Celulares

Por Rodrigo Roddick, para o TechTudo


Um simples cabo de iPhone pode trazer sérios riscos de segurança. Este é o caso do O.MG Cable, criado pelo pesquisador de segurança conhecido como MG. O acessório foi apresentado durante a conferência anual Def Com Hacking, e chega a se parecer com um fio original da Apple, mas permite invasões em computadores sem que o usuário perceba. As informações são do portal Vice.

Cabo USB Apple falso permite que hackers acessem seu computador — Foto: Reprodução/Vice Cabo USB Apple falso permite que hackers acessem seu computador — Foto: Reprodução/Vice

Cabo USB Apple falso permite que hackers acessem seu computador — Foto: Reprodução/Vice

A primeira vista, trata-se de um cabo original para iPhone sem qualquer alteração. No entanto, ao conectá-lo ao computador, o acessório emite diversos comandos sem a intervenção do usuário, ou até mesmo sem deixar vestígios. Dessa forma, o hacker consegue ter acesso não somente para controlar o dispositivo, mas, também, coletar informações pessoais, senhas, danificar o sistema, entre outras possibilidades.

De acordo com o criador do dispositivo à Vice, o cabo vem com linhas de programação que dá ao hacker a opção do que ele deseja executar na máquina da vítima. Para funcionar, o fio requer que o invasor esteja próximo à vítima, mas o pesquisador também explica que o dispositivo pode se conectar à Internet, o que retira qualquer barreira geográfica que impeça o ataque.

Apesar do perigo apresentado, a ideia é que o cabo se torne uma ferramenta de segurança legítima no futuro. O cabo está à venda por US$ 200 (cerca de R$ 800 em conversão direta).

Via Vice

Mais do TechTudo