Redes sociais

Por Beatriz Cardoso, da Redação


O aplicativo de marketing Hyp3r coletou dados de usuários do Instagram sem devida autorização para descobrir interesses de pessoas para publicidade. De acordo com apuração do site de tecnologia Business Insider, o app violou os termos de privacidade da rede social ao armazenar permanentemente informações como localização, número de curtidas e Stories. Hyp3r era um dos parceiros oficiais de marketing do Facebook para realizar campanhas nas plataformas, e foi banido do Instagram nesta quarta-feira (7) por coleta abusiva de dados após a publicação da reportagem do Business Insider.

Não se sabe ao certo quantos usuários tiveram suas informações coletadas pelo Hyp3r, mas o Business Insider indica que a empresa já declarou ter acesso a um banco de dados “de centenas de milhares de consumidores do maior valor no mundo”. Além disso, é comprovado que mais de 90% das informações da instituição eram obtidas a partir do Instagram.

Instagram bane empresa de marketing que coletava dados de usuários — Foto:  Carolina Ochsendorf/TechTudo Instagram bane empresa de marketing que coletava dados de usuários — Foto:  Carolina Ochsendorf/TechTudo

Instagram bane empresa de marketing que coletava dados de usuários — Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Hyp3r declara ter como diferencial para suas campanhas de marketing o direcionamento à localização do potencial consumidor. A empresa rastreava publicações públicas com tag de lugares em redes sociais e exportava dados desses posts para elaborar um perfil de preferências e interesses do cliente. Essa prática resulta em um público-alvo mais definido, o que aumenta as chances de sucesso da campanha.

Os termos de uso de API do Instagram (como usar as credenciais da rede social para logar em um serviço de terceiro) mudaram drasticamente após o escândalo de privacidade do Facebook conhecido como "caso Cambridge Analytica". Na época, o acesso excessivo a informações de usuários do Facebook auxiliou na elaboração de campanhas de marketing de políticos durante as eleições dos Estados Unidos.

Como consequência, o Instagram e outros produtos reforçaram a proteção sobre dados, impedindo, por exemplo, acesso à localização de pessoas por meio da API da plataforma. Segundo fontes disseram ao Business Insider, o Hyp3r desrespeitou as novas políticas de privacidade da rede social e desenvolveu um novo sistema que permitisse continuar a coletar informação de localização de usuários.

Facebook passou por escândalo que obrigou mudança de privacidade — Foto: Elson de Souza/TechTudo Facebook passou por escândalo que obrigou mudança de privacidade — Foto: Elson de Souza/TechTudo

Facebook passou por escândalo que obrigou mudança de privacidade — Foto: Elson de Souza/TechTudo

Em entrevista ao Business Insider, funcionários da empresa de marketing alegaram que a conduta não violava as diretrizes do Instagram devido à falta de segurança cibernética da plataforma. Eles também declararam que não foi difícil obter acesso aos dados, mesmo após a mudança de regulamento.

O Instagram baniu o acesso do Hyp3r à API após contato do Business Insider: "As ações da Hyp3r violaram nossas políticas. Como resultado, nós as removemos da nossa plataforma. Também fizemos uma alteração de produto que deve ajudar a impedir que outras empresas coletem páginas de locais públicos dessa maneira".

De acordo com os termos do Instagram, o Hyp3r desrespeitou as diretrizes por armazenar informações permanentemente sem a devida autorização — a rede social permite salvar dados apenas pelo tempo necessário para o serviço. A empresa também reconfigurou o código da API para continuar coletando a localização de usuários, o que é proibido pelo Instagram.

Em resposta ao Business Insider, o Instagram declarou que não sabia ao certo se a rede social notificará os usuários atingidos pela coleta de dados do Hyp3r, e nem se é possível solicitar que a empresa de marketing delete as informações armazenadas.

Instagram não baixa: o que fazer? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.

Como ativar ou desativar notificações de lives em um perfil do Instagram

Como ativar ou desativar notificações de lives em um perfil do Instagram

Mais do TechTudo