Por Rafael Monteiro, para o TechTudo


Microsoft, Nintendo e Sony, as três grandes fabricantes de videogame da geração confirmaram mudanças no sistema das polêmicas lootboxes. As caixas que são vendidas com recompensas aleatórias têm sido comparadas a jogos de azar e atraído atenção de vários órgãos regulamentadores, além de já terem sido banidas em alguns países. Segundo o acordo firmado entre as empresas e a ESA, Entertainment Software Association, até o próximo ano todos os games de PlayStation 4, Xbox One ou Switch com lootboxes precisarão discriminar as chances de obter itens.

Segundo o conselheiro chefe de política de tecnologia da ESA, Michael Warnecke as mudanças começarão em 2020 e espera-se que até o final do ano que vem todos os títulos com lootboxes estejam adequados às novas regras. O anúncio foi feito durante um workshop da Federal Trade Commision, órgão independente dos Estados Unidos que protege os consumidores de práticas abusivas. Ainda de acordo com Warnecke, várias outras empresas concordaram em seguir as medidas como: Activision Blizzard, Bandai Namco, Bethesda, Bungie, Electronic Arts, Take-Two, Ubisoft, Warner Bros. e Wizards of the Coast.

As polêmicas caixas com recompensas aleatórias terão que seguir regras da Microsoft, Nintendo e Sony — Foto: Reprodução/ExtremeTech As polêmicas caixas com recompensas aleatórias terão que seguir regras da Microsoft, Nintendo e Sony — Foto: Reprodução/ExtremeTech

As polêmicas caixas com recompensas aleatórias terão que seguir regras da Microsoft, Nintendo e Sony — Foto: Reprodução/ExtremeTech

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Por enquanto não se sabe se as mudanças serão válidas em outros mercados além dos Estados Unidos, mas a questão das lootboxes tem causado preocupação global. Países como a China já têm restrições semelhantes sobre discriminar a chance de obter itens há algum tempo. Enquanto isso, outros como Bélgica e Holanda, consideraram a prática como uma forma de jogo de azar e as removeram por completo dos games.

Alguns dos títulos mais populares da geração contam com mecânicas de lootboxes, como: Fortnite, Apex Legends, PUBG, Overwatch, League of Legends, Dota 2 e mais. No entanto, outros games já fizeram um movimento contrário de remover as caixas, como Terra-média: Sombras da Guerra e, futuramente, Rocket League.

O que você acha sobre lootboxes nos jogos? Comente no Fórum do TechTudo.

Via Polygon

Mais do TechTudo