Celulares

Por Thássius Veloso, da redação

LG G8S ThinQ faz bonito com controle estilo Minority Report LG G8S ThinQ faz bonito com controle estilo Minority Report
Reprodução/Paramount

Lembra de Minority Report? O ator Tom Cruise, na pele do detetive John Anderton, eternizou a visão futurista para o controle de equipamentos eletrônicos: por meio de gestos com a mão flutuando no ar, sem precisar tocar na tela. Dezessete anos depois, a LG faz o lançamento no Brasil de um celular que repete o conceito: o usuário pode executar comandos simples sem relar no LG G8S ThinQ.

Tudo isso é possível a partir de um componente que reconhece a posição das veias na palma da mão. O sensor TOF (Time of Flight) cria um novo leque de opções com as tecnologias de Hand ID e Air Motion. Nas linhas a seguir, alguns comentários a respeito de ambas após uma semana com o smartphone – cujo preço beira os R$ 4.300.

Confira o lançamento do LG G8S ThinQ no Brasil

Confira o lançamento do LG G8S ThinQ no Brasil

Hand ID lê a mão

Impressão digital? Reconhecimento facial? Código numérico? Que nada! Hand ID é o nome do sistema de biometria do G8S ThinQ que reconhece a estrutura de veias da palma da mão. Lembra muito o que alguns bancos brasileiros fazem para autenticar correntistas. Pena que não é prático de operar.

Geralmente o fluxo envolve dar dois toques na tela do aparelho para ativar o display. Na sequência, repousar a mão a cerca de 10 centímetros da área superior até que o desbloqueio ocorra. Houve muita dificuldade para que a identificação acontecesse, mesmo depois de passar um certo tempo com o produto.

Hand ID no LG G8S ThinQ — Foto: Thássius Veloso/TechTudo Hand ID no LG G8S ThinQ — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

Hand ID no LG G8S ThinQ — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

Ao longo dos dias, a gente vai apanhando e ganhando mais intimidade. Mesmo assim, continua sendo muito mais prático recorrer ao sensor biométrico nas costas do telefone (fica abaixo da câmera tripla, para evitar esbarrões como no Galaxy S8).

Air Motion entende os movimentos

Se por um lado a biometria não mostra a que veio, o sistema Air Motion de controle por gestos consiste em pura diversão. O telefone oferece comandos para abrir aplicativos ou gerenciar mídia.

Novamente, a tal curva de aprendizado marca presença: o usuário precisa entender que a mão deve estar inicialmente mais aberta e próxima do sensor TOF. O gesto requer distanciá-la e fechar ligeiramente os dedos.

Air Motion: painel de ajustes, acesso a aplicativos e controle de volume — Foto: Reprodução/TechTudo Air Motion: painel de ajustes, acesso a aplicativos e controle de volume — Foto: Reprodução/TechTudo

Air Motion: painel de ajustes, acesso a aplicativos e controle de volume — Foto: Reprodução/TechTudo

A interface passa a mostrar opções como abrir o player de mídia ou YouTube. Tudo é personalizável. Basta mover a mão para a direita ou esquerda para fazer a seleção. Imagine que as pontas dos dedos estão engorduradas durante uma sessão de vídeos acompanhada de salgadinhos? Pode ser interessante ter o recurso em momentos assim.

O Air Motion permite pular para a faixa seguinte ou retornar à anterior. Ao fazer o gesto de pinça (fechando os dedos), o G8S ThinQ também tira um print do que é exibido no display. Caso a mão fique suspensa por alguns instantes, também é possível ajustar o volume do áudio.

Chegamos num momento de maturidade dos telefones – em especial os mais caros e sofisticados – em que grandes companhias podem fazer apostas como estas. Definitivamente não se trata do recurso mais útil de todos os tempos, mas é algo legal de ter, assim como o sistema da Samsung que não apagava a tela enquanto o usuário estava de olho no conteúdo, ou o infravermelho que transforma o Huawei P30 Pro num controle remoto para TVs e outros aparelhos domésticos.

LG G8S lê os vasos sanguíneos dos usuários — Foto: Thássius Veloso/TechTudo LG G8S lê os vasos sanguíneos dos usuários — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

LG G8S lê os vasos sanguíneos dos usuários — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

Ficha técnica do LG G8S ThinQ

  • Tamanho da tela: 6,21 polegadas
  • Resolução da tela: Full HD+ (2248 x 1080 pixels)
  • Câmera principal: tripla, 12, 12 e 13 megapixels
  • Câmera frontal (selfie): dupla, 8 megapixels e 3D
  • Sistema: Android 9 (Pie)
  • Processador: Snapdragon 855
  • Memória RAM: 6 GB
  • Armazenamento (memória interna): 128 GB
  • Cartão de memória: sim, microSD
  • Capacidade da bateria: 3.550 mAh
  • Peso: 181 gramas
  • Cores: preto e branco
  • Início das vendas no Brasil: julho de 2019
  • Preço de lançamento: R$ 4.299

Mais do TechTudo