Produtividade

Por Marcela Franco, para o TechTudo


O Apple Pay é o serviço de pagamentos oficial da Apple, integrado ao iPhone (iOS) e aos demais dispositivos da empresa. Com a proposta de facilitar as compras, a plataforma é compatível com cartões de crédito e débito de Banco do Brasil, Bradesco e Itaú. Vale lembrar, no entanto, que a ferramenta não está disponível para clientes do Nubank. Por meio do aplicativo Wallet, é possível realizar pagamentos em lojas, restaurantes, e em outros estabelecimentos apenas com a autenticação do Touch ID ou do Face ID, sem precisar do seu cartão físico.

É importante ressaltar que a plataforma só está disponível para usuários de algum dispositivo da Apple compatível. Alternativas para quem possuir aparelhos Android, por exemplo, são o Samsung Pay e o Google Pay. O TechTudo separou algumas perguntas e respostas sobre o Apple Pay a seguir.

Apple Pay usa NFC e autenticação por digital ou rosto para validar compras — Foto: Divulgação/Apple Apple Pay usa NFC e autenticação por digital ou rosto para validar compras — Foto: Divulgação/Apple

Apple Pay usa NFC e autenticação por digital ou rosto para validar compras — Foto: Divulgação/Apple

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Como se cadastrar?

Para começar a utilizar o Apple Pay, procure pelo aplicativo Wallet no seu iPhone e abra-o. O programa é nativo, e costuma vir pré-instalado no sistema iOS, mas é possível baixá-lo novamente na App Store. Após abrir o app, clique no "+" e siga as instruções para adicionar um novo cartão. Escaneie os dados com a câmera ou preencha-os manualmente. Em seguida, realize a autenticação por SMS ou pelo aplicativo do seu banco, dependendo de qual for a instituição. Pronto: agora basta voltar para o app Wallet e seu cartão está disponível para uso.

Apple Pay permite cadastrar mais de um cartão, além de armazenar ingressos e passagens aéreas no app — Foto: Reprodução/Helito Beggiora Apple Pay permite cadastrar mais de um cartão, além de armazenar ingressos e passagens aéreas no app — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Apple Pay permite cadastrar mais de um cartão, além de armazenar ingressos e passagens aéreas no app — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

2. Como pagar em lojas físicas?

Em iPhones com o recurso do Touch ID, com a tela bloqueada, pressione o botão início duas vezes rapidamente. Para usar seu cartão padrão, posicione o dedo no leitor da digital e segure o aparelho com a parte superior a alguns centímetros do leitor da maquininha. Espere pela mensagem de "OK" na tela, indicando que o pagamento foi efetuado.

Caso você possua um iPhone X ou superior, com o Face ID, pressione o botão lateral duas vezes e autentique seu rosto. Em seguida, aproxime o telefone da maquininha e aguarde a confirmação do pagamento. No Apple Watch, basta pressionar o botão lateral duas vezes e aproximar o relógio da maquininha. Não é necessário autenticar, já que o smartwatch é bloqueado sempre que retirado do pulso do usuário.

É possível realizar pagamentos em lojas físicas ou dentro de alguns aplicativos do iPhone (iOS) — Foto: Divulgação/Apple É possível realizar pagamentos em lojas físicas ou dentro de alguns aplicativos do iPhone (iOS) — Foto: Divulgação/Apple

É possível realizar pagamentos em lojas físicas ou dentro de alguns aplicativos do iPhone (iOS) — Foto: Divulgação/Apple

3. Como pagar em um aplicativo?

Em aplicativos compatíveis, escolha o Apple Pay como forma de pagamento. Verifique as informações de cobrança e toque para confirmar o pagamento, realizando a autenticação com o Touch ID ou o Face ID. Quando ele for aprovado, será exibida a mensagem de "OK" e uma marca de verificação na tela. Alguns exemplos de apps e sites compatíveis com o Apple Pay são: iFood, Ingresso.com, Magazine Luiza, entre muitos outros.

4. Quais são os bancos e lojas compatíveis?

O Apple Pay aceita cartões de Itaú, Bradesco e Banco do Brasil, das bandeiras MasterCard, Visa e Elo. Entre as milhares de lojas compatíveis, a Apple destaca, por exemplo, Carrefour, Fast Shop, Posto Ipiranga e Starbucks. Além disso, vários serviços de ingressos ou passagens aéreas permitem armazenar os tíquetes diretamente no app Wallet.

Também é possível realizar pagamentos com o Apple Pay pelo Mac, autenticando com o iPhone — Foto: Divulgação/Apple Também é possível realizar pagamentos com o Apple Pay pelo Mac, autenticando com o iPhone — Foto: Divulgação/Apple

Também é possível realizar pagamentos com o Apple Pay pelo Mac, autenticando com o iPhone — Foto: Divulgação/Apple

5. Como ver os últimos pagamentos?

Ao tocar em um cartão no app Wallet, você tem acesso aos seus pagamentos mais recentes. Dependendo do banco ou da administradora do seu cartão, é possível ver somente as transações feitas usando o dispositivo ou todas as transações feitas usando sua conta de cartão de débito ou crédito, incluindo todos os dispositivos Apple Pay e o cartão físico.

Se você configurou o Apple Pay no Apple Watch, também pode verificar o histórico de transações no app Watch do iPhone. Para isso, toque em "Wallet e Apple Pay", selecione o cartão e depois toque na aba "Transações".

Alguns bancos fornecem para o app Wallet somente valores de autorização inicial, que podem ser diferentes do valor da transação final. Dependendo do banco ou da administradora do cartão, você pode ver valores de transações de locais como restaurantes, postos de gasolina, hotéis e empresas de aluguel de carro.

7. O Apple Pay é seguro?

O Apple Pay utiliza recursos seguros sempre que você realiza uma compra. Por meio de um número específico para seu aparelho, a plataforma cria um código de transação único. Desse modo, os dados do seu cartão não são armazenados no dispositivo ou nos servidores da Apple, nem são compartilhados com as lojas.

iPhone com iOS13? Saiba tudo sobre o novo sistema operacional da Apple

iPhone com iOS13? Saiba tudo sobre o novo sistema operacional da Apple

Quer comprar um iPhone X? Tire suas dúvidas no Fórum do TechTudo

Mais do TechTudo