Telefonia

Por Rodrigo Roddick, para o TechTudo


O Google Assistente agora possui um número de telefone exclusivo para os indianos. O recurso que se assemelha à Siri já está em smartphones com Android, caixas de som Bluetooth e em iPhones. Mas como mais da metade da população na Índia não tem acesso à internet, o Google expandiu a funcionalidade através da ligação telefônica, num recurso que lembra o antigo serviço de telefonistas e catálogos de serviços em papel. Por enquanto, a novidade só está disponível lá e ainda não tem previsão de chegada ao Brasil.

Descartando o uso de um pacote de dados, o usuário pode ligar para o número 000-800-9191-000 gratuitamente de qualquer telefone e começar a utilizar o recurso como se estivesse falando pelo aplicativo, embora possua menos funcionalidades.

Google Assistente agora pode ser acionado sem smartphone e sem internet — Foto: Reprodução/TechCrunch Google Assistente agora pode ser acionado sem smartphone e sem internet — Foto: Reprodução/TechCrunch

Google Assistente agora pode ser acionado sem smartphone e sem internet — Foto: Reprodução/TechCrunch

De acordo com a empresa, a ideia surgiu da constatação de que apenas 450 milhões de indianos possuem smartphone e 500 milhões contam com acesso à internet. Isto num país de 1,3 bilhão de habitantes. Para completar, há diversos idiomas falados na Índia.

A tecnologia de Google Assistente foi projetada para funcionar via telefone com nove idiomas indianos. Assim o usuário vai poder definir uma linguagem padrão para o recurso, mas poderá acionar comandos com palavras com idiomas alternativos. A medida foi realizada porque muitos indianos configuram seus telefones para operar em inglês, mas falam no aparelho através da língua local.

“A partir de hoje, você pode conversar com seu assistente nos nove idiomas indianos, por exemplo, para falar em hindi – você pode simplesmente dizer 'Ei Google, fale comigo em hindi' para começar a usar o assistente no idioma, sem precisar cavar nas configurações ", explicou Manuel Bronstein, vice-presidente da Google.

Além de atingir centenas de milhões de usuários na Índia que não possuem smartphone nem acesso à internet, o Google Assistente agora pode funcionar como um tradutor entre inglês e hindi em tempo real.

Esta foi uma das formas que as empresas de telefonia conseguiram encontrar para personalizar serviços aos indianos. Desse modo, elas procuram enfrentar as complicações locais para conseguir o próximo bilhão de usuários. A Índia vem crescendo gradativamente como um dos grandes mercados mobile.

Google Maps tem funções inusitadas que podem facilitar sua vida

Google Maps tem funções inusitadas que podem facilitar sua vida

Mais do TechTudo