Segurança

Por Paulo Alves, para o TechTudo


Uma falha de segurança pode colocar em risco informações de pagamento de usuários de iPhone que já atualizaram para o iOS 13. Segundo pelo menos dois relatos publicados no Reddit, o sistema teria adicionado cartões de crédito de desconhecidos à conta, com direito a nome, endereço e alguns dígitos aparentes. Não se sabe se as informações poderiam ser usadas na App Store ou para comprar produtos com o Apple Pay. Em tese, dados do tipo deveriam ser criptografados e acessíveis apenas pelo aparelho do proprietário.

De acordo com um dos usuários, o suporte técnico da empresa tomou a reclamação a sério e prometeu providências. Se for confirmado, será mais um caso de problema na nova versão do software, que foi liberado para todos na última quinta-feira (19) e já tem nova atualização marcada para esta terça-feira (24), data prevista para o lançamento do iOS 13.1. A Apple ainda não comentou o incidente.

Usuários acusam Apple de vazar dados de cartão de crédito no iOS 13 — Foto: Divulgação/Apple

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Apenas dois supostos casos vieram ao público até o momento. No primeiro deles, um usuário diz que o problema ocorreu quando ele tentou atualizar a forma de pagamento cadastrada no iTunes usando o iPhone com iOS 13. Ao terminar o procedimento, o cartão de uma mulher desconhecida havia sido cadastrado no lugar.

Hoje eu decidi mudar meu cartão de crédito do iTunes. Eu usei o recurso de tirar fotos [do cartão]. Ele leu bem meu cartão, mas quando eu salvei, o cartão de crédito de outra pessoa foi salvo! Uma mulher de Illinois. Eu tenho seu nome completo, o endereço de cobrança e os últimos 4 dígitos do cartão de crédito dela! – Thanamite (Reddit)

No segundo caso, o usuário "creadtedbyeric" diz que um cartão de crédito desconhecido apareceu cadastrado na sua conta sem que qualquer procedimento tivesse sido iniciado. Segundo o relato, um gerente sênior atendeu ao chamado de suporte. "Todo mundo com quem eu falei levou esse assunto muito a sério", explica.

Demais usuários que comentam as postagens no Reddit dizem já ter passado pelo mesmo problema em versões anteriores do sistema. Outros chegam a afirmar que o bug "é recorrente" após atualizações de software no iPhone.

Até agora há pelo menos mais uma falha de segurança encontrada no iOS 13: mesmo com a tela bloqueada, invasores podem acessar contatos e histórico de chamadas do telefone. Além disso, há diversas reclamações de fechamentos repentinos de aplicativos e travamentos inesperados.

Como se proteger?

Não há como garantir que a falha vai ou não afetar um usuário, já que foram poucos os relatos do erro. No entanto, aguardar o lançamento do iOS 13.1, nesta terça-feira (24), pode ser uma medida importante para se prevenir, embora não haja confirmação sobre a solução do bug no novo update.

Para usuários que já estão com o iOS 13 instalado, é possível remover os dados de cartão de crédito da sua conta até que o problema seja resolvido, mas também não há como afirmar que isso protegerá os dados do usuário. No menu "Ajustes", basta tocar nas configurações da sua conta, ir até "Pagamento e Entrega", tocar sobre o cartão e ir até "Remover".

Via Reddit (1, 2), MSPowerUser e 9to5Mac

iPhone com iOS13? Saiba tudo sobre o novo sistema operacional da Apple

iPhone com iOS13? Saiba tudo sobre o novo sistema operacional da Apple

iOS realmente vale a pena ou é status? Deixe sua opinião no Fórum do TechTudo

Mais do TechTudo