Sistemas operacionais

Por Marcela Franco, para o TechTudo


O Android 10 possui um recurso de detecção de líquidos e superaquecimento na porta USB do celular. Lançado oficialmente na última terça-feira (3), o sistema mostra uma notificação informando ao usuário que a conexão está molhada ou muito quente, de acordo com o site especializado XDA-Developers. No momento em que for seguro utilizar a ferramenta novamente, outro aviso aparece na tela.

No caso do superaquecimento, é exibida uma caixa de diálogo instruindo o usuário a desconectar o carregador e tomar cuidado, pois o cabo pode estar quente. Quando a porta detecta a presença de líquidos, no entanto, a conexão é desativada automaticamente. Caso o usuário deseje, é possível reativá-la manualmente.

Android 10 avisa quando porta USB do celular está molhada ou superaquece — Foto: Reprodução/XDA-Developers Android 10 avisa quando porta USB do celular está molhada ou superaquece — Foto: Reprodução/XDA-Developers

Android 10 avisa quando porta USB do celular está molhada ou superaquece — Foto: Reprodução/XDA-Developers

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

De acordo com o código do sistema analisado pelo XDA-Developers, quando a porta USB atinge a temperatura de 60º C, é considerado "status crítico". Já quando a conexão chega a 65º C, a situação é tratada como "emergência". O Android já contava antes com um alerta para quando o corpo do aparelho fica quente. Segundo o site, ao menos a detecção de líquidos é esperada para chegar a todos os dispositivos que rodam o sistema do Google, já que está anunciada no site oficial.

O Android 10 conta ainda com outras novidades como o modo escuro, melhorias em privacidade, novas ferramentas de controle por gestos, suporte nativo ao 5G e o Live Caption, recurso que gera legendas em vídeos ou áudios executado no smartphone, sem a necessidade de o celular estar conectado com a internet. O sistema chegou inicialmente às quatro gerações do Google Pixel, mas deve estar disponível em breve para dispositivos de outras marcas — veja a lista.

*Colaborou Rubens Achilles

Android 10 (Q) vs iOS 13: veja recursos dos sistemas

Android 10 (Q) vs iOS 13: veja recursos dos sistemas

iOS realmente vale a pena ou é status? Opine no Fórum do TechTudo

Mais do TechTudo