Por Bruna Telles, para o TechTudo


Fortnite, Battle Royale da Epic Games, é conhecido por ser um dos jogos mais assistidos na Twitch TV. Um dos motivos para o sucesso do jogo na plataforma eram as transmissões de Tyler "Ninja" Blevins, maior streamer de games do mundo. No entanto, mesmo após a saída de Ninja da Twitch no começo de agosto, o jogo continuou com audiência estável. Ninja passou a fazer suas lives no Mixer, site da Microsoft.

Em julho, o Battle Royale registrou um pico de 274 mil espectadores simultâneos durante as finais da Fortnite World Cup na Twitch. Contudo, fora os dias da competição, as streams de Fortnite tiveram picos de 150 mil pessoas assistindo. Em agosto, os números de Fortnite não diminuíram.

Depois de fazer história na Twitch, Ninja surpreendeu ao anunciar a ida para o Mixer — Foto: Reprodução/Twitter Ninja Depois de fazer história na Twitch, Ninja surpreendeu ao anunciar a ida para o Mixer — Foto: Reprodução/Twitter Ninja

Depois de fazer história na Twitch, Ninja surpreendeu ao anunciar a ida para o Mixer — Foto: Reprodução/Twitter Ninja

No dia 2, quando Ninja deixou a Twitch oficialmente, o game alcançou 149,7 mil usuários ao mesmo tempo na Twitch. A audiência continuou estável nas semanas seguintes, e nos dias 17 e 18, os picos foram de 149,4 mil e 135 mil, respectivamente. Segundo o site Esports Observer, o jogo teve cerca de 34 milhões de horas assistidas entre os dias 2 e 15 de agosto.

Após a saída de Ninja, outros streamers da Twitch ganharam mais destaque. Kyle "Bugha" Giersdorf, por exemplo, tornou-se o grande nome do momento. Vencedor do mundial de Fortnite na categoria solo, Bugha teve 1,3 milhão de horas assistidas desde 2 de agosto, com média de 23 mil espectadores simultâneos. Turner “Tfue” Tenney, dono do canal de Fortnite mais assistido da Twitch neste ano, se manteve estável. Em agosto, o perfil de Tfue registrou cerca de 47 mil espectadores simultâneos, uma audiência parecida com a dos meses anteriores.

Mesmo sem atrair a mesma quantidade de público, os streamers Tim “TimTheTatman” Betar e Ben “DrLupo” Lupo parecem ter se beneficiado com a mudança de Ninja. Entre junho e agosto, TimTheTatman teve média de 19 mil espectadores simultâneos. Este número subiu para 31 mil pessoas no dia 2 de agosto. Já DrLupo tinha cerca de 7 mil e viu sua audiência subir para média de 11 mil usuários simultâneos.

Bugha: vencedor do mundial de Fortnite tornou-se o nome do momento entre os streamers da Twitch — Foto: Reprodução/Twitter Fortnite Bugha: vencedor do mundial de Fortnite tornou-se o nome do momento entre os streamers da Twitch — Foto: Reprodução/Twitter Fortnite

Bugha: vencedor do mundial de Fortnite tornou-se o nome do momento entre os streamers da Twitch — Foto: Reprodução/Twitter Fortnite

Mesmo com as flutuações dos números, ainda é cedo para saber o impacto real que a saída de Ninja terá na Twitch. Por meio dos números é possível ver que a audiência do streamer permaneceu na plataforma e aparentemente migrou para outros canais. Vale registrar que Bugha e Tfue são, atualmente, os dois players de Fortnite que mais cresceram desde o início de agosto. O Battle Royale da Epic Games ainda reserva mais campeonatos no futuro. A Fortnite Champion Series, próxima competição do game, ainda deve movimentar bastante os números da plataforma.

Quer comprar consoles, jogos e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Como jogar Fortnite: 5 dicas para mandar bem no Battle Royale

Como jogar Fortnite: 5 dicas para mandar bem no Battle Royale

Mais do TechTudo