Ferramentas de sistema

Por Fernanda Lutfi, para o TechTudo


O Google Play Services é um aplicativo nativo do Android responsável por diversas tarefas de segundo plano do smartphone. Não se trata de um app comum, com o qual o usuário pode interagir por meio de uma interface. No entanto, ele é indispensável para o total funcionamento do sistema operacional. Entre suas responsabilidades, a mais importante é manter o celular atualizado e realizar as sincronizações de dados necessárias. Em alguns casos, porém, o app pode apresentar falhas continuamente, o que prejudica o celular.

O TechTudo reuniu algumas perguntas e respostas sobre o Google Play Services, além de apresentar algumas formas de resolver problemas relacionados a ele. Entretanto, é necessário aplicá-las com muito cuidado, pois o programa é um componente crucial dos smartphones Android.

Veja algumas perguntas e respostas sobre o aplicativo Google Play Services — Foto: Divulgação/Google Veja algumas perguntas e respostas sobre o aplicativo Google Play Services — Foto: Divulgação/Google

Veja algumas perguntas e respostas sobre o aplicativo Google Play Services — Foto: Divulgação/Google

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O que é e para que serve?

A principal função do Google Play Services é fornecer a estrutura necessária para que uma série de aplicativos possam funcionar corretamente no celular. O app negocia os processos de autenticação do seu aparelho com os serviços disponíveis na Internet, sincroniza os dados do usuário, e se certifica que o celular está com todas as suas configurações da conta do Google atualizadas.

Além disso, ele mantém informações como histórico, localização (GPS), notificações e contatos. Caso haja algum problema com o serviço, o usuário poderá ter dificuldades com aplicativos que dependem dele, além de ficar vulnerável a invasores.

O que fazer quando apresentar falhas?

É comum o celular exibir a mensagem "O Google Play Services parou de funcionar", mas há outras falhas recorrentes, como o alerta que diz que "um app requer atualização do Google Play Services". A forma mais indicada de corrigir esses problemas é limpar o cache do aplicativo. Basta buscar o Google Play Services no menu "Configurações", acessar suas definições de armazenamento e clicar no botão "Limpar cache". Para finalizar, abra a Google Play Store e verifique se será solicitada uma atualização do Google Play Services. Neste caso, faça o download da nova versão.

Por que gasta tanta bateria?

De acordo com informações publicadas pela empresa de segurança Avast, a versão (18.3.82) do Play Services apresenta uma falha que faz com que o programa puxe muita energia do dispositivo. Para verificar se o seu aparelho foi afetado, entre em "Configurações > Assistência do aparelho > Bateria". Então, confira a posição do Play Services na lista. Para solucionar o problema, os usuários podem seguir três caminhos: desatualizar ou desativar o app, ou instalar a versão beta.

Confira se o bug da nova versão do Play Services afetou seu celular — Foto: Reprodução/Fernanda Lutfi Confira se o bug da nova versão do Play Services afetou seu celular — Foto: Reprodução/Fernanda Lutfi

Confira se o bug da nova versão do Play Services afetou seu celular — Foto: Reprodução/Fernanda Lutfi

Como desatualizar ou desativar o serviço?

Se o usuário desejar desatualizar o app, deve acessar novamente o menu "Configurações", clicar em aplicativos e buscar o Google Play Services na lista. O usuário será enviado para a página "Informações do aplicativo". Por meio dela, é possível clicar no menu representado pelas três bolinhas, que fica no canto superior direito da tela do celular. A opção de desinstalar atualizações será mostrada: basta clicar nela e confirmar que você deseja substituir o app por uma versão mais antiga.

Aprenda a deixar o Google Play Services com as configurações de fábrica — Foto: Reprodução/Fernanda Lutfi Aprenda a deixar o Google Play Services com as configurações de fábrica — Foto: Reprodução/Fernanda Lutfi

Aprenda a deixar o Google Play Services com as configurações de fábrica — Foto: Reprodução/Fernanda Lutfi

Para desativar o Play Services, há um botão na mesma página. No entanto, ele pode estar cinza, ou seja, não clicável. Isso ocorre porque o app já vem configurado como administrador do sistema. Para ativar essa opção, acesse "Configurações > Biometria e segurança > Outras configurações de segurança > Apps do administrador do aparelho". Então, desative a opção "Encontre Meu Dispositivo", que é a que permite que o Play Services tenha status de administrador do seu celular. Feito isso, volte a página do app e a opção "Desativar" poderá ser selecionada. Vale lembrar que impedir o funcionamento do app não é recomendado e pode prejudicar o funcionamento correto do sistema.

È possível desativar o Google Play Services, mas a ação não é recomendada porque pode prejudicar o sistema — Foto: Reprodução/Fernanda Lutfi È possível desativar o Google Play Services, mas a ação não é recomendada porque pode prejudicar o sistema — Foto: Reprodução/Fernanda Lutfi

È possível desativar o Google Play Services, mas a ação não é recomendada porque pode prejudicar o sistema — Foto: Reprodução/Fernanda Lutfi

Como instalar a versão beta

Siga o mesmo caminho ensinado acima para acessar as informações do app: a partir da página "Configurações", acesse a lista de aplicativos do telefone, e selecione o Google Play Services. Role a página para baixo até encontrar a opção "Detalhes do app na loja". Ao clicar, o usuário será redirecionado para a página do app na Play Store. Então, é só rolar a tela para baixo até encontrar a opção "Participar do programa Beta". Após clicar nela, é só aguardar uma versão e atualizar o app.

Aprenda como participar do Programa Beta do Google Play Services — Foto: Reprodução/Fernanda Lutfi Aprenda como participar do Programa Beta do Google Play Services — Foto: Reprodução/Fernanda Lutfi

Aprenda como participar do Programa Beta do Google Play Services — Foto: Reprodução/Fernanda Lutfi

Lembre-se sempre de tomar muito cuidado ao mexer nas configurações do Google Play Services, já que ele é um aplicativo fundamental para o correto funcionamento do sistema operacional Android.

Via Avast

Como baixar tudo que o Google Maps sabe sobre você

Como baixar tudo que o Google Maps sabe sobre você

Como ganhar dinheiro com o Google? Descubra no Fórum do TechTudo

Mais do TechTudo