Produtividade

Por Julia Marques, para o TechTudo


O Apple Card é o serviço de cartão de crédito sem tarifas da Apple, lançado neste mês de agosto para usuários dos Estados Unidos. Além de não ter cobrança de anuidade, o serviço integrado ao iPhone (iOS) oferece um programa de cashback diário (Daily Cash) que varia entre 1% e 3% para compras de produtos da empresa e em outras lojas, com ou sem o Apple Pay. Disponível nas versões digital e física, o Apple Card promete facilitar a vida do usuário com gerenciamento de gastos por meio do aplicativo Wallet. O TechTudo separou perguntas e respostas sobre o lançamento da Apple, que ainda não tem previsão de chegada ao Brasil.

Apple Card é cartão de crédito sem tarifas da Apple — Foto: Divulgação/Apple Apple Card é cartão de crédito sem tarifas da Apple — Foto: Divulgação/Apple

Apple Card é cartão de crédito sem tarifas da Apple — Foto: Divulgação/Apple

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O que é o Apple Card?

O Apple Card é um cartão de crédito integrado ao iPhone (iOS), que permite o uso com o Apple Pay ou em sua versão física. O serviço foi criado em parceria com o banco americano Goldman Sachs e a MasterCard. O diferencial do cartão é que todos os procedimentos devem ser realizados pelo aplicativo Wallet, nativo do sistema da Apple, que mostra relatórios para o gerenciamento de gastos do usuário. Desse modo, todos os dados relacionados ao serviço estão no smartphone. Caso o usuário ainda deseje a versão física, de titânio, é possível solicitá-la por meio do mesmo app.

Apple Card terá relatórios para gerenciamento de gastos — Foto: Divulgação/Apple Apple Card terá relatórios para gerenciamento de gastos — Foto: Divulgação/Apple

Apple Card terá relatórios para gerenciamento de gastos — Foto: Divulgação/Apple

O cartão da Apple tem uma política de mostrar aos usuários os seus hábitos de consumo — cada tipo de compra possui uma cor diferente no app. Portanto, quando há mais gastos feitos em restaurantes, o aplicativo mostra uma cor específica, mas se há maior consumo em produtos voltados para o entretenimento, por exemplo, outra cor é mostrada.

O cartão é seguro?

O cartão de crédito da Apple pode ser utilizado tanto na versão física quanto pelo Apple Pay. Na segunda opção, o uso do serviço está protegido pelo Touch ID ou pelo Face ID, dependendo do modelo do aparelho. Com relação à versão de titânio do cartão, há apenas o nome do usuário gravado. O número e outros dados são armazenados no próprio aplicativo, evitando a possibilidade de um desconhecido utilizar o cartão para compras na Internet, por exemplo.

A Apple Card não possui números ou outros dados gravados na sua superfície — Foto: Divulgação/Apple A Apple Card não possui números ou outros dados gravados na sua superfície — Foto: Divulgação/Apple

A Apple Card não possui números ou outros dados gravados na sua superfície — Foto: Divulgação/Apple

Como obter o cartão?

O Apple Card ainda não está disponível no Brasil, e não tem previsão de chegada por aqui. Usuários dos Estados Unidos podem solicitar o cartão por meio do aplicativo Wallet do iPhone (iOS). Caso ele não esteja instalado, é possível baixá-lo na App Store. Após o pedido, basta aguardar pela aprovação do próprio sistema, que varia entre minutos e horas. Caso o usuário deseje a versão física do Apple Card, pode retirá-la em uma loja da Apple.

Apple Card permitirá escolher o valor a ser pago pelo aplicativo — Foto: Divulgação/Apple Apple Card permitirá escolher o valor a ser pago pelo aplicativo — Foto: Divulgação/Apple

Apple Card permitirá escolher o valor a ser pago pelo aplicativo — Foto: Divulgação/Apple

Como funciona o sistema de cashback?

O Daily Cash, programa de recompensas da Apple, devolve uma porcentagem do dinheiro gasto em cada compra. Os consumidores terão um retorno financeiro de 3% para gastos feitos na Apple Store, 2% para compras que utilizem o Apple Pay e 1% em todas as outras utilizações do cartão. A economia estará disponível na carteira digital do smartphone para uso posterior ou transferência para uma conta bancária.

*Colaborou Rubens Achilles

iPhone com iOS 13? Saiba tudo sobre o novo sistema operacional da Apple

iPhone com iOS 13? Saiba tudo sobre o novo sistema operacional da Apple

Mais do TechTudo