Placas

Por Victor Toledo, para o TechTudo


A Intel anunciou, nesta terça-feira (06), sua nova geração de processadores escaláveis Intel Xeon. Chamada Cooper Lake, a nova linha de processadores promete alta performance, oferecendo até 56 núcleos de processamento por placa. Com o novo Xeon Platinum 9200, a gigante da tecnologia busca atender as atuais demandas que envolvem supercomputadores e o desenvolvimento da inteligência artificial.

O anúncio acontece logo após a empresa divulgar a 10ª geração dos processadores Core i3, Core i5 e Core i7. Segundo a fabricante, as CPUs com até 56 núcleos chegam ao mercado no primeiro semestre de 2020.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Nova geração do Intel Xeon conta com até 56 núcleos de processamento — Foto: Divulgação/Intel Nova geração do Intel Xeon conta com até 56 núcleos de processamento — Foto: Divulgação/Intel

Nova geração do Intel Xeon conta com até 56 núcleos de processamento — Foto: Divulgação/Intel

Com o anúncio, a marca promete aumentar o desempenho de seus processadores, pensando em atender um número maior de datacenters e servidores, além de workstations. Em comparação ao modelo anterior, o Platinum 8200, o Intel Xeon Platinum 9200 oferece o dobro de núcleos de processamento.

Além disso, o processador será o primeiro da linha com suporte ao sistema Deep Learning Boost, da Intel. O sistema processa dados com maior agilidade e com alto desempenho, principalmente para o treinamento de inteligencia artificial. Dessa forma, a empresa promete performance adaptada às necessidades do sistema.

Porém, segundo a Intel, os novos processadores estarão disponíveis, em um primeiro momento, apenas em sistemas pré-configurados como os da HP e da Lenovo, por exemplo. Desta forma, ainda não será possível comprar apenas a CPU separada.

Qual processador é melhor? Opine no Fórum do TechTudo

Mais do TechTudo