Celulares

Por Paulo Alves, para o TechTudo


NFC é uma tecnologia de comunicação sem fio presente em diversos smartphones. Seu funcionamento se difere do Bluetooth e Wi-Fi, entre outros quesitos, porque requer a aproximação de dois dispositivos. A especificação oficial menciona distância máxima de 10 cm, mas, na prática, o recurso é configurado para operar em raios mais curtos – no dia a dia, a conexão tende a se estabelecer apenas quando dois equipamentos compatíveis se tocam ou ficam muito próximos.

No celular, a funcionalidade é proporcionada por um componente responsável por emitir e receber dados. Contam com chip NFC o iPhone 6 ou modelo mais recente, assim como vários celulares Android: em geral, todos os smartphones de categoria premium e alguns com ficha técnica intermediária. O recurso pode ser encontrado também em máquinas de cartão, caixas eletrônicos e terminais de transporte público, entre outros aparelhos.

Entenda o que é a tecnologia NFC nos smartphones — Foto: Divulgação/Samsung Entenda o que é a tecnologia NFC nos smartphones — Foto: Divulgação/Samsung

Entenda o que é a tecnologia NFC nos smartphones — Foto: Divulgação/Samsung

1. O que é NFC

Sigla para Near Field Communication (Comunicação de Campo Próximo), o NFC é considerado uma versão mais sofisticada do RFID, tecnologia de radiofrequência utilizada em crachás e chaves de hotel, por exemplo – porém, opera em frequência constante de 13,56 MHz.

O NFC é tido como seguro e conveniente para o usuário porque só opera a curtas distâncias. Além de evitar intrusos na conexão, essa maneira de funcionar dispensa configurações de pareamento e permite que um dos lados da conexão não precise de energia – com a proximidade, um dos polos pode energizar o outro para estabelecer a comunicação.

Dispositivos NFC podem ser de dois tipos: ativos ou passivos. Os ativos têm fonte de energia própria e podem enviar ou receber informações – são os celulares, terminais de pagamentos e de transporte público, por exemplo. Já os passivos precisam de um chip ativo próximo para obter energia e só podem transmitir dados – esse é o caso de cartões de crédito e débito, cartão de transporte (como o Bilhete Único de São Paulo e do Rio de Janeiro) e as tags NFC.

Apple Pay e outros meios de pagamento digitais funcionam com NFC — Foto: Divulgação/Apple Apple Pay e outros meios de pagamento digitais funcionam com NFC — Foto: Divulgação/Apple

Apple Pay e outros meios de pagamento digitais funcionam com NFC — Foto: Divulgação/Apple

2. NFC para pagamentos

A principal utilidade do NFC no celular é liberar meios de pagamento digitais, como Apple Pay, para iPhone (iOS), e Samsung Pay e Android Pay, para smartphones Android. Telefones que vêm com chip NFC podem substituir o cartão de crédito ou débito ao fazer compras em estabelecimentos que contam com máquina compatível.

Em geral, telefones que não têm essa tecnologia não podem ser usados como carteira digital. A exceção fica por conta de alguns aparelhos da Samsung que trazem chip MST, que simula a tarja magnética de cartões e permite uso em quase qualquer terminal de pagamento.

3. Outras aplicações

O NFC não se restringe a funções de pagamento, pois pode ser usado para transferir quantidades pequenas de dados entre dois aparelhos, quaisquer que elas sejam. Veja cinco exemplos de aplicação da tecnologia.

  • Compartilhamentos no celular: o NFC pode servir de ponte para dois celulares trocarem contatos, links, senhas de Wi-Fi e mensagens curtas. A conexão também pode ser utilizada em combinação com o Bluetooth para executar pareamento automático e iniciar a transferência de arquivos maiores, como fotos e vídeos, por meio da aproximação de dois telefones.
  • Pareamento de acessórios: assim como entre celulares, o NFC pode trabalhar lado a lado com o Bluetooth ou o Wi-Fi Direct para agilizar o pareamento entre um smartphone e um acessório. Câmeras, fones de ouvido e smartwatches com NFC podem se conectar rapidamente com o telefone, sem a necessidade de senha ou PIN.

Alguns fones de ouvido podem ser conectar com o celular por NFC — Foto: Ana Marques/TechTudo Alguns fones de ouvido podem ser conectar com o celular por NFC — Foto: Ana Marques/TechTudo

Alguns fones de ouvido podem ser conectar com o celular por NFC — Foto: Ana Marques/TechTudo

  • Tags NFC: acessórios do tipo são chips passivos que contêm comandos para o smartphone. Após a configuração, podem funcionar como botão físico para abrir aplicativos e ativar rotinas no celular: o usuário pode repousar o aparelho sobre uma tag no criado mudo para desligar o Wi-Fi, ativar o modo silencioso e programar o alarme automaticamente. Tags também podem guardar a senha do Wi-Fi para visitas. No carro, podem ligar o Bluetooth e abrir o Google Maps automaticamente ao colocar o telefone no suporte veicular.

Via NFC Forum

Confira o lançamento do LG G8S ThinQ no Brasil

Confira o lançamento do LG G8S ThinQ no Brasil

Mais do TechTudo