Redes sociais

Por Gabrielle Ferreira, para o TechTudo


Se os números de curtidas e interações de suas postagens no Instagram caírem de um dia para outro, você pode ter sido vítima de shadowban (banir às sombras, em tradução livre). Também conhecida como ghosting ("agir como fantasma", em inglês), a prática é realizada pela rede social para punir usuários que violam os termos de uso. A punição consiste em ocultar os posts do perfil no feed e na pesquisa de hashtags, tornando mais difícil a visualização o conteúdo da pessoa que desrespeitou as regras.

O termo shadowban ficou em alta nas últimas semanas após profissionais de pole dance acusarem o Instagram de ocultar posts marcados com hashtags referentes à prática de dança. De acordo com o Yahoo, a rede social declarou que o bloqueio das tags de pole dance ocorreu por engano e pediu desculpas às dançarinas afetadas pelo bug. Entenda a seguir por que o shadowban acontece e como evitar a penalidade.

Instagram adota prática de shadowban em usuários que violam as políticas de uso da rede — Foto: Carolina Oliveira/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O que é shadowban no Instagram?

O shadowbaning é a prática empregada pelo Instagram para punir contas que infringem os termos de uso da plataforma. A penalidade consiste em bloquear conteúdos do usuário da ferramenta de pesquisa e do feed de seus seguidores. Ainda é possível conferir posts da conta ao acessar diretamente o perfil, mas não ocorre a distribuição da postagem, o que diminui seu alcance. O Instagram não notifica ao perfil a punição — muitas vezes, a conta suspeita percebe que sofreu shadowban apenas após constatar uma queda brusca de engajamento na rede social.

Por que o Instagram pratica shadowban?

A ação de "banir às sombras" é uma maneira de o Instagram controlar os conteúdos que possam, de alguma maneira, violar as políticas da rede social. A causa mais comum de shadowban é indexar publicações com hashtags proibidas ou sob revisão. Mesmo que o conteúdo publicado não vá contra as diretrizes do Instagram, a inclusão da tag proibida é o suficiente para alertar a rede social de que o conteúdo daquele perfil é suspeito.

As hashtags proibidas pelo Instagram referem-se a assuntos banidos da rede social, como temas sexualmente explícitos, drogas, tráfico, discurso de ódio, entre outros. Às vezes, a tag em si não é imprópria, mas apresenta um alto nível de denúncias na ocasião de postagem. Por exemplo, esse foi o caso da popular #sextou, que foi usada por estrangeiros para compartilhar pornografia no ano passado. Como resposta, o Instagram bloqueou temporariamente a hashtag.

A utilização de uma quantidade massiva de hashtags também pode acarretar nesse bloqueio – o Instagram permite o uso máximo de 30 tags por publicação. Comprar seguidores e curtidas para aumentar popularidade e visibilidade de um perfil também aumenta o risco de ser alvo de shadowban no Instagram.

Posts que contenham hashtags denunciadas podem acarretar em shadowbaning — Foto: Melissa Cruz/TechTudo

Shadowban e pole dance

Praticantes de pole dance começaram a suspeitar o shadowban do Instagram a partir de maio, de acordo com comentários de dançarinas no Pole Press, comunidade virtual voltada para dançarinas de pole. Diante disso, uma petição foi criada no Change.org pedindo pelo fim da penalidade do Instagram. Críticas questionavam a atitude da rede social em bloquear um conteúdo tido como inofensivo, enquanto a plataforma enfrenta problemas críticos para conter publicações de risco sobre suicídio, discurso de ódio e terrorismo.

A instrutora de pole dance Elizabeth Blanchard publicou na sua página do Facebook uma lista com as hashtags que outras dançarinas deveriam evitar em seus posts, a fim de não serem alvos de shadowban no Instagram. Segundo apuração do Yahoo, a rede social de foto se desculpou pelo bloqueio de hashtags, que foi provocado por um bug.

Suspeita ser alvo de shadowban?

A principal suspeita de que uma conta passa por shadowban é quando as interações com os posts diminuem drasticamente sem motivo aparente. Receber menos comentários e likes que o comum pode ser um indicativo de que as publicações não estão sendo distribuídas na rede social.

Como o shadowban impede que o post apareça na busca pelas hashtags marcadas, é possível confirmar por conta própria se o seu perfil está sob punição pelo Instagram. Para isso, crie uma conta nova (é importante que ela não tenha nenhum vínculo na plataforma com o usuário supostamente penalizado) e busque por uma das hashtags usadas pelo seu perfil.

Caso nenhuma publicação recente sua surja, é muito provável que sua conta esteja sob shadowban. Se sua foto não aparecer apenas para determinadas tags, elas podem estar sob denúncia no momento. Evite usá-las novamente.

Busque as hashtags que usa para saber se sofreu shadowban — Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo

Como evitar o shadowban

A melhor maneira de evitar levar shadowbaning é seguir todas as políticas e termos determinados pelo Instagram. Não faça uso de serviços pagos ou automatizados para o crescimento da conta, pois o Instagram apoia somente o crescimento orgânico, de forma limpa e gratuita.

Antes de incluir hashtags nos posts, confirme se elas não estão sob denúncia na rede social. Para isso, basta procurar pela hashtag no Instagram e, em seguida, rolar até o fim da página. Se nenhuma mensagem de aviso for exibida, a tag em questão está dentro da política de uso da rede social.

Uma vez que sua conta esteja sob shadowban, remova todas as hashtags utilizadas em suas últimas fotos por meio da ferramenta de edição de legenda. Geralmente o shadowban dura entre 24 horas e algumas semanas, a partir do momento em que o usuário passa a seguir todas as políticas corretamente. O Instagram favorece as contas que são ativas na rede, então quanto mais ativo de forma correta, mais rapidamente sua conta pode voltar à normalidade.

Não consigo marcar um amigo no Instagram: como resolver? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.

Instagram Stories: como colocar filtro em repost e post feito com Spotify

Instagram Stories: como colocar filtro em repost e post feito com Spotify

Mais do TechTudo