão de joelhos. Isso tornará os combates ainda mais agitados e imprevisíveis, além de garantir uma forma muito mais estilosa de se mover até as caixas com cobertura. Só tome cuidado, pois os inimigos também podem destruir o cenário e detonar sua proteção, exigindo que o jogador fique sempre em movimento.

Uma longa campanha

Paul Sage também confirmou durante a Gamescom que, em média, estima-se que os jogadores vão demorar ao menos 35 horas para concluir a campanha principal, mesmo que eles cumpram apenas poucas missões paralelas. Contando todo o conteúdo que o jogo oferece, são esperadas centenas de horas de diversão ao lado de seus amigos online. Para quem já é fã da fórmula da série, Borderlands 3 promete ser o maior e melhor jogo da franquia até hoje.

Borderlands 3 terá uma campanha com mais de 30 horas de duração — Foto: Divulgação / 2K Borderlands 3 terá uma campanha com mais de 30 horas de duração — Foto: Divulgação / 2K

Borderlands 3 terá uma campanha com mais de 30 horas de duração — Foto: Divulgação / 2K

Mais do TechTudo