Celulares

Por Paulo Alves, para o TechTudo


A Samsung apresentou ao mundo o primeiro sensor sensor fotográfico para celular com resolução de 108 MP: o ISOCELL Bright HMX supera a marca dos 100 milhões de pixels na imagem. A resolução ultrapassa os números do sensor ISOCELL Bright GW1, de 64 MP, revelado em maio e esperado num smartphone da chinesa Realme ainda em 2019. O Galaxy Note 10 Plus, mais poderoso do portfólio da sul-coreana até o momento, tira fotos de no máximo 16 MP.

O novo componente foi desenvolvido em parceria com a Xiaomi desde o estágio conceitual. A fabricação em massa do chip de imagem começa este mês, sugerindo uma possível chegada ao mercado até o final do ano. A expectativa é de que o Xiaomi Mi Mix 4 seja o primeiro do mundo a trazer a câmera de 108 MP.

Câmera de 108 MP da Samsung supera em quase sete vezes os números do Galaxy Note 10 Plus — Foto: Thássius Veloso/TechTudo Câmera de 108 MP da Samsung supera em quase sete vezes os números do Galaxy Note 10 Plus — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

Câmera de 108 MP da Samsung supera em quase sete vezes os números do Galaxy Note 10 Plus — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

O sensor ISOCELL Bright HMX traz pixels de 0,8 micrômetro, mesmo tamanho dos pontos de luz captados pelos sensores de 48 e 64 megapixels da Samsung. Para a Xiaomi, a inovação significa que “resoluções de imagem anteriormente disponíveis apenas em algumas câmeras DSLR de alto nível agora podem ser projetadas em smartphones”. No entanto, o componente tem dimensões totais maiores e, por isso, tende a ocupar mais espaço na carcaça do celular.

O componente também herda a tecnologia Tetracell, que combina quatro pixels em um para oferecer fotos mais bem detalhadas: a câmera de 108 MP, no final das contas, gera imagens de 27 MP. A informação adicional capturada pelo sensor é usada principalmente para compensar falta de luz e, assim, oferecer cliques de alta qualidade mesmo em cenários com iluminação adversa.

Sensor ISOCELL Bright HMX de 108 MP gera fotos de 27 MP — Foto: Divulgação/Samsung Sensor ISOCELL Bright HMX de 108 MP gera fotos de 27 MP — Foto: Divulgação/Samsung

Sensor ISOCELL Bright HMX de 108 MP gera fotos de 27 MP — Foto: Divulgação/Samsung

O sensor também permite gravar vídeos com resolução até 6K (6.016 x 3.384 pixels) a uma taxa de 30 quadros por segundo. A Samsung não revelou a taxa em que a câmera pode operar ao reduzir a resolução – não se sabe, por exemplo, se está disponível modo câmera lenta de 960 quadros por segundo.

Confira lançamento de Galaxy Note 10 e Note 10 Plus

Confira lançamento de Galaxy Note 10 e Note 10 Plus

Mais do TechTudo