Sistemas operacionais

Por Ana Letícia Loubak, para o TechTudo


A atualização mais recente do Windows 10 provoca um bug capaz de deixar a tela do computador alaranjada ou completamente vermelha. O erro, que começou a ser reportado na página de suporte da Microsoft na última semana, tem gerado transtornos para os usuários. Ainda não há pacotes de correção disponíveis para resolver o problema causado pelo update KB4512941.

Segundo relato dos usuários, o problema costuma ocorrer quando eles tentam capturar uma imagem da tela, seja através da tecla Print Screen ou de programas terceiros. "Minha tela fica vermelha quando tiro print. Como posso resolver isso? Não alterei nenhuma configuração. Ontem estava tudo bem. Tentei usar diferentes ferramentas de recorte e o botão PrtSc comum", escreveu um usuário da página Microsoft Answers.

Bug do Windows deixa PCs com tela laranja após atualização — Foto: Divulgação/Microsoft Bug do Windows deixa PCs com tela laranja após atualização — Foto: Divulgação/Microsoft

Bug do Windows deixa PCs com tela laranja após atualização — Foto: Divulgação/Microsoft

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Em outros casos, o bug pode ser ainda mais grave e se manifestar logo após fazer login no sistema operacional. "Quando inicio o Windows, a tela de login está normal, mas quando insiro minhas credenciais e a área de trabalho é exibida, ela gradualmente começa a ficar vermelha. O único elemento que permanece com a cor correta é o ponteiro do mouse", informou outro usuário.

Como reparar o bug

Tela do computador fica laranja após tentativa de tirar print — Foto: Reprodução/Microsoft Answers Tela do computador fica laranja após tentativa de tirar print — Foto: Reprodução/Microsoft Answers

Tela do computador fica laranja após tentativa de tirar print — Foto: Reprodução/Microsoft Answers

Em resposta às reclamações, um moderador voluntário do fórum orientou os usuários a atualizar o driver de vídeo, uma vez que o problema estar relacionado a versões antigas e incompatíveis com a atualização do Windows 10. Segundo o site Windows Latest, quem usa dispositivos da marca Lenovo pode ser especialmente afetado se estiver usando o aplicativo Vantage, desenvolvido pela empresa.

Para fazer o upgrade do driver de vídeo, basta abrir o Gerenciador de Dispositivos e selecionar o componente em questão na seção "Adaptadores de vídeo". Na nova janela que será aberta, navegue até a guia "Driver" e pressione a opção "Atualizar". Também é possível buscar por versões recentes de drivers direto no site do fabricante.

Outra solução seria desinstalar a atualização KB4512941 até a Microsoft liberar um patch para o bug. O procedimento é simples: abra o Windows Update e acesse "Exibir histórico de atualização". Em seguida, basta selecionar a opção "Desinstalar atualizações".

A Microsoft disse ao site de tecnologia PCMag que está ciente do problema e investigando-o ativamente.

Como programar um computador Windows para desligar sozinho

Como programar um computador Windows para desligar sozinho

Mais do TechTudo