Produtividade

Por Sara Faria, para o TechTudo


O Waze Carpool, rede de caronas do aplicativo de GPS e mapas Waze, agora permite que motoristas convidem mais de uma pessoa para uma mesma corrida. Com isso, é possível rodar com poucos ou nenhum lugar vazio no carro, com o objetivo de reduzir ainda mais a quantidade de veículos nas ruas. Segundo a empresa, a novidade vinha sendo bastante solicitada pelos usuários, que agora podem ter uma viagem compartilhada entre um total de cinco pessoas (um motorista e até quatro passageiros).

Waze Carpool agora permite caronas com um total de até cinco pessoas — Foto: Reprodução/Helito Beggiora Waze Carpool agora permite caronas com um total de até cinco pessoas — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Waze Carpool agora permite caronas com um total de até cinco pessoas — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Para adicionar mais usuários à corrida, é necessário respeitar o desvio máximo de dois minutos. Após a confirmação de uma viagem, um ícone de "+" aparecerá na tela. Em seguida, é só clicar na opção "Convidar usuários". A proposta do Waze Carpool é reduzir o número de carros nas ruas, facilitando o trânsito e otimizando o espaço vazio dentro dos veículos. O pagamento, calculado para cobrir principalmente os custos com o combustível, é feito pelo próprio app.

O aplicativo, disponível para Android e iPhone (iOS), conecta motoristas dispostos a dar carona com pessoas que precisam se locomover pela cidade. O sistema identifica usuários que realizam trajetos semelhantes e realiza a conexão. As pessoas combinam o ponto de encontro e o horário por meio de um chat no próprio app. Para oferecer segurança aos "carpoolers", o app exige um cadastro com e-mail profissional, comprovando vínculo com alguma empresa.

*Colaborou Rubens Achilles

Como saber se o ônibus está chegando com o Google Maps

Como saber se o ônibus está chegando com o Google Maps

Mais do TechTudo