Celulares

Por Filipe Garrett, para o TechTudo


Problemas na hora recarregar o celular podem ocorrer de uma hora para outra. As causas e soluções variam de caso a caso, mas, em geral, é possível resolver os impasses de maneira simples e prática, sem a necessidade de buscar a assistência técnica.

Confira, a seguir, algumas dicas para diagnosticar e solucionar este problema. Vale lembrar que as orientações a seguir são recomendadas apenas para uma análise inicial, e que, em caso de dúvidas ou defeitos, deve-se sempre buscar a assistência técnica oferecida pelas fabricantes.

Seu celular não carrega? Confira algumas dicas para resolver o problema — Foto: Bruno De Blasi/TechTudo Seu celular não carrega? Confira algumas dicas para resolver o problema — Foto: Bruno De Blasi/TechTudo

Seu celular não carrega? Confira algumas dicas para resolver o problema — Foto: Bruno De Blasi/TechTudo

1. Teste outra tomada, cabo e carregador

A primeira medida pode ser alternar combinações de carregadores, cabos e tomadas para verificar se tudo está funcionando corretamente. Nesse caso, opte sempre por produtos originais ou certificados pelas fabricantes, a fim de evitar acidentes e danos no celular.

Outra dica é, caso o seu smartphone permita a remoção da bateria sem depender da assistência técnica, como o Moto E5 Play, trocá-la. No entanto, assim como acontece com o carregador e cabo, adquira produtos da fabricante e compatível com o seu modelo. Caso contrário, você poderá danificar o seu telefone.

Verifique se os acessórios estão funcionando corretamente — Foto: Filipe Garrett/TechTudo Verifique se os acessórios estão funcionando corretamente — Foto: Filipe Garrett/TechTudo

Verifique se os acessórios estão funcionando corretamente — Foto: Filipe Garrett/TechTudo

2. Verifique se o conector de energia está limpo

Observe se os conectores de energia do dispositivo e cabo de recarga estão limpos. A ideia é verificar se há sujeira e detritos obstruindo os contatos elétricos, o que impede a transmissão de energia ao celular.

Pode ser interessante usar uma lupa para verificar o estado do seu conector. Se encontrar sujeira sobre os contatos, você pode tentar removê-la, mas lembre-se de ter cuidado para não danificar os contatos e demais partes do smartphone.

Verifique se o conector do carregador está limpo — Foto: Thássius Veloso/TechTudo Verifique se o conector do carregador está limpo — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

Verifique se o conector do carregador está limpo — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

3. Tente reiniciar o telefone e carregar desligado

Uma outra recomendação é reiniciar o celular para tentar novamente a recarga, algo que, em tese, tende a eliminar algum problema de software. Se isso não funcionar, você pode então considerar desligar o aparelho para tentar novamente.

Algumas marcas, em último caso, também sugerem reinicializar o smartphone para condições de fábrica. Caso este procedimento seja necessário, realize um backup dos seus dados antes de restaurar o seu smartphone, pois todos são apagados durante o processo.

Desligue o celular e tente recarregar novamente — Foto: Filipe Garrett/TechTudo Desligue o celular e tente recarregar novamente — Foto: Filipe Garrett/TechTudo

Desligue o celular e tente recarregar novamente — Foto: Filipe Garrett/TechTudo

4. Fique de olho na temperatura

Alguns celulares contam com mecanismos de defesa contra altas temperaturas. Em outras palavras, se a bateria começa a esquentar muito durante a recarga, o telefone bloqueia a alimentação para prevenir acidentes, como incêndios e explosões.

Caso isso esteja acontecendo com o seu celular, espere-o esfriar ou tente levá-lo para um lugar mais fresco. Também vale a pena verificar se o superaquecimento é causado por algum acessório com defeito ou de má qualidade.

iPhone pode ter a recarga interrompida em caso de alta temperatura — Foto: Marvin Costa/TechTudo iPhone pode ter a recarga interrompida em caso de alta temperatura — Foto: Marvin Costa/TechTudo

iPhone pode ter a recarga interrompida em caso de alta temperatura — Foto: Marvin Costa/TechTudo

5. Deixe o aparelho em recarga por um período longo

Caso a bateria tenha caído a 0% e o celular esteja sem uso por muito tempo – algo que pode acontecer com um telefone guardado, por exemplo –, pode ser necessário deixar o celular em recarga por um longo período de tempo até que a bateria dê sinais de vida.

Aparelhos que ficaram sem uso por um longo período podem precisar de uma recarga prolongada para voltar a funcionar — Foto: Thássius Veloso/TechTudo Aparelhos que ficaram sem uso por um longo período podem precisar de uma recarga prolongada para voltar a funcionar — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

Aparelhos que ficaram sem uso por um longo período podem precisar de uma recarga prolongada para voltar a funcionar — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

6. Nada funcionou?

Se nenhuma das dicas deu resultado, pode ser o caso de recorrer a uma assistência técnica especializada, capaz de isolar os problemas e identificá-los. Se possível, dê preferência a unidades de atendimento oficiais das fabricantes.

Como consertar celular que caiu na água

Como consertar celular que caiu na água

Via Samsung (1 e 2), Motorola e Apple

Mais do TechTudo