Celulares

Por Paulo Alves, para o TechTudo


A Motorola deve lançar um celular com tela quase sem borda alguma. De acordo com uma imagem vazada na web nesta semana por Evan Blass, famoso por revelar lançamentos de smartphones antes da hora, a foto mostra um design sem notch, o que sugere que o aparelho adote sistema de câmera deslizante similar ao do recém-lançado Mi 9T, da Xiaomi. A parte inferior do display, por outro lado, contaria com espaço suficiente para a impressão da marca da fabricante.

Ainda não se sabe detalhes da ficha técnica, preço ou data de lançamento do telefone. Por enquanto, é possível apenas dizer que, se o anúncio ocorrer em 2019, não deverá pertencer à linha Moto Z4.

Celular misterioso da Motorola traz tela sem notch nem furo para câmera frontal — Foto: Reprodução/Evan Blass Celular misterioso da Motorola traz tela sem notch nem furo para câmera frontal — Foto: Reprodução/Evan Blass

Celular misterioso da Motorola traz tela sem notch nem furo para câmera frontal — Foto: Reprodução/Evan Blass

Smartphones com tela quase sem bordas começaram a surgir em 2018 com o Oppo Find X e Vivo Nex S, e logo se espalhou por modelos de outras fabricantes chinesas, OnePlus 7 Pro. Depois, também algo similar foi visto no Zenfone 6, da Asus. Em comum, esses celulares usam algum tipo de sistema mecânico em alternativa ao notch ou à câmera na tela para esconder a câmera na carcaça e só exibir o sensor quando necessário.

O recurso costuma aparecer pouco em celulares de marcas mais famosas. A Samsung, por exemplo, oferece câmera oculta e frente toda ocupada por tela apenas no intermediário Galaxy A80. Em smartphones mais avançados, como é o caso do Galaxy S10 e do mais recente Galaxy Note 10, a empresa opta pelo orifício no display para abrigar o sensor de selfies. Já a Apple adota o mais tradicional notch, detalhe de design que pode se manter inclusive no suposto iPhone 11 Pro.

A Motorola optou por uma mistura das duas estratégias. Atualmente, os principais celulares da fabricante contam com notch: Moto G7 Play, G7 Power, G7 e G7 Plus. O mesmo deve se manter com a chegada do Moto Z4 Play, já confirmado como o único da linha Z4 para 2019. Já o Motorola One Vision traz câmera abrigada em um furo.

Via 91mobiles

Conheça o Motorola One Action, primeiro celular com câmera estilo GoPro (16/08/2019)

Conheça o Motorola One Action, primeiro celular com câmera estilo GoPro (16/08/2019)

Mais do TechTudo