Navegadores

Por Ana Letícia Loubak, para o TechTudo


O Google Chrome chegou à versão 77 nesta quarta-feira (11). A principal novidade da atualização é um recurso que facilita o envio de páginas da web para quaisquer dispositivos com o navegador instalado. O browser traz, ainda, uma nova janela de boas-vindas e melhorias no mecanismo de isolamento de site, que oferece proteção extra durante a navegação. A ocultação de certificados de segurança e o novo visual da seção de downloads em celulares Android também estão entre as novidades do update.

O navegador do Google está disponível para computadores com sistemas macOS, Windows e Linux, e a atualização está sendo liberada gradualmente. Para os usuários de celulares Android e iPhone (iOS), o update deve vir nas próximas semanas.

Como atualizar o Google Chrome no celular

Como atualizar o Google Chrome no celular

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Envio de páginas

O novo Chrome ganhou uma função que permite enviar rapidamente qualquer página da web para outro computador ou celular com o navegador instalado, desde que os aparelhos estejam logados na mesma conta. Nos smartphones, o envio de guias está disponível dentro da opção "Compartilhar", com o botão "Enviar esta página". Em computadores e notebooks, o processo é igualmente simples: basta clicar com o botão direito no link desejado e selecionar a opção de envio para outro dispositivo.

Envio de links para outros dispositivos está entre novidades do Chrome 77 — Foto: Reprodução/Ana Letícia Loubak Envio de links para outros dispositivos está entre novidades do Chrome 77 — Foto: Reprodução/Ana Letícia Loubak

Envio de links para outros dispositivos está entre novidades do Chrome 77 — Foto: Reprodução/Ana Letícia Loubak

O recurso começou a aparecer nas versões para Windows e mobile (Android e iOS) do navegador, mas ainda não foi ativado no sistema macOS. Vale lembrar que o Chrome oferece suporte para navegação em guias abertas em dispositivos diferentes há muito tempo. A novidade, portanto, só torna o processo mais rápido.

Nova tela de boas-vindas

Chrome 77 traz nova janela de boas-vindas — Foto: Reprodução/Ana Letícia Loubak Chrome 77 traz nova janela de boas-vindas — Foto: Reprodução/Ana Letícia Loubak

Chrome 77 traz nova janela de boas-vindas — Foto: Reprodução/Ana Letícia Loubak

O update traz uma nova experiência de boas-vindas. Após a instalação do programa, o navegador convida os novos usuários a "deixarem o Chrome do seu jeito" e definirem as configurações iniciais. Um assistente guia os "recém-chegados", que podem adicionar aplicativos como Gmail, YouTube e Google Maps aos favoritos, escolher um plano de fundo para o browser e fazer login na conta do Google para sincronizar as informações de navegação entre dispositivos.

Vale ressaltar que as boas-vindas do Chrome 77 substituem a página "Nova Guia" na primeira abertura do navegador, de forma que é possível ignorar o todo o passo a passo, se o usuário assim desejar.

Downloads com novo visual

A nova versão do Chrome para Android aprimorou a página de downloads. O navegador eliminou o menu no canto superior esquerdo e agora permite pesquisar os conteúdos baixados com botões de filtro. A visualização das imagens salvas também ficou maior.

Ocultação de Certificados de EV

Versão 77 do Chrome oculta texto dos certificados EV — Foto: Reprodução/Ana Letícia Loubak Versão 77 do Chrome oculta texto dos certificados EV — Foto: Reprodução/Ana Letícia Loubak

Versão 77 do Chrome oculta texto dos certificados EV — Foto: Reprodução/Ana Letícia Loubak

Os certificados de validação estendida (ou EV, sigla para extended validation) são usados para proteger os usuários de sites suspeitos e aparecem na barra de endereços dos navegadores. Quando acessamos endereços como o PayPal, por exemplo, vemos o texto "PayPal, Inc." à direita de um ícone de cadeado. Com a atualização, o Chrome 77 oculta o certificado e passa a exibir somente o ícone de proteção.

Conforme explicado pelo desenvolvedor do Google Devon O'Brien, o motivo da mudança é que “a equipe do Chrome Security UX [experiência do usuário] determinou que a interface do EV não protege os usuários como pretendido”. O Chrome ainda mostrará, contudo, detalhes sobre a certificação, disponíveis agora na caixa de diálogo “Informações da página”.

Isolamento de site e correção de vulnerabilidades

O recurso isolamento de site, que oferece proteção extra durante a navegação, foi aprimorado no Chrome 77. O mecanismo agora é capaz de proteger cookies, recursos HTTP e outros dados que circulam entre diferentes sites, mesmo se o usuário estiver visitando páginas controladas por invasores. A medida de segurança será ativada em alguns dispositivos Android para proteger sites nos quais os usuários inserem senhas. Além disso, o Google corrigiu um total de 52 vulnerabilidades nesta atualização do Chrome.

Como baixar o Chrome 77

A versão 77 do Chrome está disponível para download por meio de atualizações Over-the-Air para usuários de Windows e macOS. Também é possível instalar o update a partir das configurações do browser, na opção "Sobre o Google Chrome". A atualização para celulares Android e iPhone (iOS) será liberada nas próximas semanas.

Mais do TechTudo