Sistemas operacionais

Por Paulo Alves, para o TechTudo


A Apple vai limitar o funcionamento de aplicativos que fazem ligações via Internet no iPhone a partir da atualização do iOS 13, aguardada para setembro. A novidade envolve uma restrição na tecnologia VoIP integrada ao sistema para reduzir o nível de acesso de apps como WhatsApp e Facebook Messenger ao efetuar chamadas de voz.

Segundo reportagem do The Information, publicada na última terça-feira (6), a medida obrigaria o Facebook a refazer o recurso de chamadas de voz do WhatsApp e do Messenger. O objetivo seria impedir coleta de dados oculta e proteger a privacidade do usuário. Em nota, a rede social nega que explore a função de ligações para obter informações de usuários e que está em contato com a fabricante do iPhone para encontrar uma solução. A Apple não comentou o assunto.

Atualização do iOS 13 deve forçar mudança no recurso de ligações do WhatsApp — Foto: Reprodução/Marvin Costa Atualização do iOS 13 deve forçar mudança no recurso de ligações do WhatsApp — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Atualização do iOS 13 deve forçar mudança no recurso de ligações do WhatsApp — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Atualmente, o iOS permite que aplicativos mantenham a função de chamada de voz ativa mesmo quando não estão sendo usados, dando a esse tipo de app um privilégio frente a outros que não oferecem recurso de ligação. Para o usuário, a principal vantagem é poder ligar para alguém e ter a certeza de que o celular do contato irá tocar mesmo se o WhatsApp estiver fechado.

Essa flexibilidade ajuda a entregar uma experiência de chamada online similar a uma ligação comum. No entanto, como a Apple não tem controle sobre os tipos de dados trafegados pelo aplicativo enquanto está em segundo plano, a empresa veria brecha para eventual exploração da privacidade do usuário.

A empresa vem sendo alvo de escrutínio depois que uma investigação conduzida pelo The Washington Post mostrou que apps enviam dados de usuários para servidores próprios mesmo quando não estão sendo usados. A medida que restringe a funcionalidade de ligações, portanto, teria o objetivo de reduzir a coleta desses dados como resposta a cobranças públicas.

Além disso, a restrição da tecnologia de ligações impediria que apps consumissem memória e bateria demais do iPhone. Isso poderia impactar de forma positiva no funcionamento do celular.

iPhone com iOS 13? Saiba tudo sobre o novo sistema operacional da Apple

iPhone com iOS 13? Saiba tudo sobre o novo sistema operacional da Apple

iOS realmente vale a pena ou é status? Comente no Fórum do TechTudo

Mais do TechTudo